Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Encerramento de conta CGD com valores de comissões por regularizar

Basiik2

Recommended Posts

Boa tarde,

Tenho uma conta na CGD desde 2007, na altura aberta como conta jovem. De há uns anos para cá, deixei de utilizar a conta e zerei o saldo, mas como não tinha qualquer encargo associado para além da anuidade do cartão optei por a manter ativa.

Agora, ao tentar encerrar a conta, indicaram-me que a mesma tem valores por regularizar relativos à célebre mensalidade de 5,15€/mês desde Novembro de 2019 e que só após eu liquidar esses valores encerram a conta. Optei por escrever no livro de reclamações pois, no meu entender, tenho vários motivos para não concordar com esta situação.

1) O único serviço de contratualizei com a Caixa foi uma conta jovem que não tinha qualquer encargo associado. Na eventualidade de terem de alterar o serviço após eu ultrapassar os 25 anos (tenho 33 actualmente), deveriam fazê-lo para uma conta de serviços mínimos e caso não possuísse os requisitos para a mesma (falta de movimentos) não me parece ser legal alterarem para um serviço pago sem o consentimento do cliente.

2) Nunca fui informado de forma comprovada de qualquer alteração do tipo de conta ou das condições da mesma. O banco alega que tendo o serviço Caixa Direta ativo, é norma do Banco de Portugal que todas as comunicações sejam enviadas por essa via e é da responsabilidade do cliente a sua consulta. Para além de não saber até que ponto isso é verdade, o serviço Caixa Direta neste momento apenas permite o acesso com validação SMS Token e a esta funcionalidade eu nunca aderi.

3) Estes valores das comissões nem sequer eram reflectidos em saldo bancário, pelo que mesmo acedendo regularmente através do multibanco não tinha como saber da existência dos mesmos.

4) Não existiu qualquer prestação de serviço que justifique a cobrança de comissões de manutenção pois de há alguns anos para cá que a mesma não tem movimentos ou qualquer pedido de atendimento da minha parte.

Eu sei que a resposta óbvia é pagar os valores que não são nada por aí além e evitar chatices, mas é por todos comermos e calarmos que eles continuam a fazer o que lhes apetece e não estou muito nesse dispor. Alguém que já tenha passado por alguma situação semelhante ou tenha conhecimento de causa sabe me responder se a minha reclamação vale a pena ou apenas estou a perder tempo e entretanto a deixar o valor das comissões acumular?

Obrigado.

P2P Money Maker

Quando surgiram as comissões da CGD tinham cobrado a comissão anual e no balcão não queriam devolver o valor relativo aos meses não decorridos.

Como gosto muito do Paulo Macedo:

Livro de reclamações.

O BdP deu-me razão e lá ficaram só com um par de euros 

Olhando para o teu caso, entendo a argumentação mas vais ter de pagar o já decorrido 

Edited by P2P Money Maker
    há 38 minutos, P2P Money Maker disse:

Quando surgiram as comissões da CGD tinham cobrado a comissão anual e no balcão não queriam devolver o valor relativo aos meses não decorridos.

Como gosto muito do Paulo Macedo:

Livro de reclamações.

O BdP deu-me razão e lá ficaram só com um par de euros 

Olhando para o teu caso, entendo a argumentação mas vais ter de pagar o já decorrido 

O que me foi explicado há uns tempos quando encerrei conta no BPI foi de que não podem cobrar comissões de manutenção de conta se o saldo da conta for ZERO EUROS (0,00€). Se o saldo for superior a 0€, p.ex 0,01€ as comissões já podem ser cobradas. Mantive a minha conta a 0€ durante uns 7 meses e após isso encerrei sem pagar absolutamente nada.

Agora não sei se isto varia de banco para banco, se são regras do BdP ou se é um defeito do sistema informático do BPI que não cobra quando o saldo é 0€.

Desde já obrigado a todos pelas respostas. Continuo a achar que dadas todas as considerações não me parece de todo correto que estes valores sejam devidos mas parece que o melhor é mesmo liquidar tudo.

Algumas dúvidas paralelas: O facto de ter serviço de homebanking ativo, é considerado pelo BdP como meio de comunicação válido para este tipo de alterações conforme me disseram no banco e responsabilidade do cliente a sua consultar regular? Se sim, o facto de eu não ter serviço SMS Token ativo e ser obrigatório agora para aceder ao Caixa Direta pode ser alegado como comprovativo de eu não poder aceder ao homebanking?

E também, o facto de uma conta ter valores por liquidar dá poderes ao banco para recusar o fecho da mesma? Não deveria ser forçados a aceitar o fecho da conta e posteriormente tomarem as devidas diligências caso entendam que o cliente tem valores por liquidar?

Obrigado.

• 4 months later...
    bring_it_on

Cancelei os cartões em Novembro para conseguir fechar a conta em Dezembro. 

Devolveram o que tinha na conta poupança que era o único valor que não conseguia retirar sem ser ao balcão.

Recebi agora um extracto do cartão de crédito onde vejo um saldo a meu favor de 2,16 euros (assumo que seja a devolução da comissão do cartão no período entre o momento em que cancelei o cartão e o final do ano).

Ora como já não tenho conta, o que acontecerá a este valor?

Apenas não quero que fique ali pendente ad eternum e impeça o fecho de efectivo de todas as contas.

Alguém passou por algo do género?