Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    jabss

comissões bancárias - É legal aumentarem 500% ?

Recommended Posts

jabss

Olá a todos,

O meu nome é João e tenho um crédito habitação com o banco Barclays que foi enquadrado num produto financeiro com o nome de "crédito habitação remonerado".

Este produto, que já não está disponível para novas subscrições, apresentava algumas características, como:

- Taxa indexada à euribor a 6 meses e spread de 0,45%

- Caso o montante da conta à ordem seja superior a 2999€, a remoneração da conta é à mesma taxa que a taxa do crédito à habitação.

- A conta à ordem tem um descoberto até 2500€ e a taxa de juro cobrada pelo descoberto é a mesma taxa que a do crédito à habitação.

Na altura pareceu-me que estas características se diferenciavam da concorrência e acabei por optar pelo barclays.

Recentemente descobri que afinal algumas das características não são assim tão simples. No terceiro caso é aplicada uma "comissão de descoberto" mínima caso os valores a cobrar sejam inferiores ao próprio valor da comissão. Ou seja, basta a conta estar a descoberto a 1 cêntimo e por 1 dia, que o valor mínimo cobrado será o da "comissão de descoberto", e não a taxa de juro aplicada ao descoberto calculada ao dia.

Inicialmente, nem estava ciente deste facto porque o que me era cobrado (a suposta comissão) era mínimo (0,49€ + IS) e aparentemente enquadrava-se com a taxa de juro da altura. De um momento para o outro, o Barclays decidiu actualizar o seu preçário e aumentou esta "taxa de descoberto" para 2.5€ + IS (mais de 5 vezes mais - aproximadamente 500% ! ). Este valor é tão alto que desconfio que da próxima vez que me actualizarem a taxa de juro (indexada à euribor a 6 meses) o valor máximo a pagar por um suposto valor máximo de descoberto (-2500€ por 31 dias) será sempre inferior à dita comissão -

Se tal acontecer, a comissão, que supostamente deveria ser um valor residual de uma operação financeira, poderá ficar mais alta do que a própria operação.

Não me parece nem moral nem ético um aumento tão elevado de uma comissão (mais de 500%?) e é neste sentido que gostaria de perguntar uma opinião acerca deste aumento. É legal? E se o banco de repente se lembrar de aumentar (ainda mais) as comissões a seu belo prazer? Não existe nenhum mecanismo para proteger o consumidor?

Obrigado,

João

pauloaguia

Não me parece nem moral nem ético um aumento tão elevado de uma comissão e é neste sentido que gostaria de perguntar uma opinião acerca deste aumento. É legal? E se o banco de repente se lembrar de aumentar as comissões em 5000%? Não existe nenhum mecanismo para proteger o consumidor?

Existe, chama-se liberdade de escolha. Se não gostas muda de banco ;)

Existindo liberdade contratual, o banco é livre de fixar o que quiser no preçário. Tem é que avisar os seus clientes de qualquer alteração com uma antecedência mínima. Se estes não gostarem mudam de banco. Se nada fizerem, assume-se que concordam com o novo preçário.

Se te aplicaram a nova taxa sem te terem informado do novo preçário podes apresentar uma reclamação que te será dada razão, certamente...

HIAC

Concordo plenamente, quando nao se está contente muda-se e banco e ja está! Há bancos que continuam a fazer transferências a custo zero, e mais mudavas para Euribor a três meses, o que na minha opinião é muito melhor, pois as descidas são rápidas bem como as subidas o que faz com que te adaptes melhor a alterações no teu orçamento.

Cumps,

HIAC

m.elis

Existe, chama-se liberdade de escolha. Se não gostas muda de banco ;)

...

Se te aplicaram a nova taxa sem te terem informado do novo preçário podes apresentar uma reclamação que te será dada razão, certamente...

Concordo plenamente, quando nao se está contente muda-se e banco e ja está! Há bancos que continuam a fazer transferências a custo zero, e mais mudavas para Euribor a três meses, o que na minha opinião é muito melhor, pois as descidas são rápidas bem como as subidas o que faz com que te adaptes melhor a alterações no teu orçamento.

...

Pois também estou de acordo com o que foi dito anteriormente e independentemente de estar no preçário ou não, acho que deves ter uma conversa com o banco.

Mas, parece que há sempre um mas, onde é que se encontra, hoje, um spread de 0,45%, apesar desssas despesas "esquisitas"?

Tens que fazer bem as contas. Os spreads estão mais elevados ....

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa