Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Direitos na herança

Recommended Posts

Casei no regime de comunhão de adquiridos e o meu marido faleceu . O meu falecido marido já tinha 3 filhos de um anterior casamento e tivemos um filho em comum. Quando casamos o meu marido tinha uma propriedade e depois herdou outra. Gostaria de saber quais são os meus direitos como viúva ,em relação aos restantes filhos, no que diz respeito a estas duas propriedades.

ruicarlov

Em relação a essas propriedades, são ambas bens próprios do seu marido. Como viúva tem direito a continuar a residir na casa que habitavam. A nível de herança concorre com os outros 4 herdeiros. Não havendo testamento, como cônjuge tem direito a pelo menos 25% da herança, sendo o resto dividido pelos 4 filhos.

há 1 hora, ruicarlov disse:

Em relação a essas propriedades, são ambas bens próprios do seu marido. Como viúva tem direito a continuar a residir na casa que habitavam. A nível de herança concorre com os outros 4 herdeiros. Não havendo testamento, como cônjuge tem direito a pelo menos 25% da herança, sendo o resto dividido pelos 4 filhos.

Compreendo . Em caso de venda das propriedades qual a minha percentagem na venda? Tenho a mesma parte que os  restantes filhos? Obrigada

ruicarlov
    há 18 horas, Mado disse:

Compreendo . Em caso de venda das propriedades qual a minha percentagem na venda? Tenho a mesma parte que os  restantes filhos? Obrigada

O que importa aqui é o total da herança. Se essas duas propriedades representarem praticamente toda a herança, então como disse você tem direito a 25% do valor e os filhos 18,75% cada um. Se houver mais bens podem distribuir as coisas de forma diferente, mas tem sempre direito a ficar com 25% do "bolo" total.