Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Saber a taxa Euribor do meu contrato

Ruis650

Recommended Posts

Boas!

Venho pedir a vossa ajuda para entender o critério da taxa Euribor que a CGD me aplica. 

O meu contrato foi celebrado em janeiro 2011, o meu primeiro ano foi com taxa fixa, depois disso passou em janeiro 2012 para a média aritmética simples das taxas Euribor a 3 meses, apurada com referência ao mês imediatamente anterior ao de inicio de cada período trimestral, arredondada para a milésima de ponto percentual mais próxima. 

Para perceber a próxima prestação de Outubro, qual é a tabela que devo consultar a da Euribor Rates, ou aqui do Dr. Finanças? Os valores são diferentes, não batem certo. O que é considerado efetivamente é o valor do último mês do trimestre anterior, ou a média do trimestre, ou outra forma? 

Gostaria de perceber , uma vez que o indexante deste mês de Setembro está em -0.376 o que me parece francamente diferente da Euribor a 3 meses que verifico nos sites acima referidos.

Obrigado

Ricardo Santos

Olá, Rui, 

Neste momento, estamos a fazer ajustes à base de dados de informação da tabela do Doutor Finanças e, por lapso, apagou-se a informação mais recente. Brevemente iremos repor todas as atualizações. 

O valor que é considerado pelos bancos para calcular a prestação é a média mensal da Euribor em questão do mês anterior à atualização da prestação. No seu caso em concreto, se a atualização ocorrer em outubro, o valor que é aplicado é a média mensal de setembro da Euribor a três meses. 

Caso pretenda, neste site - https://www.emmi-benchmarks.eu/euribor-org/euribor-rates.html - conseguirá descarregar um exel referente às médias para os diferentes prazos e que lhe poderá facilitar os cálculos."

A 19/10/2020 às 18:34, Ricardo Santos disse:

Olá, Rui, 

Neste momento, estamos a fazer ajustes à base de dados de informação da tabela do Doutor Finanças e, por lapso, apagou-se a informação mais recente. Brevemente iremos repor todas as atualizações. 

O valor que é considerado pelos bancos para calcular a prestação é a média mensal da Euribor em questão do mês anterior à atualização da prestação. No seu caso em concreto, se a atualização ocorrer em outubro, o valor que é aplicado é a média mensal de setembro da Euribor a três meses. 

Caso pretenda, neste site - https://www.emmi-benchmarks.eu/euribor-org/euribor-rates.html - conseguirá descarregar um exel referente às médias para os diferentes prazos e que lhe poderá facilitar os cálculos."

Uau, voltámos a ter Admin? :)