Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• perdas a reportar

alfcar

Recommended Posts

Na minha declaração do ano passado aparece-me  - perdas a reportar

Já fui à repartição de finanças que nada me disseram. já telefonei para o atendimento permanente e fiquei a perceber o mesmo.

Se for possível agradeço que me informem como devo  preencher o meu irs deste ano

Obrigado pela atenção

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, alfcar disse:

Na minha declaração do ano passado aparece-me  - perdas a reportar

Já fui à repartição de finanças que nada me disseram. já telefonei para o atendimento permanente e fiquei a perceber o mesmo.

Se for possível agradeço que me informem como devo  preencher o meu irs deste ano

Obrigado pela atenção

Significa que teve perdas no ano anterior pelo que pode reportar as menos valias que teve.
    Contudo, não é obrigatório reportá-las

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, Wakka disse:

Significa que teve perdas no ano anterior pelo que pode reportar as menos valias que teve.
    Contudo, não é obrigatório reportá-las

E qual qual o quadro do anexo G para as reportar? Ou basta dizer que queremos englobamento?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, MDFM disse:

E qual qual o quadro do anexo G para as reportar? Ou basta dizer que queremos englobamento?

Depende da origem das menos valias. Por exemplo, imóveis no quadro 4, quotas/ações/obrigações no quadro 9. Normalmente indica-se a data e valor de compra, a data e valor de venda, bem como (quando aplicável) as despesas assumidas nessas duas operações.

A opção por englobamento é indicada no fim, no quadro 15.

Existem instruções oficiais de preenchimento no final de cada anexo. Aqui está o Anexo G. Dá trabalho ler, mas é a informação oficial.

Editado por JRJordao
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...

A pergunta prática é: no ano de 2020 declarei 2.500€ de menos valias, este ano tenho 5.250€ de mais valias, como posso reportar este ano a menos valia do ano passado, ou seja em contas de merceeiro, deveria ser apenas tributado este ano por (5.250€-2.500€ = 2.750€) mas onde devo no anexo G assinalar a menos-valia?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Visitante Luis disse:

A pergunta prática é: no ano de 2020 declarei 2.500€ de menos valias, este ano tenho 5.250€ de mais valias, como posso reportar este ano a menos valia do ano passado, ou seja em contas de merceeiro, deveria ser apenas tributado este ano por (5.250€-2.500€ = 2.750€) mas onde devo no anexo G assinalar a menos-valia?

Desde que na declaração do ano passado tenha optado pelo englobamento das menos-valias no anexo G, elas serão este ano consideradas no cálculo. Mesmo que o simulador não as considere, pois há vários cenários que ele não contempla.

Este ano apenas declara as mais-valias, novamente com englobamento.

As contas ficam para a AT.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites