Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Certificados de Aforro ou Certificados do Tesouro para 10K

Recommended Posts

há 14 horas, ARSaramago disse:

Mas, se a Vânia tivesse 40 anos, onde é que considerava melhor fazer esse investimento?

Fundos de investimento em acções americanas de grande capitalização-tecnológicas.

Se a Vânia investir 250 todos os meses e fizer um reforço de 250 euros com os subsidios de férias e de natal, ou seja, ao logo do ano colocar no fundo 3500 euros, existe uma boa possibilidade de aos 65 anos ter +500k nesse fundo. Depois não deve levantar o fundo de uma só vez, para evitar as mais valias, deve levantar 2,5k mensalmente.

Quando eu falo em conservadora, falo no sentido de não investir grandes quantias de um dia para o outro, mas como dizia a minha avó, "Grão a Grão em a Galinha o papo". A regra do investimento num fundo agressivo de acções é fazer a longo prazo e com uma quantia modesta 10% do nosso salário no inicio da nossa vida de trabalho, equivalente com o que gastamos para o prazer pessoal. Este tipo de planeamento que eu falo é para um individuo com formação superior e que tem de ordenado mais de 1500 euros.

Todos os anos deve ser feita uma analise do fundo e comparar com outros fundos do mesmo tipo e verificar se o nosso fundo tem sido bem gerido. Se encontrar um fundo melhor, faz o resgate e investe no outro. Nem todos os anos serão bons, mas haverá muitos anos bons e alguns maus. Os anos maus podem assustar, mas deve seguir o plano, esse é o segredo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...
    • Respostas 120
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

26

• rui_marreiros

15

• tico_ocit

11

• superkinas

8

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Em março a euribor3 era -0,434 O rendimento líquido no primeiro trimestre é (1+e3)/100/4*0,72 ou seja, ~0,10% ... Quanto à comparação entre ambos, só mesmo por simulação com os possíveis val

Certificado Aforro: pode movimentar após 3 meses. Mínimo 100€ Certificado Tesouro: pode movimentar após 12 meses. Mínimo 1000€ Se não precisa do dinheiro, opte por certificados do tesouro.

Tive a curiosidade de também tentar fazer os cálculos. Assumindo o crescimento do pib <= 0, os ctpc dão 1,39% médios (brutos) durante os 7 anos. Após corrigir um erro na contabilização do

Posted Images

Cartão de Crédito dos CTT e Unibanco Life estão a dar cashback na subscrição de Certiticados Aforro em terminal nas lojas CTT, mais alguém usa outro cartão que ainda seja possível subscrever atualmente?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 11/26/2020 at 12:31 AM, rui_marreiros said:

Se a Vânia investir 250 todos os meses e fizer um reforço de 250 euros com os subsidios de férias e de natal, ou seja, ao logo do ano colocar no fundo 3500 euros, existe uma boa possibilidade de aos 65 anos ter +500k nesse fundo. Depois não deve levantar o fundo de uma só vez, para evitar as mais valias, deve levantar 2,5k mensalmente.

Se a Vânia tem agora 40 anos, e colocar 3500 euros durante todos os anos, significa que colocou até aos 65 anos 87.500 Euros.

Agora que esses 87.500 euros sejam efectivamente mais de 500.000 Euros...epa...por amor de D'us.

Se assim o é, então vou ali colocar anualmente 30.000 Euros. Talvez tenha então mais de 5.000.000 aos 65 anos ...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, jopsilveira disse:

Se a Vânia tem agora 40 anos, e colocar 3500 euros durante todos os anos, significa que colocou até aos 65 anos 87.500 Euros.

Agora que esses 87.500 euros sejam efectivamente mais de 500.000 Euros...epa...por amor de D'us.

Se assim o é, então vou ali colocar anualmente 30.000 Euros. Talvez tenha então mais de 5.000.000 aos 65 anos ...

Se o fundo tiver nesses 25 anos, um retorno anualizado de 12%, chega lá :D :D 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros

https://www.fidelity.ca/en/growthcalculator/

Colocar um crescimento de 6%, investimento médio mensal de $333 (média anual),

sem correção da inflação e nem ajustes, neste simulador dá em 36 anos, 507 mil.

Portanto, para quem aos 24 anos começa a trabalhar e a realizar esta poupança pode muito bem ter aos 60 anos esse valor.

O David podia fazer uma simulação com o S&P500 mas com um crescimento no investimento de 2% ao ano e vermos qual seria hoje o valor.

Portanto, @jopsilveira, podes colocar então os teus 30000 euros anuais no S&P500 e é bem provável que tenhas então os 5000000, principalmente se ele tiver o crescimento dos últimos 10 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Tenho 250k € em certificados de aforro série E, subscritos a 25-10-2019.

Como consigo saber a taxa de rentabilidade percentual, a ver se vale ou não a pena ficar com este produto ?

Editado por jopsilveira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem, até acho a rentabilidade muito baixa, se já estiver contemplado o bónus de permanência.

E essa tabela de rentabilidades é estranha, com essa separação estranha de meses.

Também não percebo como é que tendo subscrito a 25-10-2022 e tenho (supostamente) uma rentabilidade de 1,31% e se tivesse esperado 7 dias para entrar em novembro, a rentabilidade seria de 1,603% ??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Está relacionado com o mês de revisão da taxa de juro. A última revisão de taxa ocorreu em julho de 2022 com uma taxa para novas subscrições de 0,81%, pelo que a taxa com o prémio de permanência corresponde aos 1,31% (0,81% + 0,50%)

Assumindo as atuais taxas de juros, na próxima revisão de taxa, em outubro, a taxa de juro será no mínimo os 1,603%

Editado por dmFinancas
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Oi,

está aqui a coçar-me algo na cabeça, pois num outro tópico há um user a dizer certificados subscritos agora terão taxas mais elevadas que os subscritos 2 ou 3 anos atrás.

De facto eu tenho CAs subscritos em outubro de 2019.

E segundo a seguinte tabela: https://www.igcp.pt/fotos/editor2/2022/CA_Taxas_Juro/08_Taxa_Anual_E_PP.pdf deverei ter uma rentabilidade de 1,310%. E esta rentabilidade inclui já o bónus de 0,5% presumo eu, e é de facto rentabilidade mais baixa que os certificados subscritos agora.

Depois esse mesmo user disse que o que ele faz é resgatar sempre os mais antigos e subscrever novos.

O que está aqui a escapar-me? A rentabilidade dos meus certificados não devia vir actualizado com a média Euribor actual? 
    Terei mesmo de resgatar e voltar a subscrever? Assim perderei o bónus de 0,50, mas mesmo com esse bónus a rentabilidade parece ser mais baixa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    23 minutes ago, jopsilveira said:

Oi,

está aqui a coçar-me algo na cabeça, pois num outro tópico há um user a dizer certificados subscritos agora terão taxas mais elevadas que os subscritos 2 ou 3 anos atrás.

De facto eu tenho CAs subscritos em outubro de 2019.

E segundo a seguinte tabela: https://www.igcp.pt/fotos/editor2/2022/CA_Taxas_Juro/08_Taxa_Anual_E_PP.pdf deverei ter uma rentabilidade de 1,310%. E esta rentabilidade inclui já o bónus de 0,5% presumo eu, e é de facto rentabilidade mais baixa que os certificados subscritos agora.

Depois esse mesmo user disse que o que ele faz é resgatar sempre os mais antigos e subscrever novos.

O que está aqui a escapar-me? A rentabilidade dos meus certificados não devia vir actualizado com a média Euribor actual? 
    Terei mesmo de resgatar e voltar a subscrever? Assim perderei o bónus de 0,50, mas mesmo com esse bónus a rentabilidade parece ser mais baixa.

Esse user fez mal as contas. CA de 2018/2019 continuam a pagar mais do que os de 2022, pelo bônus de 0.5% que existe após os 2 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Sobre os certificados de aforro série E (que são os que estão à venda) o juro é a Euribor3meses+1% que não poderá ultrapassar os 3.5%, vamos supor que a E3 chega a 2.5%, alguém sabe se os prémios de permanência somam a estes 3.5% ou este será sempre o máximo a receber?

Cenário hipotético: E3 a 2.5% e certificados mantidos 3 anos, o juro será 4%?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, EagleOne disse:

Sobre os certificados de aforro série E (que são os que estão à venda) o juro é a Euribor3meses+1% que não poderá ultrapassar os 3.5%, vamos supor que a E3 chega a 2.5%, alguém sabe se os prémios de permanência somam a estes 3.5% ou este será sempre o máximo a receber?

Cenário hipotético: E3 a 2.5% e certificados mantidos 3 anos, o juro será 4%?

Sim, somam.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...