Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Herança de casa até ao 4ºgrau

Miriam Vasconcelos

Recommended Posts

Miriam Vasconcelos

Bom dia, 

Sou nova neste forum mas já li coisas interessantes que me ajudaram imenso no meu problema. 

Ha 2 anos atras a minha tia avo faleceu, a minha mãe e eu tomámos conta da minha tia avo durante 15 anos. Acontece que a minha tia tem uma casa em Lisboa. Somente um irmão é vivo. Irmão de quem ela fugiu para nossa casa. 

A minha avó faleceu no ano anterior a termos começado a tomar conta da minha tia avo. A minha questão é a seguinte:

A minha mãe e os meus dois tios tem directo há herança da casa mesmo que a minha avó já não estive connosco no momento em que a sua irmã faleceu? 

Neste momento só há um único irmão vivo (o tal de quem ela fugiu), isso significa que os sobrinhos não herdam nada?

Atenciosamente, 

Miriam

Edited by Miriam Vasconcelos
    A 04/06/2020 às 11:35, Miriam Vasconcelos disse:

Bom dia, 

Sou nova neste forum mas já li coisas interessantes que me ajudaram imenso no meu problema. 

Ha 2 anos atras a minha tia avo faleceu, a minha mãe e eu tomámos conta da minha tia avo durante 15 anos. Acontece que a minha tia tem uma casa em Lisboa. Somente um irmão é vivo. Irmão de quem ela fugiu para nossa casa. 

A minha avó faleceu no ano anterior a termos começado a tomar conta da minha tia avo. A minha questão é a seguinte:

A minha mãe e os meus dois tios tem directo há herança da casa mesmo que a minha avó já não estive connosco no momento em que a sua irmã faleceu? 

Neste momento só há um único irmão vivo (o tal de quem ela fugiu), isso significa que os sobrinhos não herdam nada?

Atenciosamente, 

Miriam

A explicação está um pouco confusa, pelo menos para mim.

As heranças têm a seguinte ordem:
    1º cônjuge e descendentes,
    2º cônjuge e ascendentes,
    3º irmãos e seus descendentes
    4º  outros parentes na linha colateral até ao 4.º grau
    5º Estado.

Assumindo que a tia avó não tem cônjuge, nem descendentes nem ascendentes, a herança seria pela seguinte ordem:
    - A sua mãe e respectivos irmãos
    - O irmão vivo

Agora, se a sua tia avó fugiu desse irmão e se ocorreu algo por parte do irmão que atentou contra a vida da sua tia avó a sucessão deste irmão da sua avó poderá ser posta em causa.

Pode ver mais informações aqui:

https://dre.pt/legislacao-consolidada/-/lc/106487514/201703171158/73409665/diploma/indice
    https://dre.pt/legislacao-consolidada/-/lc/106487514/201703171158/73409697/diploma/indice

Edited by Wakka