Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Ajuda na Construcção de um Portefólio

Recommended Posts

NunoSousa05

Boa tarde,

Inicialmente neste fórum pedi ajuda para a construção de um "lazy portfolio". O horizonte temporal do portefólio é o longo prazo (tenho 26 anos), sendo que o principal objectivo é preservar riqueza com alguma taxa de rentabilidade. Inicialmente falei no Permanent Portfolio por sugestão de um amigo. Após alguma pesquisa e leitura, descobri a existência de outros portefólios com performances parecidas, nomeadamente o All Weather Portfolio by Ray Dalio e o Golden Butterfly. Saliento que à parte de um destes portefólios pretendo manter um DP de emergência que cobre 6-9 meses de despesas. 

Neste momento penso que me sinto confortável para implementar qualquer um dos três. 

A minha principal questão é, sendo estes portefólios desenhados nos EUA, os seus fundamentos aplicam-se no mercado Europeu ou Global ? 

Sendo que tenho algumas questões mais específicas dentro de cada um que gostava de esclarecer. 

Vou começar pelo PP do Harry Browne.
    A sua alocação original é: 
    25% - Stock
    25% - Gold
    25% - Obrigações de Longo Prazo
    25% - Cash/Obrigações de Curto Prazo

A minha questão dentro deste portefólio prende-se com a escolha das ETFs na parte das obrigações

25% - > iShares Core MSCI World  (ISIN IE00B4L5Y983)
    25% -> iShares Physical Gold ISIN (IE00B4ND3602)

Agora aqui é que tenho as dúvidas, por causa dos negative yields das obrigações de Curto Prazo. 

Devo escolher:

Opção1
    25% -> Lyxor Euro Governement Bond 25+Y (ISIN LU1686832194)
    25% -> Xtrackers Eurozone Governement Bond Yield Plus 1-3 (ISIN LU0925589839)

Em relação às obrigações de curto prazo, estou ciente do risco acrescido, mas foi o único ETF de obrigações de curto prazo com Yield Positivo que encontrei

OU

Opção2
    50% Xtrackers Global Sovereign UCITS ETF 1C Euro Hedged (ISIN LU0378818131)

Dentro deste ETF cerca de 24.23% das Obrigações são de 1-3 anos e 25.21% são obrigações de 15+ anos. Sendo as restantes distribuídas entre 3-5, 5-7, 7-10 e 10-15. 

Escolhendo a opção dois, esta tem o mesmo efeito no equilíbrio do portefólio, que teria duas ETFs separadas, sendo 25% Longo Prazo e 25% Curto Prazo ?  Qual a melhor escolha ?

(continuação)

Edited by NunoSousa05
    correcção
    • Replies 57
    • Created
    • Last Reply

Top Posters In This Topic

• NunoSousa05

19

• Paranoid

7

• CountingCents

7

• JRJordao

5

Top Posters In This Topic

Popular Posts

https://www.bookdepository.com/Permanent-Portfolio-Craig-Rowland/9781118288252?ref=grid-view&qid=1595263139090&sr=1-1   Costumo comprar todos os meus livros nesse site.

@Francisco_ Boa. Vou adicionar à lista de coisas a fazer no tópico de programação!! Nem sei como nunca me lembrei de fazer uma comparação directa em vez de estar sempre a repetir que ouro e empresas m

Eu tenho uma opinião. É apenas a minha opinião e tento aplicar em tudo na vida e acho que no que toca a investimento ela encaixa muito bem. Just keep things simple e fáceis de gerir. DP serv

Posted Images

NunoSousa05

(continuação)

Em relação ao All Weather Portfolio by Ray Dalio, a sua alocação original é:
    30% - Stocks
    40% - Obrigações de Longo Prazo
    15% - Obrigações de Médio Prazo
    7.5% - Gold
    7.5% - Commodities

Pessoalmente não gosto de commodities, acho muito volátil e em períodos de drawdown, arrasta o portefólio ainda mais para baixo. Como a ideia do Ray Dalio aqui era ter uma classe de activos que tivesse pouca ou nenhuma correlação com as acções e obrigações, as minhas opções seriam alocar os 7.5% das Commodities ao Gold, ficando com 15% de Gold, ou manter o Gold com 7.5% de alocação, alterando as Commodities para um ETF de Real Estate ou Utilities. Ambos cumprem o propósito de baixa correlação com as acções e obrigações. 

Aqui qual seria a melhor opção ? 

Opção1 15% Gold;
    Opção2 7.5% Gold + 7.5% REIT;
    Opção3 7.5% Gold + 7.5% Utilities;

Imaginem que escolheria a Opção1 Este portefólio seria algo como:

30% ->  iShares Core MSCI World  (ISIN IE00B4L5Y983)
    40% -> Lyxor Euro Governement Bond 25+Y (ISIN LU1686832194)
    15% -> iShares Euro Government Bond 3-7y UCITS ETF (acc) (ISIN IE00B3VTML14)
    15%-> iShares Physical Gold ISIN (IE00B4ND3602)

Opiniões ? 

(continuação)

Edited by NunoSousa05
    Correção
    NunoSousa05

(continuação)

Em relação ao Golden Butterfly 

O que estou a considerar é:

20% -> iShares Core MSCI World  (ISIN IE00B4L5Y983)
    20% -> iShares MSCI World Small Cap UCITS ETF (ISIN IE00BF4RFH31)
    20% -> Lyxor Euro Governement Bond 25+Y (ISIN LU1686832194)
    20% -> Xtrackers Eurozone Governement Bond Yield Plus 1-3 (ISIN LU0925589839)
    20% -> iShares Physical Gold ISIN (IE00B4ND3602)

Ainda não me decidi qual portfólio implementar. 

Gostaria de obter o feedback de users experientes em relação ao aqui proposto, para me decidir. 

Obrigado por toda a vossa atenção. 

Se fosse eu a escolher uma estratégia de investimento, e talvez por sempre ter investido só em ações.....iria para o All Weather Portfolio by Ray Dalio

Achei uma estratégia interessante, pois tem 30% em ações......e também me agrada os 40% em obrigações de longo prazo....visto que por norma, as perdas são minimizadas com o Longo Prazo. Ter 7.5% de GOLD, parece-me uma boa segurança, embora talvez retirasse os 7.5% das Commodities, e juntasse essa percentagem ao GOLD, ficando com 15%. Ou então e visto que és um jovem...podendo arriscar mais um pouco, colocaria esses 7.5%, nas ações, ficando com 37.5%.

Em relação a que obrigações escolher....sinceramente não estou dentro do assunto para te poder dizer X, Y, ou Z.

Bons investimentos!

• Like 1
    CountingCents

Não sou um dos users experientes, mas na minha opinião devias tentar seguir mais um 60/40, sendo que se quiseres podes dividir as Obrigações (20% Médio Prazo e 20% Longo Prazo).

Na parte das Ações (60%) podes perfeitamente incluir algumas REIT's (Equinox, Digital Realty, Iron Mountain etc) a servirem de um pequeno hedge. (ou Algum ETF, minha escolha: IE00BSJCQV56)

Pessoalmente não sou fã do Ouro, mas podes retirar uns 5% às ações e uns 5% às Obrigações de Longo Prazo também...

Qual o teu raciocínio por trás de uma alocação tão baixa a ações?

50% IWDA/VWCE

7.5% SPDR FTSE EPRA Europe ex UK Real Estate ETF

20% Lyxor Euro Government Bond 15+Y (DR) UCITS

15% Xtrackers Eurozone Government Bond 5-7 UCITS ETF

7.5% iShares Physical Gold ETC

Bem mais ambicioso!

• Like 1
    NunoSousa05
    há 1 hora, MMendes disse:

Se fosse eu a escolher uma estratégia de investimento, e talvez por sempre ter investido só em ações.....iria para o All Weather Portfolio by Ray Dalio

Achei uma estratégia interessante, pois tem 30% em ações......e também me agrada os 40% em obrigações de longo prazo....visto que por norma, as perdas são minimizadas com o Longo Prazo. Ter 7.5% de GOLD, parece-me uma boa segurança, embora talvez retirasse os 7.5% das Commodities, e juntasse essa percentagem ao GOLD, ficando com 15%. Ou então e visto que és um jovem...podendo arriscar mais um pouco, colocaria esses 7.5%, nas ações, ficando com 37.5%.

Em relação a que obrigações escolher....sinceramente não estou dentro do assunto para te poder dizer X, Y, ou Z.

Bons investimentos!

Boas,

A tua sugestão fica parecida ao Golden Butterfly. 

40% Acções (20% Large + 20% Small)

40% Obrigações ( 20% LP + 20% CP)

20% Ouro

há 30 minutos, CountingCents disse:

Não sou um dos users experientes, mas na minha opinião devias tentar seguir mais um 60/40, sendo que se quiseres podes dividir as Obrigações (20% Médio Prazo e 20% Longo Prazo).

Na parte das Ações (60%) podes perfeitamente incluir algumas REIT's (Equinox, Digital Realty, Iron Mountain etc) a servirem de um pequeno hedge. (ou Algum ETF, minha escolha: IE00BSJCQV56)

Pessoalmente não sou fã do Ouro, mas podes retirar uns 5% às ações e uns 5% às Obrigações de Longo Prazo também...

Qual o teu raciocínio por trás de uma alocação tão baixa a ações?

50% IWDA/VWCE

7.5% SPDR FTSE EPRA Europe ex UK Real Estate ETF

20% Lyxor Euro Government Bond 15+Y (DR) UCITS

15% Xtrackers Eurozone Government Bond 5-7 UCITS ETF

7.5% iShares Physical Gold ETC

Bem mais ambicioso!

Estes raciocínio não são meus. São portfólios desenhados por investidores profissionais nos EUA. 

Eu apenas estou a tentar adaptar à realidade Europeia e perceber se os fundamentos são transversais a esta realidade. 

Mas o objetivo deste portfólio, é preservar riqueza com alguma taxa de rentabilidade. Algo não muito arriscado, nem muito conservador. São portfólios desenhados para prosperar em diferentes situações económicas, com classes de activos que se equilibram uns aos outros, dependendo de como estão os mercados. 

Edited by NunoSousa05
    Correção
    há 13 minutos, NunoSousa05 disse:

Boas,

A tua sugestão fica parecida ao Golden Butterfly. 

40% Acções (20% Large + 20% Small)

40% Obrigações ( 20% LP + 20% CP)

20% Ouro

Parece-me uma boa opção.

CountingCents
    há 14 minutos, NunoSousa05 disse:

Estes raciocínio não são meus. São portfólios desenhados por investidores profissionais nos EUA. 

Eu apenas estou a tentar adaptar à realidade Europeia e perceber se os fundamentos são transversais a esta realidade. 

Mas o objetivo deste portfólio, é preservar riqueza com alguma taxa de rentabilidade. Algo não muito arriscado, nem muito conservador. São portfólios desenhados para prosperar em diferentes situações económicas, com classes de activos que se equilibram uns aos outros, dependendo de como estão os mercados. 

Sim compreendo, mas o 60/40 é dos mais básicos e fiáveis que existe https://smartasset.com/investing/60-40-portfolio

Numa idade jovem, acho que estás a investir muito pouco em ações... Que por norma tende sempre a ultrapassar todos os outros portefólios... O exemplo que te dei, foi só aumentar um pouco o Ouro e REIT's para preservar mais riqueza em tempo de inflação ou como refúgio.

andresilva252

Boa noite,

Também me encontro um pouco na situação do NunoSousa05Tenho 29 anos e queria implementar um portefólio a longo prazo, com uma boa relação de risco/rendimento. Pelo que leio e encontro, um portefólio 60/40 parece-me também o mais adequado. Mas fico também na dúvida que ETFs escolher uma vez que muito do que encontro é sempre baseado no mercado EUA, tal como o  NunoSousa05 refer. Alguém tem alguma opinião neste tipo de portefólio?

• Like 1
    CountingCents
    há 49 minutos, andresilva252 disse:

Boa noite,

Também me encontro um pouco na situação do NunoSousa05Tenho 29 anos e queria implementar um portefólio a longo prazo, com uma boa relação de risco/rendimento. Pelo que leio e encontro, um portefólio 60/40 parece-me também o mais adequado. Mas fico também na dúvida que ETFs escolher uma vez que muito do que encontro é sempre baseado no mercado EUA, tal como o  NunoSousa05 refer. Alguém tem alguma opinião neste tipo de portefólio?

Depende também da corretora e dos valores que vais investir (devido às comissões), mas diria:

Vanguard FTSE All-World UCITS ETF (USD) Accumulating   OU   iShares Core MSCI World (Acc)

Vanguard EUR Eurozone Government Bond UCITS ETF Accumulating  OU Xtrackers Eurozone Government Bond UCITS ETF 1C

Atenção que isto é algo muito geral, podes procurar no JustETF, basicamente o que queres é um ETF de ações mundial com baixa TER e preferencialmente sem comissão no teu Broker e um ETF de Obrigações Europeias (para evitar o risco de forex) preferencialmente de todas as maturidades. Escolhe sempre Accumulating, para não seres taxado logo e aproveitares o compounding de juros.

Se quiseres até podes diversificar mais e fazeres por exemplo um portefólio como coloquei aí em cima, já com REITs, 2 tipos de Obrigações diferentes etc. Se quiseres ir pelo básico que funciona, os exemplos que aqui pus são ótimos para isso.

Bons investimentos!

NunoSousa05
    há 12 horas, CountingCents disse:

Depende também da corretora e dos valores que vais investir (devido às comissões), mas diria:

Vanguard FTSE All-World UCITS ETF (USD) Accumulating   OU   iShares Core MSCI World (Acc)

Vanguard EUR Eurozone Government Bond UCITS ETF Accumulating  OU Xtrackers Eurozone Government Bond UCITS ETF 1C

Atenção que isto é algo muito geral, podes procurar no JustETF, basicamente o que queres é um ETF de ações mundial com baixa TER e preferencialmente sem comissão no teu Broker e um ETF de Obrigações Europeias (para evitar o risco de forex) preferencialmente de todas as maturidades. Escolhe sempre Accumulating, para não seres taxado logo e aproveitares o compounding de juros.

Se quiseres até podes diversificar mais e fazeres por exemplo um portefólio como coloquei aí em cima, já com REITs, 2 tipos de Obrigações diferentes etc. Se quiseres ir pelo básico que funciona, os exemplos que aqui pus são ótimos para isso.

Bons investimentos!

No caso do clássico 60/40, penso que as ETFs mais indicadas são:

iShares Core MSCI World  (ISIN IE00B4L5Y983)

+

Xtrackers Global Sovereign UCITS ETF 1C Euro Hedged (ISIN LU0378818131)

CountingCents
    há 1 hora, NunoSousa05 disse:

No caso do clássico 60/40, penso que as ETFs mais indicadas são:

iShares Core MSCI World  (ISIN IE00B4L5Y983)

+

Xtrackers Global Sovereign UCITS ETF 1C Euro Hedged (ISIN LU0378818131)

Não acho que faça sentido esse ETF de Obrigações.

CountingCents

Na minha ótica de investimento, em que vivemos num mundo global, o Hedge é só uma redução de retornos (falando em EUR ou USD claro).

Além de que prefiro as Obrigações Europeias pela mesma razão que os Americanos só usam Bonds Americanas, controlo da inflação e redução do risco de Forex. Nem vou falar do TER que é o dobro... Pela mesma performance prefiro algo mais simples... O Japão tem taxas negativas, os USA baixíssimas têm, mais vale ficar pela nossa Europa com as suas taxas baixas também...

afasd.png.43e4317a4e25c30f1c977e7c5272ac3e.png

NunoSousa05
    há 1 hora, P2P Money Maker disse:

@NunoSousa05

A minha proposta de EUPP para Portugal com base no que li do Harry Browne e com base no que, muito, ponderei sobre este caso

Amundi 2 gold FR0013416716

Lyxor Ultra Long 25+ LU1686832194

Ishares Core MSCI World IE00B4L5Y983

Tu não queres obrigações de maturidade curta/média, queres de maturidade longa, muito longa para que subam em altura de deflacção.

Dá uma leitura aqui: https://www.thepermanentportfolio.com/permanent-portfolio-25-bond-allocation-faq

E como ficam as %s de alocação ? Em cada ETF ? 

Tens esse portfólio implementado ? 

NunoSousa05

25% em cada um deles e 25% cash.

Tenho sim

Tens os 25% cash alocados em que ? DP ? 

A minha ideia é ter à parte de um destes portefólios um DP com 6-9 meses de despesas. No fundo esse seria o meu cash.

Os restantes 25%(cash), não poderia alocar a este ETF, por exemplo ? Xtrackers Eurozone Governement Bond Yield Plus 1-3 (ISIN LU0925589839)

É o único ETF de Bonds curto prazo com yield positivas que encontro.

Pergunto isto, porque no PP original os 25% Cash estão alocados a Short TBonds.

25% em cada um deles e 25% cash.

Tenho sim

Podes partilhar a performance desse portefólio YTD ? ?

Edited by NunoSousa05
    Correção
    Mouro Emprestado
    há 3 horas, CountingCents disse:

afasd.png.43e4317a4e25c30f1c977e7c5272ac3e.png

Esses 2 ETFs não têm nada a ver. O a azul é de obrigações corporativas, que não são aconselháveis em carteiras de acções obrigações.

Sugiro utilizar-se na mesma comparação o LU0290357176 por exemplo.

há 1 hora, NunoSousa05 disse:

Podes partilhar a performance desse portefólio YTD ? ?

O EUPP, com os 25% em obrigações de curto-prazo (portanto, mais teórico do que prático) está com um YTD sensivelmente de 3%.

Já uma normal carteira 60-40 deverá estar com um YTD negativo de sensivelmente 2,5%.

Edited by Mouro Emprestado
    NunoSousa05
    há 10 minutos, Mouro Emprestado disse:

Esses 2 ETFs não têm nada a ver. O a azul é de obrigações corporativas, que não são aconselháveis em carteiras de acções obrigações.

Sugiro utilizar-se na mesma comparação o LU0290357176 por exemplo.

O EUPP, com os 25% em obrigações de curto-prazo (portanto, mais teórico do que prático) está com um YTD sensivelmente de 3%.

Já uma normal carteira 60-40 deverá estar com um YTD negativo de sensivelmente 2,5%.

No EUPP, que ETF colocas no curto prazo ?

Esta ?

Xtrackers Eurozone Governement Bond Yield Plus 1-3 (ISIN LU0925589839)

Mouro Emprestado
    há 6 minutos, NunoSousa05 disse:

No EUPP, que ETF colocas no curto prazo ?

Esta ?

Xtrackers Eurozone Governement Bond Yield Plus 1-3 (ISIN LU0925589839)

No meu EUPP, uso CTPM e DPs. Só uso obrigações de curto prazo para fazer testes históricos.

NunoSousa05
    Agora mesmo, Mouro Emprestado disse:

No meu EUPP, uso CTPM e DPs. Só uso obrigações de curto prazo para fazer testes históricos.

O que é CTPM ? 

Então não recomendas por exemplo criar o seguinte portefólio ? 

Mouro Emprestado
    há 2 minutos, NunoSousa05 disse:

O que é CTPM ? 

https://www.igcp.pt/pt/menu-lateral/ct-poupanca-mais/descricao/

Mas deixaram de existir, entretanto há outros produtos do estado português.

há 2 minutos, NunoSousa05 disse:

Então não recomendas por exemplo criar o seguinte portefólio ? 

Não vejo mal nenhum nessa composição de carteira. Mas... fixa a carteira e não mexas mais nos próximos 30 anos, apenas deverás ir reforçando consoante as tuas disponibilidades financeiras e as variações nas percentagens se existirem desvios significativos (mais de 10 p.p.).

P2P Money Maker

Um conselho que certamente não vais levar a mal. Lê o tópico dos ETF'S . Lê as mensagens lá para Marco/Abril e vais ver isto tudo discutido e escalpelizado até ao tutano . Eu próprio tinha dúvidas e muitos me ajudaram neste fórum . O que fiz depois foi ler o livro Permanent Portfolio: Harry Browne's Long-Term Investment Strategy do Craig Rowland

Vai-te ajudar imensamente.

NunoSousa05
    há 1 minuto, P2P Money Maker disse:

Um conselho que certamente não vais levar a mal. Lê o tópico dos ETF'S . Lê as mensagens lá para Marco/Abril e vais ver isto tudo discutido e escalpelizado até ao tutano . Eu próprio tinha dúvidas e muitos me ajudaram neste fórum . O que fiz depois foi ler o livro Permanent Portfolio: Harry Browne's Long-Term Investment Strategy do Craig Rowland

Vai-te ajudar imensamente.

Claro que não levo a mal :)

Ok, vou procurar pelos comentários. 

Obrigado.

há 4 minutos, Mouro Emprestado disse:

https://www.igcp.pt/pt/menu-lateral/ct-poupanca-mais/descricao/

Mas deixaram de existir, entretanto há outros produtos do estado português.

Não vejo mal nenhum nessa composição de carteira. Mas... fixa a carteira e não mexas mais nos próximos 30 anos, apenas deverás ir reforçando consoante as tuas disponibilidades financeiras e as variações nas percentagens se existirem desvios significativos (mais de 10 p.p.).

Eu acho que essa carteira cumpre com os fundamentos do PP proposto pelo HB. 

O meu único "pé atrás" seria oETF das obrigações de curto prazo serem de países com "maior risco" de default, daí terem yields positivos. Foi o único ETF de obrigações de curto prazo com yield positivo. 

Mas sinto-me confortável a implementar essa carteira, para depois passar ao VP. 

Relembro que à parte disto, pretendo manter um DP de emergência, com 6-9 meses de despesas.