Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Tributação Conjunta/Separada

toino

Recommended Posts

Bom dia

Vivo em união de facto à 8 anos.

Nas simulações que fiz no portal das finanças, como era mais vantajoso para mim, entreguei o IRS separado.

A minha companheira é reformada. Ao efectuar a simulação, verificou que entregando o IRS separada de mim, não tinha nada a receber/pagar.

A simulação dela em conjunto comigo já tinha um valor generoso a receber.

Podemos fazer assim: Eu entrego separado e a minha companheira entrega em conjunto comigo?

Obrigado.

há 1 hora, toino disse:

Bom dia

Vivo em união de facto à 8 anos.

Nas simulações que fiz no portal das finanças, como era mais vantajoso para mim, entreguei o IRS separado.

A minha companheira é reformada. Ao efectuar a simulação, verificou que entregando o IRS separada de mim, não tinha nada a receber/pagar.

A simulação dela em conjunto comigo já tinha um valor generoso a receber.

Podemos fazer assim: Eu entrego separado e a minha companheira entrega em conjunto comigo?

Obrigado.

Sinceramente e logicamente acha que isso faz algum sentido?
    Você pode ir para o trabalho em conjunto com a sua esposa e ir sozinho ao mesmo tempo?

Se você está com ela e vivem juntos têm de ver o que é que compensa mais PARA AMBOS!
    Se a soma do que você teria a receber mais aquilo que ela teria a receber na entrega separada for maior que o que ambos têm a receber na declaração conjunta, entreguem em separado. Se a declaração em conjunto da um valor maior que a soma das parcelas separadas, entreguem em conjunto.

Portanto neste como ela não tinha nada a receber nem a pagar na entrega separada, é só saber se "o valor generoso" era maior que o seu "mais vantajoso".

Edited by Wakka
    há 3 horas, Wakka disse:

Sinceramente e logicamente acha que isso faz algum sentido?
    Você pode ir para o trabalho em conjunto com a sua esposa e ir sozinho ao mesmo tempo?

Se você está com ela e vivem juntos têm de ver o que é que compensa mais PARA AMBOS!
    Se a soma do que você teria a receber mais aquilo que ela teria a receber na entrega separada for maior que o que ambos têm a receber na declaração conjunta, entreguem em separado. Se a declaração em conjunto da um valor maior que a soma das parcelas separadas, entreguem em conjunto.

Portanto neste como ela não tinha nada a receber nem a pagar na entrega separada, é só saber se "o valor generoso" era maior que o seu "mais vantajoso".

Obrigado pela resposta.

Não dominado o assunto, pensei que fosse possível entregas diferentes. 

Sendo assim, como já entreguei separado, só resta a ela entregar também separado.

Edited by toino
    há 34 minutos, JRJordao disse:

Pode substituir a sua entrega anterior por uma nova entrega conjunta, se vos for mais vantajoso.

há 1 hora, toino disse:

Obrigado pela resposta.

Não dominado o assunto, pensei que fosse possível entregas diferentes. 

Sendo assim, como já entreguei separado, só resta a ela entregar também separado.

O que pela sua resposta deduzo que seja. Basta substituir a entrega inicial, de preferência antes que seja liquidada. Como você já entregou convém é ser você a entregar em conjunto, sendo o sujeito passivo A e incluindo a sua esposa. Se ainda não fez nada na entrega dela não precisa de fazer nada. Basta resubmeter a sua como entrega conjunta. 

• Thanks 1