Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Como devo investir 5000€

Nmaster88

Recommended Posts

Devido a minha iliteracia financeira, decidi vir aqui ao fórum procurar esclarecimentos para a minha situação. 

Até à pouco tempo tive essa quantia investida num CTPM 5000€ que venceu no final de Janeiro deste ano. 

O que significa que gostava de investir essa quantia em algum tipo de investimento que tivesse alguma segurança mas também alguma rentabilidade. 

Pelo que tenho visto DP e OT a rentabilidade está muito abaixo da inflação e dado que estamos agora a porta de uma crise que se aproxima, talvez venha brevemente a oportunidade de correr mais algum risco, se estiver errado corrijam. 

Já ouvi falar bem sobre ETF, FI, talvez haja outro tipo de investimentos que desconheço e possam dar alguma rentabilidade. 

Em relação a acções não me sinto a vontade, visto que além do valor que posso investir ser pequeno, teria que dispender de imenso tempo e correr um risco muito grande. 

Resumindo, quero ter rentabilidade, ainda que possa correr algum risco, que seja mínimo. 

Editado por Nmaster88
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Nmaster88 disse:

Devido a minha iliteracia financeira, decidi vir aqui ao fórum procurar esclarecimentos para a minha situação. 

Até à pouco tempo tive essa quantia investida num CTPM 5000€ que venceu no final de Janeiro deste ano. 

O que significa que gostava de investir essa quantia em algum tipo de investimento que tivesse alguma segurança mas também alguma rentabilidade. 

Pelo que tenho visto DP e OT a rentabilidade está muito abaixo da inflação e dado que estamos agora a porta de uma crise que se aproxima, talvez venha brevemente a oportunidade de correr mais algum risco, se estiver errado corrijam. 

Já ouvi falar bem sobre ETF, FI, talvez haja outro tipo de investimentos que desconheço e possam dar alguma rentabilidade. 

Em relação a acções não me sinto a vontade, visto que além do valor que posso investir ser pequeno, teria que dispender de imenso tempo e correr um risco muito grande. 

Resumindo, quero ter rentabilidade, ainda que possa correr algum risco, que seja mínimo. 

Acho que o melhor conselho é ler bastante - tem dois topicos muito populares - Fundos investimento e de ETF's.
    Deve ainda ja ter um fundo de emergência criado - se nao sabe o que é, é melhor ler um bocado mais sobre o assunto antes de investir esses 5000€

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Zylmaster disse:

Acho que o melhor conselho é ler bastante - tem dois topicos muito populares - Fundos investimento e de ETF's.
    Deve ainda ja ter um fundo de emergência criado - se nao sabe o que é, é melhor ler um bocado mais sobre o assunto antes de investir esses 5000€

Viva Zylmaster, em relação ao fundo de emergencia, mesmo sem estes 5000€ está assegurado. 

Apesar de já ter lido parte desses 2 tópicos continuo com algumas dúvidas, mas penso que será dos tipos de investimento mais interessante dependendo como o mercado se comportar daqui para a frente, apesar de o futuro a curto prazo não parecer promissor. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Nmaster88 disse:

Viva Zylmaster, em relação ao fundo de emergencia, mesmo sem estes 5000€ está assegurado. 

Apesar de já ter lido parte desses 2 tópicos continuo com algumas dúvidas, mas penso que será dos tipos de investimento mais interessante dependendo como o mercado se comportar daqui para a frente, apesar de o futuro a curto prazo não parecer promissor. 

Ainda bem que ja possui fundo de emergência.  Nao percebi pelo texto se quer ETF ou FI;

Mas há mais coisas que tem que esclarecer muito bem:

Qual é o seu nivel de tolerância ao risco - nao convém ser mais ou menos nem com escalas muito subjectivas. Nao é fácil descobri o nivel de risco disposto a correr mas convém ser um assunto que tenha ponderado um bom bocado.

Conforme o nivel de tolerância ao risco pode definir uma estratégia de investimento - seja em ETF ou FI: deve definir as áreas quer investir e qual a sua alocação. Deve definiir um limite temporal pretendido - geralmente 5 anos no mínimo dos mínimos e mesmo assim é pouco (aponte para 15-20-25 anos pelo menos); deve ainda definir os reforços do capital que quer fazer e em que alturas.

Enfim, tudo isto que referi acaba por estar bem explicado nos topicos que falei. É ler e reler e reler e reler

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, Zylmaster disse:

Ainda bem que ja possui fundo de emergência.  Nao percebi pelo texto se quer ETF ou FI;

Mas há mais coisas que tem que esclarecer muito bem:

Qual é o seu nivel de tolerância ao risco - nao convém ser mais ou menos nem com escalas muito subjectivas. Nao é fácil descobri o nivel de risco disposto a correr mas convém ser um assunto que tenha ponderado um bom bocado.

Conforme o nivel de tolerância ao risco pode definir uma estratégia de investimento - seja em ETF ou FI: deve definir as áreas quer investir e qual a sua alocação. Deve definiir um limite temporal pretendido - geralmente 5 anos no mínimo dos mínimos e mesmo assim é pouco (aponte para 15-20-25 anos pelo menos); deve ainda definir os reforços do capital que quer fazer e em que alturas.

Enfim, tudo isto que referi acaba por estar bem explicado nos topicos que falei. É ler e reler e reler e reler

Quer dizer investindo agora, só daqui a 25 anos por ex, é que vem o retorno??...

Isso é quase a pensar em poupar para a reforma :) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, blueray disse:

Quer dizer investindo agora, só daqui a 25 anos por ex, é que vem o retorno??...

Isso é quase a pensar em poupar para a reforma :) 

Mas deve estar a pensar na sua reforma. Quanto mais cedo melhor, pois será preciso menos esforço e possivelmente terá mais ganhos. Não há formas rápidas e fáceis de ganhar muito dinheiro.
    E nao é só investir hoje, é ao longo da vida. 
    E mais. Ninguem garante que daqui a 25 anos terão lucro, ou pelo menos, a rentabilidade que estavam à espera. Nao há bolas de cristal que prevejam o futuro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Sinceramente, estava a pensar que podia ter uma parte investida para curto prazo mas também diversificar com algum investimento para longo prazo, onde pudesse eventualmente ir fazendo reforços. 

No meu caso não me vejo a adotar uma postura de risco, talvez algum mas com segurança. 

Para longo prazo, vejo as acções, ETF, FI, seguros capitalização, PPR (já li que dão benefícios fiscais), OT

Agora é só conseguir escolher, com tanta escolha, de forma a que o risco seja moderado baixo. Talvez faça sentido uma mistura de investimentos. 

O maior problema que vejo é a incerteza dos próximos anos. Mais alguém partilha desta desconfiança? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    Bernardo Belchior

Olá, Nnmaster!

Este é um tópico interessante. Efetivamente, como dizem acima, obter rentabilidades altas a curto prazo não é muito viável. Geralmente estes métodos requerem um risco substancial, que pareces não querer tomar.

Como também não queres passar tempo a escolher ações, acho que um ETF te permitiria seguir os retornos do mercado sem demasiado risco e com bastante diversificação. Recomendo que leias primeiro para saberes em que estás a investir. Sugiro o artigo sobre ETFs da Investopedia.

Se quiseres algo com menor risco ainda, tens sempre as obrigações, certificados do tesouro e depósitos a prazo, mas atualmente a sua rentabilidade está irrisoriamente baixa. Se estiveres interessado em ver uma comparação, escrevi um post sobre isso no meu blog que fala sobre estes diferentes veículos de investimento.

Espero que seja útil!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Eu investiria na conta mais ordenado do Bankinter ,que lhe oferece 5% de juro sobre 5000€ no primeiro ano e 2% no segundo ano. A única condição para se ter estas taxas de juro é de fazer uma transferência mensal de 800€ ou mais pelo mesnos duas vezes em cada 3 meses para a conta, podendo levantar-se o dinheiro logo a seguir

Editado por Samuel Reis
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

5000€, mesmo a uns hipotéticos 5% líquidos dá uns míseros 20€ por mês.

Para essas quantias mais vale continuar a poupar e investir na carreira.

Para investir é preciso capital, portanto até ter capital para investir tem é de poupar.

Editado por JoaoSousa
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...

O meu conselho tendo em conta o que li seria investir grande parte num PPR. Da benefícios fiscais e alguns têm muito bom desempenho o que a longo prazo vale a pena.

A curto prazo depende do apetite ao risco mas o rendimento será sempre pouco. Com pouco risco decididamente um seguro de capitalização para vencer a inflação, alargando o risco um peer to peer tipo a Raíze para ganhar mais algum

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites