Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Venda ações EDP

tmiranda

Recommended Posts

Boas,

Agora que finalmente a EDP está em alta, estou a pensar vender as ações que tenho. No entanto estou já a prever aqui uma situação complicada para declarar a venda no IRS.

Então é assim:

- As acções foram compradas em 1998 ou 1999, ainda em escudos.

- Na altura comprei 50 ações por ~3.200 cada

- Entretanto penso que comprei mais 14 acções.

- Após a entrada do euro houve um movimento feito pela EDP?, que se não estou em erro multiplicou as acções por 5 (64*5=320)

- Depois penso que a EDP ofereceu mais ações aos accionistas, neste caso mais 4 ações.

Ou seja, tenho um total de 324 ações e quero vender... o meu problema é:

Como é que eu vou declarar esta confusão no IRS? Data e valor de compra, o número de ações, as ofertas, etc???

Preciso mesmo de ajuda...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tens que ter as datas de todos os movimentos presentes. Se não conseguires aceder no teu broker, o extracto anual deve dar-te acesso aos vários movimentos.

Podes ver no link abaixo que o stock split foi em 2000 portanto às acções que detinhas na altura, se não houve direitos envolvidos (o que normalmente acontece portanto tens que precisar se não compraste direitos nessa altura), divides por 5.

"Dar acções" é coisa que não é muito frequente acontecer portanto as 4 acções que referes devem ter aparecido, por exemplo, num aumento de capital.

E sim, é complicado declarar todas estas coisas. É por isso que se deve manter sempre os movimentos "à mão", seja num caderno, seja num ficheiro de excel. Mas agora é tarde para isso.

Uma última nota para acrescentar que se vendes este ano só tens que declarar no próximo mas se fosse a ti começava desde já a procurar todas as informações junto do broker pois não estou muito seguro que consigas obter todas as informações. No limite, caso seja impossível obter toda a informção, declara a venda de acções com o custo médio das mesmas, que deve ser facilmente acessível.

https://portugal.edp.com/pt-pt/historias/privatizacao-da-edp

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 17/02/2020 às 11:52, bring_it_on disse:

Tens que ter as datas de todos os movimentos presentes. Se não conseguires aceder no teu broker, o extracto anual deve dar-te acesso aos vários movimentos.

Podes ver no link abaixo que o stock split foi em 2000 portanto às acções que detinhas na altura, se não houve direitos envolvidos (o que normalmente acontece portanto tens que precisar se não compraste direitos nessa altura), divides por 5.

"Dar acções" é coisa que não é muito frequente acontecer portanto as 4 acções que referes devem ter aparecido, por exemplo, num aumento de capital.

E sim, é complicado declarar todas estas coisas. É por isso que se deve manter sempre os movimentos "à mão", seja num caderno, seja num ficheiro de excel. Mas agora é tarde para isso.

Uma última nota para acrescentar que se vendes este ano só tens que declarar no próximo mas se fosse a ti começava desde já a procurar todas as informações junto do broker pois não estou muito seguro que consigas obter todas as informações. No limite, caso seja impossível obter toda a informção, declara a venda de acções com o custo médio das mesmas, que deve ser facilmente acessível.

https://portugal.edp.com/pt-pt/historias/privatizacao-da-edp

Já encontrei alguns dos documentos relativos ás compras, mas ainda faltam outros...

Como se declara, no IRS, o stock split ocorrido?

Editado por tmiranda
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E pronto, o meu valor stop Loss foi atingido e vendi as ações...

A preparar-me para o IRS do próximo ano, preciso de saber como declarar:

- Stock split (1 ação de 5 euros para 1 ação de 1 euro) ocorrido em julho de 2000

- ações dadas pela EDP (provavelmente na distribuição de dividendos)

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...
    Visitante Sandra Almeida

E afinal como declarou o valor de compra das ações?

Estou com esse problema agora.. Na altura, as ações foram compradas através do Banco Pinto & Sotto Mayor, que entretanto foi adquirido pelo Millennium. Ora estes, agora alegam que não guardam registos tão antigos, pelo que, sem documentos, prevejo um problema, caso tenha uma "auditoria" das finanças.... Também vendi o ano passado, mas acreditei que o meu banco iria passar um documento qualquer com o valor de aquisição... Agora a contabilista ainda não submeteu a declaração de IRS por faltarem estas "provas"!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 years later...
    Visitante NaDuvida
    A 08/06/2021 às 00:19, Visitante Sandra Almeida disse:

E afinal como declarou o valor de compra das ações?

Estou com esse problema agora.. Na altura, as ações foram compradas através do Banco Pinto & Sotto Mayor, que entretanto foi adquirido pelo Millennium. Ora estes, agora alegam que não guardam registos tão antigos, pelo que, sem documentos, prevejo um problema, caso tenha uma "auditoria" das finanças.... Também vendi o ano passado, mas acreditei que o meu banco iria passar um documento qualquer com o valor de aquisição... Agora a contabilista ainda não submeteu a declaração de IRS por faltarem estas "provas"!

Já agora, como é que declarou? Agora sou eu com o mesmo problema! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites