Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• validação de dados de factura

pedroR

Recommended Posts

Bom dia.
    Recebi uma notificação da Autoridade tributaria para validar os dados de uma fatura de 2017.
    Acontece que as facturas que tenho guardadas de 2017 muitas delas ja não se nota a informação porque a tinta desapareceu (por sorte ainda as tinha mas porque ate pensava que ja não era preciso guardar).
    Pela pesquisa do NIF consigo ver que é um restaurante que frequentava e o valor parece-me correcto.

No portal e-factura vou a Menu Facturas > Apoio ao Cumprimento e ao responder tenho duas opçoes.
    Se responder Sim na coluna "confirmar dados comunicados" (porque me parecem correctos) tenho que anexar a fatura?
    Se responder não, qual será a consequencia que posso ter?

Assim e uma vez que não consigo efectivamente validar a fatura (porque atualmente trata-se de um papel branco) gostaria de saber como devo proceder.

Tentei esclarecimento via telefone mas fui atendido por alguem que nao me inspirou confiança nenhuma por nem sequer saber o que eu haveria de fazer. Coloquei questao pelo e-balcao para ter uma resposta escrita e ter uma salvaguarda e estou a aguardar.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 20/04/2020 às 09:26, pedroR disse:

Bom dia.
    Recebi uma notificação da Autoridade tributaria para validar os dados de uma fatura de 2017.
    Acontece que as facturas que tenho guardadas de 2017 muitas delas ja não se nota a informação porque a tinta desapareceu (por sorte ainda as tinha mas porque ate pensava que ja não era preciso guardar).
    Pela pesquisa do NIF consigo ver que é um restaurante que frequentava e o valor parece-me correcto.

No portal e-factura vou a Menu Facturas > Apoio ao Cumprimento e ao responder tenho duas opçoes.
    Se responder Sim na coluna "confirmar dados comunicados" (porque me parecem correctos) tenho que anexar a fatura?
    Se responder não, qual será a consequencia que posso ter?

Assim e uma vez que não consigo efectivamente validar a fatura (porque atualmente trata-se de um papel branco) gostaria de saber como devo proceder.

Tentei esclarecimento via telefone mas fui atendido por alguem que nao me inspirou confiança nenhuma por nem sequer saber o que eu haveria de fazer. Coloquei questao pelo e-balcao para ter uma resposta escrita e ter uma salvaguarda e estou a aguardar.

Obrigado

Importa-se de partilhar a notificação ocultando os dados pessoais? 

Acho muito estranho uma notificação, não sou porque nunca recebi nenhuma mas também por se referir a um restaurante e a 2017.

E sim tem razão, não necessita de guardar a fatura a não ser que a tenha introduzido manualmente, não sei se foi o caso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É possível sim que tenha sido eu a inseri-la manualmente.

O email que recebi é o seguinte

Caro(a) Contribuinte,
    NIF:

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), no âmbito da validação dos dados disponibilizados pelo sistema e-Fatura, solicita a sua colaboração, no sentido de confirmar se as faturas por si registadas, no Portal das Finanças, foram efetivamente emitidas com os elementos constantes do documento que tem na sua posse, anexando os documentos selecionados.
    O acerto dos dados por si inseridos no Portal é relevante para a eficiência do sistema e-Fatura, através do qual a AT consegue informar os contribuintes e detetar situações irregulares, no sentido de incrementar o cumprimento voluntário e a regularização das obrigações fiscais dos contribuintes.
    Assim, solicitamos que, no prazo de 25 dias, proceda à confirmação e envio do(s) documento(s) referenciados, no Portal das Finanças. Para isso, deverá procurar por e-Fatura, na barra de pesquisa, e selecionar Faturas> Consumidor> Apoio ao Cumprimento. Por último, assinale a resposta aplicável à sua situação.
    Agradecemos, desde já, o seu cuidado no correto registo dos elementos das faturas no Portal das Finanças e a sua melhor colaboração no envio dos elementos ora solicitados.
    Para esclarecimentos adicionais, poderá contactar-nos através do:
    - Centro de Atendimento Telefónico (CAT), pelo número 217 206 707, nos dias úteis, das 09H00 às 19H00, ou do
    - Serviço e-balcão, pesquisando por e-balcão, selecione “Registar Nova Questão” com a seguinte tipologia: Imposto: e-Fatura; Tipo de questão: Consumidores; Questão: Alertas.

Com os melhores cumprimentos,

Depois no e-factura tenho isto
    image.thumb.png.3ecf16ed9a93b2b6951139a8bc81b524.png

Se anexar um papel ilegivel (pelo facto de ter perdido a tinta) acredito que me vão rejeitar.
    Sabe o que acontece se responder "Nao"?

Continuo a aguardar resposta do e-balcao

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, pedroR disse:

É possível sim que tenha sido eu a inseri-la manualmente.

O email que recebi é o seguinte

Depois no e-factura tenho isto
    image.thumb.png.3ecf16ed9a93b2b6951139a8bc81b524.png

Se anexar um papel ilegivel (pelo facto de ter perdido a tinta) acredito que me vão rejeitar.
    Sabe o que acontece se responder "Nao"?

Continuo a aguardar resposta do e-balcao

Como lhe disse não faço ideia e olhe que fartei-me de inserir faturas manualmente sem nunca ter recebido tal notificação. Isso provavelmente significa que o restaurante tentou fugir com o rabo à seringa e nunca declarou essa fatura pelo que a AT precisa neste momento do comprovativo que de facto a fatura existiu.

O papel esta completamente branco? Contra a luz não consegue ver os detalhes?

Se fosse eu anexava em branco, que é o que tem na sua posse. Ao responder não poderá incidir sobre si a culpa de ter inserido uma fatura inexistente.

Pode sempre tentar o truque que o PJA mencionou mas faça o scan primeiramente em branco e tire uma foto do estado antes e como o PJA também indicou tente noutra fatura primeiro para ver se funciona.

Se responderem do e-balcão por favor informe-nos porque a maioria de nós já deve ter as faturas em branco. Acabei de verificar as minhas de 2017 e realmente há muito poucas que ainda se vêm qualquer coisa, algumas encostando na janela consegue-se perceber, outras não.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites