Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Guest Vasco Marques

Faz sentido ter dois fiadores num crédito habitação?

Recommended Posts

Guest Vasco Marques

Bom dia,

Faz sentido ter mais de um fiador num crédito habitação? 
    Eu e a minha namorada estamos a pensar comprar casa, mas quase de certeza que vamos precisar de um fiador. Como nunca sabemos o dia de amanhã... não faria mais sentido ter o meu pai e o pai dela como fiadores... assim o risco de alguém sair prejudicado seria menor e ambos teríamos de saber resolver a situação em caso de separação.

Conheço muita gente que tem os pais como fiadores e depois quando se chateiam às vezes criam-se situações desnecessárias.

5coroas

Faria mais sentido não colocar uma corda ao pescoço de nenhum fiador.

• Upvote 1

Wakka
    A 04/05/2020 às 10:59, 5coroas disse:

Faria mais sentido não colocar uma corda ao pescoço de nenhum fiador.

Concordo mas por vezes os bancos não facilitam. Há uns bons anos quando andava à procura da primeira casa e vi um oportunidade, o banco rejeitou-se a contabilizar o rendimento da minha esposa porque ela na altura estava em estágio profissional (com contrato assinado de que passaria a efetiva findo o estágio e com o ordenado mais alto após o mesmo), e mesmo assim não foi suficiente. Infelizmente tive de colocar os meus pais como fiadores. Passado um ano o banco não queria renegociar o contrato para retirar os meus pais de fiadores então mudei o crédito para outro banco para o conseguir fazer, não só os retirei de fiadores como baixei o spread em 3%. Win-win.

5coroas
    há 1 hora, Wakka disse:

Concordo mas por vezes os bancos não facilitam. Há uns bons anos quando andava à procura da primeira casa e vi um oportunidade, o banco rejeitou-se a contabilizar o rendimento da minha esposa porque ela na altura estava em estágio profissional (com contrato assinado de que passaria a efetiva findo o estágio e com o ordenado mais alto após o mesmo), e mesmo assim não foi suficiente. Infelizmente tive de colocar os meus pais como fiadores. Passado um ano o banco não queria renegociar o contrato para retirar os meus pais de fiadores então mudei o crédito para outro banco para o conseguir fazer, não só os retirei de fiadores como baixei o spread em 3%. Win-win.

Percebo o que quer dizer, o meu comentário foi só para alertar que, nomeadamente namorados e eventualmente com baixos rendimentos e/ou com profissões pouco seguras, estar a colocar nos pais tamanha oneração é algo que não se deveria fazer. Talvez arrendar um apartamento pequeno e barato e poupar o mais que se pudesse para juntar para dar como entrada de  forma a evitar a exigência de fiador fosse preferível.

Wakka
    há 1 hora, 5coroas disse:

Percebo o que quer dizer, o meu comentário foi só para alertar que, nomeadamente namorados e eventualmente com baixos rendimentos e/ou com profissões pouco seguras, estar a colocar nos pais tamanha oneração é algo que não se deveria fazer. Talvez arrendar um apartamento pequeno e barato e poupar o mais que se pudesse para juntar para dar como entrada de  forma a evitar a exigência de fiador fosse preferível.

Claro que sim e isso concordo em absoluto eu só coloquei os meus pais por saber que conseguia futuramente retirá-los e que o nosso risco para eles era bastante baixo. 

Não sei qual será o caso do Visitante Vasco, mas no meu caso,  ambos eramos efetivos e tinhamos um bom ordenado para as idades que tinhamos na altura e respetiva conjuntura económica. Mesmo o ordenado dela em estágio profissional que julgo que na altura eram perto de 800€ tinha ainda um extra por parte da empresa de cerca 300€, o problema foi considerarem-na desempregada por ser um estágio profissional, não contabilizarem qualquer rendimento pela parte dela e obrigarem-me a usar fiadores por isso - deixou-me fulo!

Edited by Wakka
    • Upvote 1