Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Análise Técnica/Swing Trading

Recommended Posts

NunoSousa05

Boas,

Estava já a algum tempo a ponderar abrir este tópico, até porque não encontrei nada especificamente relacionado com isto cá no fórum. 
    Neste momento encontro-me em fase de aprendizagem.

A ideia é que partilhem aqui o vosso conhecimento, experiência, PDFs, livros ou alguns vídeos com conteúdo educativo, para que para além de mim, outros possam aprender.
    Para começar, pretendo fazer swing trading com ETF's, desde ETF's de índices de bolsa, oil, gold, por sector, etc, etc...

Até ao momento tenho simulado em Excel o que tenho aprendido através da internet, mas como o ruído é enorme, talvez a experiência da malta ajude a filtrar o que é útil ou não. 

De forma muito simplista, eis as estratégias que tenho usado:

1-  Estratégia em situações de trend market.

Usando o exemplo do S&P500

Nos charts utilizo as MA de 20 (1 mês), 60 (3 meses) e 120 (6 meses), combinado com o RSI para identificar se o mercado está com alguma trend ou está sideways. Utilizo também os crossovers das MA como entradas e saídas. Numa situação de trend esta estratégia parece-me que funciona bem, quando o mercado está sideways, penso que já não seja tão útil. 

image.thumb.png.bf256c2db4591f180a5b64222af6fc02.png

Tivemos a queda do mercado (downtrend) desde fim de Fevereiro até inicio de Março, fazendo consecutivamente vários lower lows. Se analisarmos o RSI, podemos observar que à medida que a cotação do S&P500 vai caindo, este vai fazendo higher lows, o chamado RSI divergence (indicador de possível reversão da trend). Após confirmada a reversão de trend, os pontos A e B assinalam duas entradas (crossover de MA20 com MA60 e crossover de MA60 com MA120), o ponto C assinala a saída da 1a entrada (crossover de MA60 com MA20, que veio após o RSI indentificar uma situação de overbougth). A segunda saída será eventualmente se o MA120 cruzar o MA60. 
    Desde meados de Junho que o mercado está sideways com uma zona de suporte nos 3000 e uma zona de resistência mais ou menos nos 3230.

Isto é a estratégia que pretendo utilizar quando o mercado está em trend. Gosto de manter as coisas o mais simples possíveis, mas sinto que falta aqui algo.

Que outro indicador aconselham juntar aqui para tornar a análise mais completa ? 

Muitas vezes adicionar mais indicadores é só juntar ruído. Não é isso que pretendo. 

2 - Estratégia em situação de sideways market

Usando novamente o S&P500 como exemplo. 

No charts utilizo linhas de suporte e resistência técnicas e o MACD um pouco mais sensível (5/20/5) para definir as entradas junto dos suportes. 

image.thumb.png.06b89c73ef25b772e3ee14257bb34a55.png

A ideia aqui é após identificar uma zona de suporte que já tenha sido testada, comprar (Ponto A), com um stop loss ligeiramente abaixo do suporte e colocar imediatamente uma ordem de venda continua (50% da entrada) na zona de resistência (Ponto B), guardando os restantes 50% para um possível breakout.  Caso o breakout não aconteça, vendo os restantes 50% com um lucro menor e aguardo que a zona de suporte seja testada novamente para efectuar nova entrada com stoploss, aplicando a mesma estratégia. 

Uma vez mais sinto que me falta aqui um outro indicador para me ajudar a perceber se vai haver breakout na zona de resistência ou o mercado vai cair na zona de suporte. 

Claro que expliquei isto de forma simplista. 
    Para a análise também analiso o padrão do gráfico, os candlesticks e o volume correspondente a cada um...para além da informação (ex. notícias) que influenciam o mercado e não é possível analisar nos gráficos. 

Por favor, se disse algo de errado corrijam-me, pois ainda estou a aprender. 

Toda a ajuda é bem-vinda e fico desde já muito agradecido ?

Edited by NunoSousa05
    Correção
    • Downvote 2
    NunoSousa05
    há 42 minutos, sinbad disse:

Minha opinião: isso não funciona.

Mesmo assim queres avançar?  Então fá-lo enquanto és novo, com uma parte não significativa do teu portfólio. Quando perderes tudo quanto lá tinhas colocado não coloques mais e interpreta a perda como custo de formação.

Não funciona porquê ? Por algum motivo estou a simular ?

Edited by NunoSousa05
    Correção
    • Downvote 2
    LopesHolder
    58 minutes ago, NunoSousa05 said:

Não funciona porquê ? Por algum motivo estou a simular ?

Basta sair uma notícia positiva/negativa para afectar o mercado.. (e é uma coisa que se viu muito nestes últimos meses)

Se queres especular tenta forex ou bitcoin.. IMHO Para índices e accões vale análise fundamentalista complementando com notícias.. 

NunoSousa05
    há 2 minutos, LopesHolder disse:

Basta sair uma notícia positiva/negativa para afectar o mercado.. (e é uma coisa que se viu muito nestes últimos meses)

Se queres especular tenta forex ou bitcoin.. IMHO Para índices e accões vale análise fundamentalista complementando com notícias.. 

Sim, é uma das variáveis que afecta o mercado. Faz parte. 

Para isso, penso que o stop loss, funciona bem como segurança. Sempre pode ser ajustado conforme a cotação for subindo...?

• Downvote 2
    CountingCents

Estares a olhar para o passado não prevê o futuro.

O mercado é afetado por notícias, dados e valores.

Se os Earnings desta semana forem positivos, o índice sobe, se forem de acordo com a expetativa, sobe menos. Se forem um desastre o índice cai novamente. Explica-me como é que consegues saber qual destes 3 cenários é o que vai acontecer ao olhares para linhas e pontinhos num gráfico do passado.

Se queres fazer essas apostas em gráficos sugiro que tentes isso com Forex ou Crypto. Fazeres isso com índices do mercado acionista não faz sentido, porque o mesmo é afetado por fatores externos que tu não consegues controlar.

Boa sorte e não percas muito dinheiro nisso

• Upvote 1
    • 2 weeks later...
    rui_marreiros
    A 18/07/2020 às 18:22, NunoSousa05 disse:

Para isso, penso que o stop loss, funciona bem como segurança. Sempre pode ser ajustado conforme a cotação for subindo...?

Não funciona sempre ...

uma movimentação devido a noticias fora de horas de mercado, fechado e tens um gap que ultrapassa o teu stoploss e já não funciona como protecção.

Como já aqui foi referido, reforçar quando o mercado cai, Podes é usar as resistências para o fazer e o cruzamento das médias moveis (mostrando tendências do mercado)- é a única coisa útil da AT; Estudar velas é perda de tempo e bom para os brokers ganharem em comissões - se conseguires ganhar 100 os broker ganhou 30, fichas com 70 - 28%, ou seja, tens ganho real de 50. Nas perdas, ganham 30 também.

Porque é que eles escrevem isto "80% dos individuos que utilizam estes produtos perdem " ? para não serem processados por andar a enganar.

O melhor para se aplicar isso é comprar o  S&P 500 e se cair para uma resistência, reforçar ou esperar pelo cruzamento das moveis que te dizem que o mercado está a recuperar..

• Thanks 1