Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Poupança no estrangeiro, transferir para PT

NunoHK

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

Gostaria de saber se me conseguem esclarecer uma dúvida.

Ora bem, desde 2017 que trabalho e vivo em Hong Kong.

Todos os meus rendimentos são tributados em Hong Kong e nas finanças portuguesas sou não residente fiscal dada a residência e trabalho no estrangeiro.

Não tenho quaisquer rendimentos em Portugal.

Desde que vivo e trabalho em Hong Kong, que todo o dinheiro que vou poupando, está na minha conta bancária de HK.

O único dinheiro que desde 2017 transferi para PT são 500€ mensais para cobrir o empréstimo da minha casa em PT.

Ora bem, dado que deverei regressar a PT no ano que vem, gostaria de saber como passar o meu dinheiro para a minha conta portuguesa.

Hipoteticamente falando, se quiser por exemplo transferir 50.000€ da minha conta de HK para a minha conta em PT (conta conjunta com a minha mulher que vive também comigo em HK), será que não vão disparar alarmes no banco e finanças?

Ainda que eu tenha toda a documentação a comprovar a minha residência em HK, bem como recibos de vencimento; contrato de trabalho; contrato de arrendamento; declarações fiscais etc, sabendo como é o estado português no que toca a arranjar formas de complicar tudo, tenho algum receio de ao transferir a minha poupança, que vá estar a criar um processo burocrático desnecessário.

Alguém numa situação semelhante que me ajude a esclarecer esta questão?

Antecipadamente grato.

Cumprimentos,

Nuno 

• 2 weeks later...
    IceMan1910

Não me parece que o estado português ande a perseguir trabalhares cumpridores das suas obrigações.

Não complique e não leia noticias tipo correio da manhã.

Quem não deve não teme. Se trabalhou, se poupou, se pagou os seus impostos em HK, não tem nada a temer. O dinheiro é seu e ninguem tem nada a ver com isso.

Ainda por cima tem comprovativos de tudo. Se alguem lhe perguntar alguma coisa (pouco provavel), responde.

Edited by IceMan1910
    A 03/08/2020 às 15:48, NunoHK disse:

Boa tarde a todos,

Gostaria de saber se me conseguem esclarecer uma dúvida.

Ora bem, desde 2017 que trabalho e vivo em Hong Kong.

Todos os meus rendimentos são tributados em Hong Kong e nas finanças portuguesas sou não residente fiscal dada a residência e trabalho no estrangeiro.

Não tenho quaisquer rendimentos em Portugal.

Desde que vivo e trabalho em Hong Kong, que todo o dinheiro que vou poupando, está na minha conta bancária de HK.

O único dinheiro que desde 2017 transferi para PT são 500€ mensais para cobrir o empréstimo da minha casa em PT.

Ora bem, dado que deverei regressar a PT no ano que vem, gostaria de saber como passar o meu dinheiro para a minha conta portuguesa.

Hipoteticamente falando, se quiser por exemplo transferir 50.000€ da minha conta de HK para a minha conta em PT (conta conjunta com a minha mulher que vive também comigo em HK), será que não vão disparar alarmes no banco e finanças?

Ainda que eu tenha toda a documentação a comprovar a minha residência em HK, bem como recibos de vencimento; contrato de trabalho; contrato de arrendamento; declarações fiscais etc, sabendo como é o estado português no que toca a arranjar formas de complicar tudo, tenho algum receio de ao transferir a minha poupança, que vá estar a criar um processo burocrático desnecessário.

Alguém numa situação semelhante que me ajude a esclarecer esta questão?

Antecipadamente grato.

Cumprimentos,

Nuno 

Concordo plenamente com o @IceMan1910 No entanto, se está com tanto receito dos alarmes vá transferido 2999€ por mês e divida os 50k por duas contas :)