Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Subsídio social de desemprego

Recommended Posts

Boa noite a todos,

Trabalhei durante 1 ano e 6 meses para uma empresa com com contrato a termo certo e a empresa não me renovou o contrato após o 3°.

Solicitei o subsídio de desemprego e o pedido foi indeferido porque apenas tenho 313 dias de descontos e são necessários, pelo menos, 360 dias para solicitar o subsídio.

Depois disso, reparei que poderia eventualmente pedir o subsídio social de desemprego, que exige bem.menos que os 360 dias de descontos. Porém tenho uma dúvida relativamente as condições deste subsidio. Uma das condições é que:

"  Cumprir a condição de recursos - Não pode ter: por elemento do agregado familiar, rendimento mensal superior a 351,05€ (corresponde a 80% do IAS), à data do desemprego  (são considerados os rendimentos mensais mais recentes)."

a minha dúvida é saber qual é em concreto o meu agregado familiar. Vivo num apartamento com a minha namorada há menos de 1 ano, já tenho a morada fiscal nesta casa. Reparei que na condição de recursos referem que "São consideradas elementos do agregado familiar, as pessoas que vivam em economia comum 
    e que tenham entre si os seguintes laços:

▪ Cônjuge ou pessoa com quem viva em união de facto há mais de dois anos;
    ....
    "
    Assim sendo, o meu agregado familiar será constituído apenas por mim, já que não vivemos juntos há mais de 2 anos? E assim sendo, terei direito ao subsídio social de desemprego já que sou o único elemento do agregado e não tenho rendimentos?

Obrigado e peço desculpa pelo texto extenso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...