Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS - Venda e compra de imóvel em anos diferentes

Miguel Pinto

Recommended Posts

Bom dia,

Venho pedir-vos ajuda relativamente ao preenchimento (ou não) do anexo G. Passo a explicar:

- Em Dezembro de 2018 vendi a minha Habitação própria e permanente. Declarei a operação de venda no IRS de 2019 no anexo G. Da transacção existiram mais valias de cerca de 33.000€. Coloquei no IRS a intenção de reinvestir parte da mais-valia na aquisição de nova habitação própria e permanente (25.000€, o restante seria para obras). Fui chamado a comprovar todas as despesas, estava tudo OK. Normalmente recebo cerca de 1.500€ de reembolso, mas acabei por pagar 180€, pelo que parto do princípio que paguei o devido imposto relativamente às mais-valias apuradas.

- Em Fevereiro de 2019 adquiri a minha actual habitação, tendo reinvestido o valor 25.000€ que havia colocado como intenção de investimento no IRS anterior.

No IRS deste ano, devo entregar novamente o anexo G e inserir a minha compra e o investimento que acabei por fazer? Devo inserir em algum campo o valor que paguei de IMT aquando da compra da habitação ou já não tenho de registar esse valor? 

Se preencher o campo 4 do anexo G com os dados da venda do imóvel, dá erro porque a operação ocorreu em 2018.

Obrigado desde já pela ajuda

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Miguel Pinto changed the title to IRS - Venda e compra de imóvel em anos diferentes