Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Salário anual vs mensal

Guest Guilherme Costa

Recommended Posts

JRJordao
    há 1 hora, Visitante Guilherme Costa disse:

Em Portugal, como se deve calcular o salário mensal com base no anual? Dividindo por 12 ou por 14?

Os trabalhadores por conta de outrem recebem 14 vencimentos durante o ano. No entanto, o subsídio de refeição (e por vezes outros componentes) só é incluído em 11 ou 12 desses vencimentos.

Edited by JRJordao
    IceMan1910
    há 6 horas, Visitante Guilherme Costa disse:

Em Portugal, como se deve calcular o salário mensal com base no anual? Dividindo por 12 ou por 14?

Depende do tipo de comparação que está a ser feita.

Se for internamente para analisar propostas de emprego, provalmente é mais realista dividir por 14 (a não ser que exista uma componente variável elevada, que faça sentido dividir apenas por 12).

Se for para comparar vs salários for de Portugal, por norma nos outros paises apenas se pagam 12 prestações anualmente. Nesse caso dividir por 12.

• 4 weeks later...
    Pedro Marques da Silva

Olá,
    eu tenho algumas dúvidas em como se calcula o salário bruto mensal sabendo o anual bruto.

Dizem-me na empresa de RH com quem estou em vias de estabelecer um contrato com o salário anual de 12 000€ que o ordenado bruto mensal é 789€ depois existe ainda o pagamento da retribuição de férias (corresponde ao mês das férias que são pagas), o subsidio de férias e o subsidio de natal.

Eu sempre recebi o salário mensal bruto correspondente ao anual bruto / 14. Agora apresentam-me este valor de salário mensal que é calculado de maneira diferente. Gostaria de algum esclarecimento sobre isto.

Obrigado