Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

  • “Herança”


    Xperia

    Recommended Posts

    Boa tarde,
    fiquei viúvo vai fazer 7 anos.

    Estive casado durante 16 anos em regime de comunhão de bens, em que deste casamento nasceu um filho que tem agora 16 anos.

    a minha questão é a seguinte: 

    a minha ex sogra que é viúva e ainda tem um filho (irmão da minha falecida esposa) está em fase terminal, e então pergunto, o meu filho tem direito à parte da herança da avó materna? E em que percentagem? 50%? sendo que os outros 50% serão para o meu ex cunhado?

    e eu? Tenho alguns direitos?

    nas finanças eu estou como cabeça de casal ou administrador da herança indivisa da minha falecida, o que quer isto dizer?

     

    muito obrigado 

     

    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

    Sim, o seu filho tem direito a essa herança. Se os únicos herdeiros da sua ex sogra é esse filho dela e o seu filho, então é 50% para cada um se não existir nenhum testamento a indicar outra coisa.

    Para si não lhe cabe o valor dessa herança, mas se é administrador da herança da sua mulher é responsável por geri-la e até que sejam feitas as partilhas. Este texto foi retirado de um site brasileiro, mas penso que o texto se adequa:

    "O administrador tem a obrigação de zelar e conservar os bens e trazer para o monte hereditário todos os frutos gerados pela herança deixada (por exemplo, se havia um imóvel alugado, ele dever guardar o dinheiro recebido pelo aluguel). Deverá prestar contas de todas as despesas e receitas feitas durante a sua administração. Por outro lado, tem o direito de ser reembolsado pelas despesas feitas para a conservação da herança.

    É também função do administrador requerer a abertura do inventário judicial ou extrajudicial."

    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

    Join the conversation

    You are posting as a guest. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Visitante
    Responder a este tópico

    ×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    ×
    ×
    • Criar Novo...