Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Anexo E

AMSTRONG

Recommended Posts

Bom dia tenho certificados de Tesouro desde 2017 e nunca os declarei no IRS, poderei faze-lo agora, é vantajoso? Não Tenho nenhum documento oficial da parte deles? Onde poderei pedi-lo? Queria ver se consigo obter mais imposto, visto ter de devolver dinheiro ao estado este ano, visto ser senhorio!

Editado por AMSTRONG
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, ruicarlov disse:

Só é vantajoso se tiver rendimentos baixos e a taxa do seu escalão de IRS for inferior a 28%.

Está-se sempre a dizer isso, mas não é assim tão simples.

Quem está no escalão de 28,5% não paga essa percentagem sobre a totalidade dos rendimentos. Há as deduções específicas, a parcela a abater, os benefícios fiscais, etc

Simulem os dois cenários e concluam a partir daí...

há 4 horas, AMSTRONG disse:

Pois então não tenho vantagem a minha taxa é 28,5%! 

Obrigado

Simule com e sem o anexo E com os juros e retenções dos certificados de tesouro. No site do aforronet consegue obter uma declaração com os valores, se não os souber.

Atenção que se tiver juros de qualquer outro produto bancário ou seguro, tem que declarar tudo.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite.

Este ano pretendo englobar Dividendos de acções nacionais, para usufruir da redução de 50% do valor de incidência de imposto.

Preenchi no Anexo E, apenas o quadro 4b.

Como são ações nacionais, e supostamente a lei o permite, no campo Rendimentos declaro apenas 50% do montante bruto. No campo Retenções na fonte declaro tudo.

Faço validar e simular, e não dá erro.

Ao fazer Entregar, dá-me um Alerta: "o valor declarado de rendimentos de capitais englobados é inferior ao conhecido..."

O que estou a preencher mal?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 08/04/2020 às 00:20, niceboy disse:

Boa noite.

Este ano pretendo englobar Dividendos de acções nacionais, para usufruir da redução de 50% do valor de incidência de imposto.

Preenchi no Anexo E, apenas o quadro 4b.

Como são ações nacionais, e supostamente a lei o permite, no campo Rendimentos declaro apenas 50% do montante bruto. No campo Retenções na fonte declaro tudo.

Faço validar e simular, e não dá erro.

Ao fazer Entregar, dá-me um Alerta: "o valor declarado de rendimentos de capitais englobados é inferior ao conhecido..."

O que estou a preencher mal?

Não tenho experiência própria, mas será que é mesmo para declarar 50% do montante? Não será depois o cálculo do imposto que considera apenas 50% do montante (total) declarado?

Declarando o montante total, continua a dar o erro?

No resultado da simulação, no valor dos rendimentos, deve dar para perceber se está a ser considerada a totalidade ou 50% dos dividendos declarados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já descobri o que estava a fazer mal: tinha-me esquecido de uns infimos euros de juros de Certificados de Aforro.

Entretanto já simulei só com anexo A e anexo E, tendo declarados os juros e os dividendos. Fiz duas simulações, uma declarando apenas 50% do valor bruto, e outra declarando os 100%. A diferença é significativa.

Pelo que fui lendo, já não tenho dúvidas de que ao preencher anexo E, quador 4B, estamos automaticamente a assumir englobamento e é para declarar apenas 50% dos dividendos. Os juros é 100%.

Já entreguei a declaração, declarando apenas 50%, e passou as validações locais todas e deixou entregar. Vamos ver as validações centrais agora.

Agora o meu  problema é outro:

- declararei dividendos de empresas da União Europeia em que houve dupla tributação, em que também se pode declarar só 50% (empresas fora da união europeia é 100%).

Mas exige uma declaração comprovativa de que a empresa da UE cumpre os requisitos estabelecidos na directiva n.º 2011/96/UE

e exige um documento comprovativo do montante correspondente ao imposto pago/retenção na fonte no estrangeiro.
    E não sei como obter estes documentos. 

Tenho de mandar mails às equivalentes Autoridades Tributárias estrangeiras?

https://taofinance.pt/como-declarar-dividendos-de-acoes/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites