Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Visitante Sofia

Recommended Posts

Boa tarde,
    resido com os meus pais (na casa deles), tendo a mesma morada fiscal.A minha questão é saber se os posso colocar como ascendentes na minha declaração de IRS.

Em relação ao ano de 2019 auferiram:
    -Rendimentos de categoria B.(A minha mãe auferiu 60€ e o meu pai 870€)
    o meu pai recebeu  também Subsidio de desemprego, no valor de 435,76€/mensais.

Neste sentido e considerando apenas esses os rendimentos que os mesmos auferiram, gostaria então de saber se os posso incluir como ascendentes na minha declaração,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, Visitante Sofia disse:

Boa tarde,
    resido com os meus pais (na casa deles), tendo a mesma morada fiscal.A minha questão é saber se os posso colocar como ascendentes na minha declaração de IRS.

Em relação ao ano de 2019 auferiram:
    -Rendimentos de categoria B.(A minha mãe auferiu 60€ e o meu pai 870€)
    o meu pai recebeu  também Subsidio de desemprego, no valor de 435,76€/mensais.

Neste sentido e considerando apenas esses os rendimentos que os mesmos auferiram, gostaria então de saber se os posso incluir como ascendentes na minha declaração,

Não. Os ascendentes não fazem parte do agregado familiar.

Citação

Artigo 13.º
    Sujeito passivo

O agregado familiar é constituído por:

a) Os cônjuges não separados judicialmente de pessoas e bens, ou os unidos de facto, e os respetivos dependentes;

b) Cada um dos cônjuges ou ex-cônjuges, respetivamente, nos casos de separação judicial de pessoas e bens ou de declaração de nulidade, anulação ou dissolução do casamento, e os dependentes a seu cargo;

c) O pai ou a mãe solteiros e os dependentes a seu cargo;

d) O adotante solteiro e os dependentes a seu cargo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites