Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Código de atividade na Segurança Social é diferente do que está nas Finanças

Francisco Castanho

Recommended Posts

Francisco Castanho

Viva,

Em Setembro do ano passado decidi abrir atividade, e neste momento o meu código principal de atividade nas finanças é o seguinte:

"CIRS 1332 Programadores informáticos"

No entanto quando acedo à Segurança Social o meu código de atividade é este:

"CAE 62010 - ACTIVIDADES DE PROGRAMAÇÃO INFORMÁTICA"

Como nestes últimos meses já tenho vindo a descontar para a SS, esta situação preocupa-me um pouco.

Ainda assim estou a descontar o que deveria para ambos os códigos isto é, os 21,4% sobre 70% do rendimento médio de um trimestre.

Alguém me pode responder se, com a entrega do anexo SS do modelo 3 do IRS esta situação fica resolvida com cruzamento de dados.

Já contactei a SS mas eles dizem-me que nao podem mudar o meu código que a informação que têm foi lhes enviada pelas finanças!

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 03/04/2020 às 23:56, Francisco Castanho disse:

Viva,

Em Setembro do ano passado decidi abrir atividade, e neste momento o meu código principal de atividade nas finanças é o seguinte:

"CIRS 1332 Programadores informáticos"

No entanto quando acedo à Segurança Social o meu código de atividade é este:

"CAE 62010 - ACTIVIDADES DE PROGRAMAÇÃO INFORMÁTICA"

Como nestes últimos meses já tenho vindo a descontar para a SS, esta situação preocupa-me um pouco.

Ainda assim estou a descontar o que deveria para ambos os códigos isto é, os 21,4% sobre 70% do rendimento médio de um trimestre.

Alguém me pode responder se, com a entrega do anexo SS do modelo 3 do IRS esta situação fica resolvida com cruzamento de dados.

Já contactei a SS mas eles dizem-me que nao podem mudar o meu código que a informação que têm foi lhes enviada pelas finanças!

Obrigado!

O CIRS é diferente do CAE. O CAE está correto, não tens com que te preocupar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Castanho
    51 minutes ago, Wakka said:

O CIRS é diferente do CAE. O CAE está correto, não tens com que te preocupar.

Sim é diferente já tinha afirmado isso, mas na SSD não deveria aparecer o código principal de atividade CIRS 1332 tal como tenho nas finanças como código principal de atividade em vez do CAE que mencionei? Não consigo perceber a razão de um lado aparecer uma coisa e no outro outra, é esta a minha dúvida. Porque é que o CAE está correto?

Editado por Francisco Castanho
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, Francisco Castanho disse:

Sim é diferente já tinha afirmado isso, mas na SSD não deveria aparecer o código principal de atividade CIRS 1332 tal como tenho nas finanças como código principal de atividade em vez do CAE que mencionei? Não consigo perceber a razão de um lado aparecer uma coisa e no outro outra, é esta a minha dúvida. Porque é que o CAE está correto?

Não, precisamente porque são diferentes. São códigos diferentes. 
    Depende da tua atividade, daquilo que fazes e/ou vendes.

Encontrei um artigo que explica bem:
    https://nomadismodigital.pt/cae-cirs-codigos/

Editado por Wakka
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Castanho

Sim eu sei qual é a diferença entre ambos e sei que depende da atividade. Mas isso não explica o porquê de na SS aparecer um CAE à qual a minha atividade não está associada. Eu apenas tenho aquele CIRS como código de atividade principal nas finanças. Eu não sou sequer ENI e a taxa que me está a ser aplicada é a de 21.4% e nao a que é aplicada para ENIs na Segurança Social.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites