Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Ajuda na Construcção de um Portefólio

Recommended Posts

• 2 weeks later...
    • Respostas 57
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• NunoSousa05

19

• CountingCents

7

• Paranoid

7

• JRJordao

5

Top Posters In This Topic

Popular Posts

https://www.bookdepository.com/Permanent-Portfolio-Craig-Rowland/9781118288252?ref=grid-view&qid=1595263139090&sr=1-1   Costumo comprar todos os meus livros nesse site.

@Francisco_ Boa. Vou adicionar à lista de coisas a fazer no tópico de programação!! Nem sei como nunca me lembrei de fazer uma comparação directa em vez de estar sempre a repetir que ouro e empresas m

Eu tenho uma opinião. É apenas a minha opinião e tento aplicar em tudo na vida e acho que no que toca a investimento ela encaixa muito bem. Just keep things simple e fáceis de gerir. DP serv

Posted Images

Para mim acho que não vale a pena complicar...

É investir em ações e obrigações (ETF global).

Isto já é um portefólio bastante estável e basta ao longo da vida aumentar a percentagem de obrigações. Acho desnecessário complicar. Ainda mais estar a meter ao barulho coisas como ouro.

De resto é ter 1 ano de despesas num depósito a prazo que possa mobilizar a qualquer altura.

Pessoalmente, como ainda não tenho casa própria ainda estou na fase de juntar o máximo possível para poder dar de entrada num crédito habitação a 40 anos.

Desta forma deixo de pagar rendas e a partir daí posso finalmente começar a investir o que me sobra. Sem falar que tecnicamente estou ao mesmo tempo a "investir" no mercado imobiliário com uma boa alavancagem a juros atualmente baixíssimos e usando dinheiro que de outra forma seria um simples gasto numa renda.

Mas pronto, por agora vou mantendo tudo num depósito a prazo pois vou precisar do dinheiro para dar de entrada num CH e não faz sentido expor-me às variações do mercado num prazo tão curto.

Editado por JoaoSousa
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Na constituição do EUPP nos 25% a alocar a "Gold" já alguém equacionou por exemplo em vez de investir no ETF iShares Physical Gold ISIN (IE00B4ND3602) investir no ETF iShares Gold Producers UCITS (IE00B6R52036)?

Verdade seja dita, nesta possibilidade o hedge da carteira deixa de ser ouro físico e passam a ser stocks da indústria mineira mas, não será também verdade que, se o ouro sobe a indústria mineira irá também ela valorizar ainda mais e em simultâneo, no mesmo cenário económico em que ou ouro oferece hedge.

Reparem na ultima estratégia de investimento de Warren Buffet alguém que nunca investiu em ouro!      

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, Francisco_ said:

Para o efeito, muito diferentes e não é verdade a suposição que referes. Especialmente no contexto deste tipo de estratégia. Não obstante os fundamentos dessa diferença, basta olhar para o comportamento desses produtos que referes em qualquer periodo temporal. Por exemplo, desde o inicio do ano até agora o efeito seria radicalmente diferente:

chart.jpg.23826fb213e392e09d277941745dcf64.jpg

Em relação ao Buffet e as compras/vendas de acções no investimento da Berkshire, para o comum investidor de retalho não deveriam sequer ser consideração. Ele proprio refere isso diversas vezes e sugere uma estrategia simples que ele proprio indica para o legado pessoal que fica para os descendentes (ficou até registado numa das cartas anuais aos accionistas da Berkshire). Se mesmo assim for para seguir a estrategia, é muito mais facil e racional comprar acções da propria Berkshire.

Adicionalmente, a estrategia de investimento em acções da Berkshire não é exclusiva dele, provavel que tenha sido alguem da equipa que tem uma parte do capital sobre responsabilidade. Neste caso, para o portfolio de acções da Berkshire representa 0,28% do valor em carteira.

Sim, o gráfico que apresentas é bastante claro de que de a minha suposição está errada aliás, este mostra que não existe nenhuma correlação entre os dois ETFs. 

Outro detalhe importante que também referes é que, o investimento da Berkshire na Barrick Gold representa apenas 0.28% do portefólio enquanto que, eu estava a falar numa alocação de 25% o que, iria desvirtuar ainda mais a função do activo ouro no EUPP.

Na tua opinião qual a justificação para que estes dois ETFs não tenham grande correlação? Entendo que ouro até ser "ouro" tem que passar por uma extensa cadeia produtiva (intermediários) que vão influenciar o preço final mas, fazia outra suposição.   

Já agora, podes-me falar mais da estratégia simples que Buffet indica? Onde posso saber mais?

Obrigado pelo teu contributo, bastante elucidativo.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    1 hour ago, nOrte said:

Sim, o gráfico que apresentas é bastante claro de que de a minha suposição está errada aliás, este mostra que não existe nenhuma correlação entre os dois ETFs. 

Outro detalhe importante que também referes é que, o investimento da Berkshire na Barrick Gold representa apenas 0.28% do portefólio enquanto que, eu estava a falar numa alocação de 25% o que, iria desvirtuar ainda mais a função do activo ouro no EUPP.

Na tua opinião qual a justificação para que estes dois ETFs não tenham grande correlação? Entendo que ouro até ser "ouro" tem que passar por uma extensa cadeia produtiva (intermediários) que vão influenciar o preço final mas, fazia outra suposição.   

Já agora, podes-me falar mais da estratégia simples que Buffet indica? Onde posso saber mais?

Obrigado pelo teu contributo, bastante elucidativo.

Dependem e são afectados em diferentes medidas por questões financeiras, economicas e politicas. Por exemplo, o ouro pode estar a obter maior procura e registar um aumento de preço no mercado quando por outro lado uma empresa mineira que tem mais de 90% do seu negócio na mineração de ouro receber em simultâneo uma decisão de um governo que a impeça de poder abrir uma exploração que era esperada (tinha investido recursos, tinha criado expectativas nos investidores, etc).

Está na carta de 2013, pode ser consultada nesta localização https://www.berkshirehathaway.com/letters/2013ltr.pdf, onde está o seguinte:

"Most investors, of course, have not made the study of business prospects a priority in their lives. If wise,they will conclude that they do not know enough about specific businesses to predict their future earning power.I have good news for these non-professionals: The typical investor doesn’t need this skill. In aggregate,American business has done wonderfully over time and will continue to do so (though, most assuredly, in unpredictable fits and starts). In the 20thCentury, the Dow Jones Industrial index advanced from 66 to 11,497, paying a rising stream of dividends to boot. The 21stCentury will witness further gains, almost certain to be substantial. The goal of the non-professional should not be to pick winners – neither he nor his “helpers” can do that – but should rather be to own a cross-section of businesses that in aggregate are bound to do well. A low-cost S&P 500 index fund will achieve this goal.That’s the “what” of investing for the non-professional. The “when” is also important. The main danger is that the timid or beginning investor will enter the market at a time of extreme exuberance and then become disillusioned when paper losses occur. (Remember the late Barton Biggs’ observation: “A bull market is like sex. It feels best just before it ends.”) The antidote to that kind of mistiming is for an investor to accumulate shares over along period and never to sell when the news is bad and stocks are well off their highs. Following those rules, the“know-nothing” investor who both diversifies and keeps his costs minimal is virtually certain to get satisfactory results. Indeed, the unsophisticated investor who is realistic about his shortcomings is likely to obtain better long-term results than the knowledgeable professional who is blind to even a single weakness.If “investors” frenetically bought and sold farmland to each other, neither the yields nor prices of their crops would be increased. The only consequence of such behavior would be decreases in the overall earnings realized by the farm-owning population because of the substantial costs it would incur as it sought advice and switched properties.Nevertheless, both individuals and institutions will constantly be urged to be active by those who profit from giving advice or effecting transactions. The resulting frictional costs can be huge and, for investors in aggregate, devoid of benefit. So ignore the chatter, keep your costs minimal, and invest in stocks as you would in a farm.My money, I should add, is where my mouth is: What I advise here is essentially identical to certain instructions I’ve laid out in my will. One bequest provides that cash will be delivered to a trustee for my wife’s benefit. (I have to use cash for individual bequests, because all of my Berkshire shares will be fully distributed to certain philanthropic organizations over the ten years following the closing of my estate.) My advice to the trustee could not be more simple: Put 10% of the cash in short-term government bonds and 90% in a very low-cost S&P500 index fund. (I suggest Vanguard’s.) I believe the trust’s long-term results from this policy will be superior to those attained by most investors – whether pension funds, institutions or individuals – who employ high-fee managers."

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites