Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Carlosmpl

Isencao horario

Recommended Posts

Carlosmpl

Boa tarde, ja tinha escrevido esste post mas nao estava inscrito como nao sei se foi aprovado ja me inscrevi e voltei a escrever.

Igual nao sei se estou no lugar correto mas gostaria da vossa ajuda se possivel

A duvida e a seguinte eu tenho isencao de horario, em que no contrato diz que o meu periodo de trabalho e das 8h as 17h. Eu muitas vezes entro as 7 e posso sair as 18h ate ai todo bem. Agora o mwu chefe 2 dias das semana disse para eu trabalhar das  03 da madrugada ate ao meio dia 12.00. 

A pergunta é fácil isto e legal? Devoa ganhar algo mais por isso? 

Obrigado

Miguel Costa

Que confusão. Tem isenção de horário, mas afinal tem horário definido. Agora o patrão pede outro horário... Não se percebe nada.

Wakka
    há 5 horas, Carlosmpl disse:

Boa tarde, ja tinha escrevido esste post mas nao estava inscrito como nao sei se foi aprovado ja me inscrevi e voltei a escrever.

Igual nao sei se estou no lugar correto mas gostaria da vossa ajuda se possivel

A duvida e a seguinte eu tenho isencao de horario, em que no contrato diz que o meu periodo de trabalho e das 8h as 17h. Eu muitas vezes entro as 7 e posso sair as 18h ate ai todo bem. Agora o mwu chefe 2 dias das semana disse para eu trabalhar das  03 da madrugada ate ao meio dia 12.00. 

A pergunta é fácil isto e legal? Devoa ganhar algo mais por isso? 

Obrigado

Pelo que entendo o periodo normal de trabalho é das 8h as 17h e tem definido isenção de horario. Normalmente um salário com isenção de horário é mais alto do que um salário sem isenção de horário pelo que a resposta à sua pergunta do "Devo ganhar mais por isso?" é "Não". Visto que já está a ganhar mais por ter isenção de horário.

Quanto à primeira pergunta, pelo que entendi está a trabalhar das 3:00 às 12:00 em vez de trabalhar das 8h às 17h. Se for isto é perfeitamente legal e é para isto que serve a isenção de horário. Só não pode é ultrapassar 2h a mais diárias e mais de 10h semanais de trabalho extra. Existe também um descaço obrigatório de 11h consecutivas entre 2 periodos de trabalho, a não ser em raras excepções.

• Like 1

Carlosmpl

Wakka obrigado pela respostas. 

Quando dizia receber mais porque o horario era das 08 00 as 17 00 e agora passei a fazer horas noturnas, sim claro ganho um susbsidio oor a isencao de horario mas nao sabia que se podia mandar trabalhar assim de madrugada. 

Como tinha duvidas perguntei aqui e em nenhum caso posso recusar trabalhar esse horário? 

Wakka
    há 5 horas, Carlosmpl disse:

Wakka obrigado pela respostas. 

Quando dizia receber mais porque o horario era das 08 00 as 17 00 e agora passei a fazer horas noturnas, sim claro ganho um susbsidio oor a isencao de horario mas nao sabia que se podia mandar trabalhar assim de madrugada. 

Como tinha duvidas perguntei aqui e em nenhum caso posso recusar trabalhar esse horário? 

Podem mandar trabalhar ou trocar o horario conforme necessário. É de ressalvar que numa situação normal (sem isenção de horário), caso não esteja nada escrito no contrato sobre o horário de trabalho, o empregador pode alterar o horário de trabalho sem o consentimento do colaborador pois é à entidade patronal que compete estabelecer o mesmo.

Quanto ao recusar trabalhar, claro que pode mas sempre com as devidas consequências que dai podem advir. O melhor em vez de recusar é negociar, fica melhor para ambas as partes e não se gera conflito.