Ir para o conteúdo
Entrar para seguir isto  
maria29

uniao de facto e irs

Recommended Posts

maria29

boa tarde,

espero que me possam esclarecer estas dúvidas:

vivio já há 5 anos com o meu namorado, a casa é dele. sempre mantive a morada fiscal e no bi na morada dos meus pais, ou seja sempre apresentei o irs como sendo solteira e a residir com os meus pais. o nosso filho vai entrar para a escola no prox. ano e vou ter que apresentar decl. de irs.

se entregar a minha declaração do ano 2009 com o estado civil "união de facto", tenho que indicar o nome dele no sujeito passivo e declarar os nossos rendimentos em comum?

ou posso declarar só os meus rendimentos com o estado civil "união de facto".

Eletem alg dívidas com as finanças e eu não sei se ao declarar os rendimentos juntos, posso ser prejudicada.

podemos apresentar os irs em separado, mas os dois com o estado civil de união de facto?

obrigada a quem souber me informar!!

maria

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Do ponto de vista fiscal vocês não estão em união de facto, uma vez que ainda moras em casa dos teus pais.

Só depois de mudares a tua morada para casa dele e de terem passado mais de dois anos é que podes começar a pensar em entregar declaração em conjunto ou em separado. Até lá é sempre em separado e como solteiros.

Quanto a compensar mais entregar em conjunto ou separado, é uma questão de simular os dois cenários na altura de submeter a declaração e ver qual é o mais vantajoso - isso hoje em dia é relativamente fácil de fazer...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
maria29

obrigada!

quer dizer que posso alterar a minha morada fiscal para a mesma morada que a dele, que é de facto, a minha, mas na declaração, enquanto não passarem 2 anos, continuo a selecionar solteira, é isso ?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

quer dizer que posso alterar a minha morada fiscal para a mesma morada que a dele, que é de facto, a minha, mas na declaração, enquanto não passarem 2 anos, continuo a selecionar solteira, é isso ?

Exacto. Por exemplo, se mudares a morada ainda este ano, só se considera que estão em União de Facto a partir de 2011 e, portanto, só na Declaração que meteres em 2012 é que podem começar a usar União de Facto e meter a declaração em conjunto (se quiserem, claro... senão podem continuar a meter declarações separadas como solteiros, ou mesmo nuns anos usar União de Facto e noutros meter como solteiros - todos os anos a partir daí têm opção de escolha).

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
maria29

ok, muito obrigada!!

já agora, como já mencionei, ele tem dívidas às finanças relacionadas c/ pagamento de IVA pq já foi trabalhador por conta própria. No caso de haver penhoras, tem que ser bens no nome dele , certo?

o que queria saber é, se daqui a 2 anos, passamos realmente a apresentar a declaração juntos, é possível que eu tenha problemas com as finanças por dívidas que são dele e com as quais não tenho nada a ver? por exemplo posso se penalizada nalgum beneficio fiscal? ou podem penhorar bens que sao meus como se fossemos um casal "casado"?

Não sei conseguiu perceber a situação! ...

Se souber responder agradeço, e bem haja ao pedropais.com! tenho a certeza que é de uma grande ajuda para muitas pessoas.

maria.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

No caso de haver penhoras, tem que ser bens no nome dele , certo?

o que queria saber é, se daqui a 2 anos, passamos realmente a apresentar a declaração juntos, é possível que eu tenha problemas com as finanças por dívidas que são dele e com as quais não tenho nada a ver? por exemplo posso se penalizada nalgum beneficio fiscal? ou podem penhorar bens que sao meus como se fossemos um casal "casado"?

O ter que responder perante dívidas do outro (ou alguém que responda pelas nossas, já agora) é um "privilégio" dos casados ;) Na União de Facto, cada um continua a ser dono do seu nariz.

Agora, se houver lugar a perda do direito dos benefícios fiscais, e a declaração for metida em comum, acho que isso vai afectar os dois (mas não tenho certeza, é melhor confirmar nas Finanças). Mas nesse caso, é uma questão de voltar a declarar em separado, enquanto durar o "castigo", de forma a que só seja afectada a declaração dele.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
fernandapm

Tenho uma dúvida, sou estrangeira e trabalho em Portugal há 1 ano. Sou casada no meu país, mas não em Portugal. Tenho a opção de fazer os IRS separadamente, como se fossemos solteiros? Acredito que para o próximo ano teremos um desconto muito maior quando forem somadas as duas rendas. No último ano fiz a decaração como casada. É possível mudar?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Tenho uma dúvida, sou estrangeira e trabalho em Portugal há 1 ano. Sou casada no meu país, mas não em Portugal. Tenho a opção de fazer os IRS separadamente, como se fossemos solteiros? Acredito que para o próximo ano teremos um desconto muito maior quando forem somadas as duas rendas. No último ano fiz a decaração como casada. É possível mudar?

Quando dizes que não és casada em Portugal quer dizer que não te é reconhecido o casamento? É que na esmagadora maioria dos casos, os casamentos no estrangeiro são válidos em Portugal também e, nesse caso, têm que meter a declaração como casados. de fora ficam, acho eu, os casamentos entre pessoas do mesmo sexo e com mais do que uma pessoa... e mesmo aí, o melhor é confirmar com as Finanças...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entrar para seguir isto  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa