Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Os valores penhorados podem ser deduzidos em IRS de 2019?

Jorge Mendes

Recommended Posts

Desde algum tempo que por questões familiares existe uma penhora mensal de 500€ no meu vencimento (6000€ no ano).

A minha questão é se pode ser deduzida em irs tal como as despesas com pensões alimentares e outras.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    Visitante JQuest

Para um CC é bastante ignorante até. 

A pergunta é perfeitamente legitima pois o rendimento auferido foi efetivamente inferior e não espelha a realidade dos factos. 

Seria perfeitamente plausivel que ao rendimento colectavel fosse possivel ser retirada uma parte das penhoras pois a liquidez foi afectada até 1/3. 

Estuda burro, mais do que o estudaste para o exame da ordem !

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 05/04/2020 às 14:10, Visitante JQuest disse:

A pergunta é perfeitamente legitima pois o rendimento auferido foi efetivamente inferior e não espelha a realidade dos factos. 

Seria perfeitamente plausivel que ao rendimento colectavel fosse possivel ser retirada uma parte das penhoras pois a liquidez foi afectada até 1/3. 

Acho perfeitamente plausível que sejas débil mental.

Qualquer pessoa que não seja atrasada mental sabe que impostos pagam-se sobre rendimentos auferidos e não sobre o dinheiro que se tem no bolso.

Cada dia que passa mais me convenço que há 2 tipos de pessoas no mundo : os sérios/honestos e os parasitas.

Nota-se bem quando as pessoas são parasitas, o mindset é sempre o mesmo "portei-me mal, fiz merda e devo ser compensado por isso", nunca fazem um mea culpa, não não, querem que as regras do mundo se ajustem à sua estupidez. O Mundo é que está errado, não eles.  

Tu és um parasita, eu o o Wakka não!!!

O que vale é que já levei a vacina contra a imbecilidade, gente como tu já não me afectam.

há 2 horas, Wakka disse:

Não, o rendimento auferido foi o mesmo e espelha perfeitamente a realidade dos factos. A "penhora" é uma "prestação" por incumprimento, a única diferença é que é paga à cabeça. Considere como qualquer outra prestação que tem de pagar ou acha que também pode deduzir a prestação do Range Rover porque a liquidez foi afetada 1/3? Ou a prestação da mansão porque afeta a liquidez noutros 1/3?

Se fosse assim o crime compensava.

Tenha juizo e não seja idiota nem mal-educado.

Wakka, muito obrigado!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 05/04/2020 às 14:10, Visitante JQuest disse:

Não posso estar mais de acordo com o JQuest.

Eu tenho o meu vencimento penhorado e por isso,essa parte não deveria contar para os impostos pois eu não lhe toco.

CC,porquê essa aversão toda a quem tem dívidas? Eu tenho,não paguei porque não quis,e agora? Sou criminoso?

Eu sou funcionário público e na minha empresa,o chefe da contabilidade pensa exactamente como o CC,penhora o máximo possivel,como se ele tivesse o direito de julgar alguém.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 07/04/2020 às 15:47, Visitante Dino disse:

não paguei porque não quis,e agora? Sou criminoso?

O negrito da sua citação explica a que parte da população você pertence! Não quer pagar e quer benefícios fiscais! É difícil ter compaixão com pessoas assim, algumas podem ter tido azar (como digo no meu post original) mas a maioria é mesmo estupidez, falta de juízo e desonestidade pura.

Respondendo à sua questão, sim é! Em alguns sítios do mundo cortavam-lhe uma mão, não gosta do nosso sistema legal mude-se para a Arábia saudita.

Os meus post anteriores explicam bem a situação. Melhor do que isso só fazendo um desenho, eu tenho pouco jeito para arte, portanto não vou fazer nenhum. 

Vou tentar explicar como se você fosse uma criança de 5 anos:

-compras um carro, a prestação mensal é 300€, aonde é que deduzes nos impostos ??? em lado nenhum!!!

-Não pagas a prestação mensal, és penhorado no vencimento a quantia de 300€, já podias deduzir nos impostos??? O que é que todo o Chico esperto deste pais ia fazer?? 

A maneira como as despesas são pagas não geram nem devem gerar beneficio diferenciado. 

Apenas o tipo de despesa deve gerar deduções, gastas €€€ na educação dos filhos? OK, tens direito a uma dedução à colecta. Gastas €€€€ em  saúde??? ok, deves ter uma dedução à colecta.

Eu sou funcionário público e na minha empresa,o chefe da contabilidade pensa exactamente como o CC,penhora o máximo possivel,como se ele tivesse o direito de julgar alguém.

O chefe da contabilidade não penhora o máximo que pode, ele penhora o que a lei exige e na maneira que a lei estabelece! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Adorei esta parte. 
    Idiotisse ao mais alto nível.

há 13 horas, Miguel Costa disse:

Todo este tópico é de chorar a rir, a mentalidade do tugão é qualquer coisa de extraordinária.

Acho que não tem a ver com ser tuga ou não, pessoas assim há em todo o lado infelizmente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 5 weeks later...
    Visitante Sator

Bom dia, tenho uma penhora de 1/3 do vencimento, por ter participado num negócio que envolvia alguns familiares e um vendedor de carros. O negócio, consistia em entregar um terreno urbano ao referido vendedor em troca de valor monetário e de 2 viaturas, a mim e ao meu irmão. Mas o negócio correu mal para o meu lado, porque o vendedor não cumpriu o contrato, porque nunca pagou o total do valor pelo terreno e nunca registou a viatura para meu nome. Agora, veio pedir o valor dessa viatura (+juros) dessa viatura que ficou parada vários anos, até apodrecer, porque não conseguia legaliza-la em meu nome e nem, como é óbvio, podia circular com ela ... é justo? Estou a aguardar o desfecho... mas enquanto o processo continua também continua a penhora diminui 1/3 do meu rendimento.

Testemunhei a minha história para alertar os sábios de secretária que a vida das pessoas é mais complicada que aquilo que o monitor lhes apresenta. Nem sempre se trata de ter adquirido algo sem pagar.. no meu caso, só tive chatices e complicações.

Ora, sobre a questão inicial, continuo em duvida se existe a hipótese de escolher a não dedução desse valor no IRS 2019? E se, no final do meu processo e quando receber o valor total penhorado, terei de deduzir esse valor no IRS do próximo ano?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 11 months later...

Vai mal a justiça em Portugal com mentalidades destas.

Se alguém tem o ordenado penhorado não é forçosamente um bandido que não quis pagar as dívidas. Quantos não se encontraram já nessa situação apenas por terem sido vitimas de falcatruas, ou por terem sido fiadores, por terem perdido emprego ou outros rendimentos e ficaram impossibilitados de cumprir com as suas obrigações, por terem sido obrigados a acudir a situações de vida ou morte, de saúde, etc.

Conheço muita gente nessa situação que são boas pessoas, que sempre cumpriram, até um dia em que simplesmente não conseguiram.

Também conheço muita gente que têm tudo em ordem, aparentemente, e que são uns grandes bandidos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 10/04/2021 às 11:18, Visitante Jonas disse:

Se alguém tem o ordenado penhorado não é forçosamente um bandido que não quis pagar as dívidas.

Conheço muita gente nessa situação que são boas pessoas, que sempre cumpriram, até um dia em que simplesmente não conseguiram.

Também conheço muita gente que têm tudo em ordem, aparentemente, e que são uns grandes bandidos.

Certo.

Mas também há os que estão nessa situação por irresponsabilidade ou má fé.

Resumindo, há de tudo. Cada caso é um caso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Exactamente e como há vários tipos de penhora e de responsabilidades, devia haver  também vários tipos de códigos para penhoras. Mas isso é sigilo, certo? E como estão feitas as coisas todos o que são penhorados, independentemente de serem honestos ou vitimas de burla, pagam pela mesma tabela. São penhorados são vigaristas.

Eu neste momento depois de uma vida a tomar conta dos meus pais tenho a ameaça de os meus irmão me pedirem rendas, por não os deixar vir aqui levar o recheio da casa. Mesmo eles querendo me roubar aquilo que é meu. Vou ter um processo e se calhar a minha reforma e a minha casa penhorada para pagar a estes dois parasitas. 

Vou para a rua e ainda sou chamada de vigarista?? Porque razão? 

Tenho que ter direito a deduzir isto no irs, direito a estado de pobreza extrema. Porque com 490 euros de reforma e uma adolescente em casa é isso que eu vou ser. Para alem de que sou deficiente, mas como ainda ando apesar de estar quase numa cadeira de rodas. Não sou deficiente na lei. Como futura vigarista, eu não concordo com esta lei generalizada.

Editado por PaulaSar
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, PaulaSar disse:

Exactamente e como há vários tipos de penhora e de responsabilidades, devia haver  também vários tipos de códigos para penhoras. Mas isso é sigilo, certo? E como estão feitas as coisas todos o que são penhorados, independentemente de serem honestos ou vitimas de burla, pagam pela mesma tabela. São penhorados são vigaristas.

Eu neste momento depois de uma vida a tomar conta dos meus pais tenho a ameaça de os meus irmão me pedirem rendas, por não os deixar vir aqui levar o recheio da casa. Mesmo eles querendo me roubar aquilo que é meu. Vou ter um processo e se calhar a minha reforma e a minha casa penhorada para pagar a estes dois parasitas. 

Vou para a rua e ainda sou chamada de vigarista?? Porque razão? 

Tenho que ter direito a deduzir isto no irs, direito a estado de pobreza extrema. Porque com 490 euros de reforma e uma adolescente em casa é isso que eu vou ser. Para alem de que sou deficiente, mas como ainda ando apesar de estar quase numa cadeira de rodas. Não sou deficiente na lei. Como futura vigarista, eu não concordo com esta lei generalizada.

Quem é vítima de burla tem o processo em tribunal e as coisas (se tudo correr bem) irão resolver-se da melhor forma. Vou atirar para o ar, mas pelo que conheço, diria que  90% das penhoras não são devido a burlas. São sim por incumprimento no pagamento de algo. 

Se não conseguiu pagar porque se esticou na prestação que achava que conseguia pagar, se não conseguiu pagar porque não quis como o Visitante Dino referiu, ou se não conseguiu pagar porque teve azar na vida parece-me indiferente. 

Não está aqui em causa a pessoa ser boa ou má em termos de personalidade até porque isso não tem qualquer impacto na gestão do dinheiro. O que tem impacto na gestão do dinheiro é precisamente ser mau nessa área e ser mau com dinheiro normalmente é o que causa a penhora em primeira instância, retirando obviamente o caso de burla.

Mesmo no caso de "azar na vida" ou até burla, dependendo do montante burlado, estes pode muitas vezes ser evitados ou minimizados caso:
    - Haja um fundo de reserva
    - A taxa de esforço não supere os 10-15% em vez dos 20%, 30%, 40% e muitas vezes 50% que se vê muita gente falar.
    - Exista subscrição de seguros adequados
    - Não se seja demasiado consumista
    - Não se peça créditos pessoais sem sentido e/ou ao consumo
    - Etc

Não conheço a sua história em especifico pelo que não posso comentar sobre o tema dos seus irmãos, mas quanto à reforma, se de facto recebe apenas 490€ de pensão e é uma pensão normal, então nesse caso a dedução em IRS de uma penhora não iria ter qualquer impacto pois com este valor nem sequer desconta IRS.

A meu ver, em nenhuma situação faz sentido uma penhora ter beneficio de IRS, mas "change my mind".

55ax9t.jpg

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O sr continua a medir tudo pela mesma medida, muitas das pessoas que são penhoradas a divida não é delas.

Quando se tem a sua vida pessoal organizada, com empréstimos normais e na boa fé se é fiador de outra pessoa, não se está á espera que quem ajudamos não pague o empréstimo, certo?

Ora, se se tem o nosso crédito habitação ao banco, e outras responsabilidades, tendo nós as nossas vidas organizadas. Muitos se dão como fiadores na boa fé porque assim os bancos obrigam. Como nós próprios tivemos fiadores. Quando quem ajudamos não paga, o banco exige o dinheiro aos fiadores e quando não tem penhora os fiadores. Isto no irs como sabe não dá desculpas e não dá isenção de imposto, mesmo a pessoa ficar quase sem rendimentos por ter as suas próprias obrigações, certo? Ora quando uma pessoa é penhorada seja por que razão for não deve ficar no limiar da pobreza e continuar a pagar impostos como se nada acontecesse. Também pessoas que são penhoradas por razões que não tem culpa deviam ter um escalão escalão especial. Mais apesar de ter que pagar a divida que não é delas, o "vigarista" é dono do bem. E não pode o fiador, apesar de pagar a divida, ficar com o bem. Certo?

O meu caso foi só uma nota, vou esclarecer. Vou ter uma divida não má gestão, nem porque sou vigarista. Vou ter uma divida que vai ser exigida por pessoas, os meus irmãos, porque não os deixo roubar o recheio da casa. A única coisa que querem é me prejudicar. 

O sr continua a generalizar os casos de penhora, os tribunais são para quem tem dinheiro. Sabe quanto tempo leva a segurança social a dar apoio jurídico??? Eu sei, e lhe garanto que quando a segurança social responde o sr já não pode contestar a penhora, porque já passou o prazo. A segurança social dá 14 dias para responder, as finanças não sei, Nunca tive uma dividas com as finanças, nem nunca deixo passar os prazos de pagamento. Nenhum prazo de pagamento. Nem do IMI, paguei sempre o IMI todo de uma vez. A segurança social cobra dividas aos desempregados quando se engana nas contas, o sr sabia? E quando manda a divida, toda de uma vez, e demora meses a mandar, dos erros que faz, tem o sr 14 dias para pagar ou fica sem apoios durante anos ou penhorado. Eu uma vez chegou-me uma divida para pagar da segurança social de um erro de contas deles, divida que não existia eu para além de ser humilhada por caloteira na tesouraria. Tive que mostrar a nota de pagamento da segurança social que me pagou antes de eu pagar a divida. Isto porque a segurança social não se engana. Ou sela pagaram-me para  eu pagar. Quem se enganou nas contas ficou com a ficha limpa, e eu é que fui chamada de caloteira. Mas no sei entender, como o sr diz, as pessoas tem dividas porque não sabem gerir o dinheiro.

Quanto aos seus tópicos, mais um esclarecimento da minha parte. Eu não tenho dividas. Eu nunca dou um passo maior que a perna. A casa é minha paguei-a sozinha em 10 anos de empréstimo. Paguei os meus 2 primeiros carros em menos de 10 meses. O carro que tenho hoje que é um toyota, está pago a muitos anos, é meu. Não devo nada a ninguém. Não tenho ajudas de ninguém, nem do pai da minha filha. Os 490 euros da minha reforma "normal", graças a mim e só a mim, é para comer. Por isso quando o sr afirma e dá tópicos de boa gestão, está a falar com a mulher errada. Não tenho marido nem quero, já me bastou o meu ex. Não preciso é que venham me tentar por na miséria. Se eu for penhorada por culpa dos outros, que benefícios eu tenho das finanças e da segurança social? A resposta que o sr escreveu? Não sou eu que preciso de conselhos de gestão familiar, como eu disse: - Eu não tenho dividas!

Quando as pessoas são penhoradas ficam muitas sem dinheiro para comer e com os rendimentos brutos não tem direito a redução de irs, não tem direito a tarifas sociais, não tem direito a abonos de família. 

O sr continua a julgar os outros com a sua opinião, de só ter um peso e uma medida. E isso é o que a lei faz, é para isso que a lei é cega. Regras gerais para defender os direitos do cidadão. Mas há tribunais, pois há sempre leis que defendem as vitimas, se houver provas. Se não houver provas ou o crime prescrever não acontece nada. Certo? Nós não precisamos de uma única bitola.  Para si quem perde o emprego, seja culpa dele ou não, não tem que ser ridicularizado. Como no outro pós que o sr comentou. O sr não pensa que a pessoa desempregada pode ter razão? Ou quando me deu aulas de gestão, por acaso pensou que eu poderia saber gerir melhor que o sr, apesar de ter tanto voto verde? Não preciso de um curso superior para ser honesta e responsável. Preciso é de esticar o dinheiro para conseguir cumprir as minhas responsabilidades e isso os meus pais me ensinaram muito bem.

Eu tenho esta mania estúpida de pobre, de ter empatia pelas pessoas. E independentemente da pessoa que faz a pergunta eu tento me por no seu lugar. Sabe é uma mania idiota que as pessoas sem estudos e pobres que se habituaram a ajudar pais, vizinhos e conhecidos, continuam a teimar continuar a fazer. Não é por ser desempregado ou por ter cadastro que eu não ajudo as pessoas. Até os bandidos que cumprem pena já pagaram ou estão a pagar pelo crime. Não me cabe a mim julgar as pessoas, para isso como diz estão cá os tribunais, para quem tem dinheiro claro. E pode por outra vez o seu voto vermelho ao meu comentário, eu já estou habituada a ser considerada uma raça em extinção. Todos nós mais cedo ao mais tarde precisamos de ajuda. Eu ajudo e tento ajudar todas as pessoas que precisam. Mania de pobre e ignorante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 54 minutos, PaulaSar disse:

O sr continua a medir tudo pela mesma medida, muitas das pessoas que são penhoradas a divida não é delas.

Quando se tem a sua vida pessoal organizada, com empréstimos normais e na boa fé se é fiador de outra pessoa, não se está á espera que quem ajudamos não pague o empréstimo, certo?

Claro que se está. Ser fiador de alguém não é brincadeira nenhuma, se uma pessoa aceita ser fiador há que ter em conta o pior cenário possível e se nessa eventualidade será possível efetuar esse pagamento. Não fazendo estas contas, é um fiador irresponsável.

Ora, se se tem o nosso crédito habitação ao banco, e outras responsabilidades, tendo nós as nossas vidas organizadas. Muitos se dão como fiadores na boa fé porque assim os bancos obrigam. Como nós próprios tivemos fiadores. Quando quem ajudamos não paga, o banco exige o dinheiro aos fiadores e quando não tem penhora os fiadores. Isto no irs como sabe não dá desculpas e não dá isenção de imposto, mesmo a pessoa ficar quase sem rendimentos por ter as suas próprias obrigações, certo? Ora quando uma pessoa é penhorada seja por que razão for não deve ficar no limiar da pobreza e continuar a pagar impostos como se nada acontecesse. Também pessoas que são penhoradas por razões que não tem culpa deviam ter um escalão escalão especial. Mais apesar de ter que pagar a divida que não é delas, o "vigarista" é dono do bem. E não pode o fiador, apesar de pagar a divida, ficar com o bem. Certo?

Os bancos não obrigam fiadores em todas as circunstâncias, só o fazem quando o capital de quem está a pedir empréstimo é baixo e/ou existe risco de não pagamento do mesmo. Eu não tenho fiadores no meu crédito habitação e fiz os possíveis para que isso não acontecesse. Responsabilizar alguém pelos meus eventuais erros é uma irresponsabilidade muito grande e um peso que não quero ter em cima.

O meu caso foi só uma nota, vou esclarecer. Vou ter uma divida não má gestão, nem porque sou vigarista. Vou ter uma divida que vai ser exigida por pessoas, os meus irmãos, porque não os deixo roubar o recheio da casa. A única coisa que querem é me prejudicar. 

O sr continua a generalizar os casos de penhora, os tribunais são para quem tem dinheiro. Sabe quanto tempo leva a segurança social a dar apoio jurídico??? Eu sei, e lhe garanto que quando a segurança social responde o sr já não pode contestar a penhora, porque já passou o prazo. A segurança social dá 14 dias para responder, as finanças não sei, Nunca tive uma dividas com as finanças, nem nunca deixo passar os prazos de pagamento. Nenhum prazo de pagamento. Nem do IMI, paguei sempre o IMI todo de uma vez. A segurança social cobra dividas aos desempregados quando se engana nas contas, o sr sabia? E quando manda a divida, toda de uma vez, e demora meses a mandar, dos erros que faz, tem o sr 14 dias para pagar ou fica sem apoios durante anos ou penhorado. Eu uma vez chegou-me uma divida para pagar da segurança social de um erro de contas deles, divida que não existia eu para além de ser humilhada por caloteira na tesouraria. Tive que mostrar a nota de pagamento da segurança social que me pagou antes de eu pagar a divida. Isto porque a segurança social não se engana. Ou sela pagaram-me para  eu pagar. Quem se enganou nas contas ficou com a ficha limpa, e eu é que fui chamada de caloteira. Mas no sei entender, como o sr diz, as pessoas tem dividas porque não sabem gerir o dinheiro.

Quanto aos seus tópicos, mais um esclarecimento da minha parte. Eu não tenho dividas. Eu nunca dou um passo maior que a perna. A casa é minha paguei-a sozinha em 10 anos de empréstimo. Paguei os meus 2 primeiros carros em menos de 10 meses. O carro que tenho hoje que é um toyota, está pago a muitos anos, é meu. Não devo nada a ninguém. Não tenho ajudas de ninguém, nem do pai da minha filha. Os 490 euros da minha reforma "normal", graças a mim e só a mim, é para comer. Por isso quando o sr afirma e dá tópicos de boa gestão, está a falar com a mulher errada. Não tenho marido nem quero, já me bastou o meu ex. Não preciso é que venham me tentar por na miséria. Se eu for penhorada por culpa dos outros, que benefícios eu tenho das finanças e da segurança social? A resposta que o sr escreveu? Não sou eu que preciso de conselhos de gestão familiar, como eu disse: - Eu não tenho dividas!

Estou a generalizar precisamente porque uma penhora é uma penhora, não há penhores melhores ou piores que outras. Apenas há penhoras que foram obtidas em circunstâncias diferentes. Quanto aos restantes temas da segurança social, não faço ideia do que está a falar mas nem tudo é preto no branco. Não sei o caso especifico a que se refere mas mais uma vez, a maioria das pessoas que fica com dividas por causa do subsidio de desemprego é por desconhecimento/falta de literacia financeira ou falta de bom senso. Maioritariamente estas dividas dão-se quando uma pessoa iniciou o emprego e não deu baixa do subsidio, ou acaba por receber um subsidio de um mês inteiro porque já foi processado antes de ter iniciado um novo trabalho. 

Estas dividas são JUSTAS e a segurança social tem todo o direito de pedir o dinheiro que foi transferido a mais. As pessoas têm de ter noção e a partir do momento que recebem a carta efetuar o pagamento do valor em divida. Outra coisa, nestes casos é sempre melhor pagar primeiro e contestar depois para não acumular juros sobre essas dividas caso eventualmente venha a perder o caso.

Estes casos normalmente são retratados por quem os recebe precisamente como refere "a segurança social enganou-se nas contas" quando na realidade a história é bem distinta. Obviamente que a Seg.Social também se engana efectivamente nos cálculos, não vou ser hipócrita mas mais uma vez quem recebeu o dinheiro tem de ter noção se aquele montante faz ou não sentido para o subsidio em questão.

Eu não lhe estou a chamar nada nem quero interferir na sua vida pessoal. Isso só a si lhe diz respeito pois eu nunca a acusei de ser vigarista, caloteira ou de ter dividas. E mesmo que tivesse dívidas não iria mudar a minha opinião com os argumentos que utilizou até agora.

Quando as pessoas são penhoradas ficam muitas sem dinheiro para comer e com os rendimentos brutos não tem direito a redução de irs, não tem direito a tarifas sociais, não tem direito a abonos de família. 

O sr continua a julgar os outros com a sua opinião, de só ter um peso e uma medida. E isso é o que a lei faz, é para isso que a lei é cega. Regras gerais para defender os direitos do cidadão. Mas há tribunais, pois há sempre leis que defendem as vitimas, se houver provas. Se não houver provas ou o crime prescrever não acontece nada. Certo? Nós não precisamos de uma única bitola.  Para si quem perde o emprego, seja culpa dele ou não, não tem que ser ridicularizado. Como no outro pós que o sr comentou. O sr não pensa que a pessoa desempregada pode ter razão?

Que eu saiba uma opinião não é nenhum julgamento e de longe tenho só um peso e uma medida. Na realidade até sou bastante compreensivo e aberto a opiniões e pontos de vista diferentes, caso contrário não estaria a debater este tema consigo. 

Ou quando me deu aulas de gestão, por acaso pensou que eu poderia saber gerir melhor que o sr, apesar de ter tanto voto verde? Não preciso de um curso superior para ser honesta e responsável. Preciso é de esticar o dinheiro para conseguir cumprir as minhas responsabilidades e isso os meus pais me ensinaram muito bem.

Eu tenho esta mania estúpida de pobre, de ter empatia pelas pessoas. E independentemente da pessoa que faz a pergunta eu tento me por no seu lugar. Sabe é uma mania idiota que as pessoas sem estudos e pobres que se habituaram a ajudar pais, vizinhos e conhecidos, continuam a teimar continuar a fazer. Não é por ser desempregado ou por ter cadastro que eu não ajudo as pessoas. Até os bandidos que cumprem pena já pagaram ou estão a pagar pelo crime. Não me cabe a mim julgar as pessoas, para isso como diz estão cá os tribunais, para quem tem dinheiro claro. E pode por outra vez o seu voto vermelho ao meu comentário, eu já estou habituada a ser considerada uma raça em extinção. Todos nós mais cedo ao mais tarde precisamos de ajuda. Eu ajudo e tento ajudar todas as pessoas que precisam. Mania de pobre e ignorante.

Não lhe dei aula nenhuma de gestão até porque não sou professor, mas posso recomendar-lhe alguns cursos/videos se estiver interessada.

Você leva as coisas muito a peito e de forma muito pessoal e frustrada, eu em algum ponto lhe disse que você especificamente não sabia gerir dinheiro ou que eu sabia gerir melhor que você? Nunca. Repare que em todas as suas respostas você é que se ofende constantemente e assume que os outros acham inserir adjetivo ou pensamento negativo aqui sobre si. Sugiro sinceramente um psicólogo experiente em complexos de inferioridade. Tenho a certeza que irá melhorar a sua forma de estar na vida.

Quanto ao voto vermelho no outro tópico, se vir no meu histórico é muito raro dar votos negativos, e a Paula só o levou porque distorceu tudo o que eu disse e não foi capaz de compreender e interpretar aquilo que expliquei. Sinceramente nem me lembrava que era a mesma pessoa porque não decorei o nome do user dessa discussão. De qualquer forma o sistema de votos serve para isso mesmo, você também está no direito de me dar votos negativos se assim o entender, não vou ficar melindrado por isso. Espero que este tópico não se torne numa discussão sobre votos negativos como está a ocorrer no tópico dos Fundos.

Editado por Wakka
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ena Paula, mais um "testamento"! E tanta revolta nas suas respostas.

Isto não é um campo de batalha, é um local onde se trocam pontos de vista, de preferência com a cabeça fria e respeito pelas diferentes opiniões.

É ótimo que sinta empatia pelas pessoas. Mas num fórum deve-se procurar e prestar acima de tudo informação objetiva. Dar as ferramentas para as pessoas construirem as suas próprias soluções.

Não vale a pena enervar-se tanto, ainda por cima com pessoas "virtuais". O stress só nos faz mal.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O facto de eu escrever muito é mania. Mas

há 3 horas, JRJordao disse:

Ena Paula, mais um "testamento"! E tanta revolta nas suas respostas.

Isto não é um campo de batalha, é um local onde se trocam pontos de vista, de preferência com a cabeça fria e respeito pelas diferentes opiniões.

É ótimo que sinta empatia pelas pessoas. Mas num fórum deve-se procurar e prestar acima de tudo informação objetiva. Dar as ferramentas para as pessoas construirem as suas próprias soluções.

Não vale a pena enervar-se tanto, ainda por cima com pessoas "virtuais". O stress só nos faz mal.

O facto de eu escrever muito é mania. Mas engana-se de dizer que isto é uma guerra, não é minha intenção, nunca foi. Quem não tem respeito por diferentes opiniões não sou eu. Tento sempre dar respostas objectivas e tento sempre responder á pessoa que pede ajuda. Nem sempre as respostas legais são as que as pessoas procuram. Há outras soluções antes de se partir para vias legais. E essas sim também tem que ser exploradas e tentadas. Construir soluções, para mim, não basta dizer a lei e as pessoas comprem. Não é assim tão fácil. Quanto à minha resposta ao sr Wakka ele sabe bem de que eu falo, já não falo do meu comentário. Falo do que fez ao jovem desempregado da nos, um comentário desnecessário e muito desagradável. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, PaulaSar disse:

Quanto à minha resposta ao sr Wakka ele sabe bem de que eu falo, já não falo do meu comentário. Falo do que fez ao jovem desempregado da nos, um comentário desnecessário e muito desagradável. 

Refere-se a isto?  

A 09/04/2021 às 14:22, Wakka disse:

Começou bem :) 

Depende do que diz o seu contrato, por vezes as formações pagas só são "oficializadas" quando a formação é terminada com sucesso, o que claramente não foi o caso.
    Veja o que diz o seu contrato.

Não me parece ter havido intenção de ofensa ou humilhação, como (suponho) tenha parecido à Paula. Foi apenas um pouco de humor, talvez um pouco "negro". A vida é mais fácil quando somos capazes de rir, mesmo de nós próprios, na face das adversidades.

Enquanto nos "chateamos" uns com os outros, o jovem desempregado da nos nem voltou a aparecer para agradecer ou reagir às opiniões. Provavelmente já nem quer saber de nós para nada. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

sr @Wakka 

há 3 horas, Wakka disse:

Não lhe dei aula nenhuma de gestão até porque não sou professor, mas posso recomendar-lhe alguns cursos/videos se estiver interessada.

há 3 horas, Wakka disse:

Sugiro sinceramente um psicólogo experiente em complexos de inferioridade. Tenho a certeza que irá melhorar a sua forma de estar na vida.

Que tipo de comentário quer que eu faça agora quer a respeito disto? 

Quem não aceita o que os outros dizem é o sr eu não preciso de cursos de gestão. Eu não tenho dividas. Eu também não precisei de fiador. Mas agora não faz empréstimos sem fiador. Isso foi noutros tempos. E a minha divida da segurança social foi porque eu recusei subsidio de curso. E pediram-me para pagam um subsidio que eu nunca recebi. Eu não ia aceitar subsidio com o valor de subsidio de desemprego que tinha quando havia pessoas no curso no RSi. Não sou hipócrita,

Quem não atingiu a minha ironia foi o sr. Mas pelos visto eu usar os meus comentários irónicos rebaixando-me propositadamente não foram suficientes para o sr. se sentir superior tinha mais uma vez me chamar "???" pode explicar? já que deturpo tudo o que diz? Posso atirar talvez desequilibrada emocionalmente e complexo de inferioridade? Não? è melhor talvez esclarecer não quero voltar a deturpar o que escreve.

Eu não tenho falta de auto estima. Eu não sou inferior a ninguém. Eu não sou superior a ninguém. Eu só não usarei nada para rebaixar ninguém e defenderei quem acho que deve ser defendido. Nunca tenho o habito de puxar os galões, nem me dizer melhor que os outros. Nunca rebaixei ninguém, nem uma pessoa analfabeta. Para mim eu comparada com qualquer pessoa de idade sou uma ignorante, pois eu não sei nem metade do que ela sabe. Todas as pessoas merecem ser tratadas como pessoas.  E a minha deturpação dos seus comentários deveu-se a estar cansada de ver pessoas serem mal tratadas só porque tem orientação sexual diferente. São pessoas. E eu pedi a um a pessoa com estudos para ler os cometários. E o sr não levou comentários nem votos negativos porque eu pedi para não o fazerem. Não sou vingativa, o sr tem direito á sua opinião baseada nos seu conhecimentos técnicos eu tenho a minha opinião por experiencia e testemunho. E tento ser sim o mais objetiva possível. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 28 minutos, PaulaSar disse:

sr @Wakka 

Que tipo de comentário quer que eu faça agora quer a respeito disto? 

Quem não aceita o que os outros dizem é o sr eu não preciso de cursos de gestão. Eu não tenho dividas. Eu também não precisei de fiador. Mas agora não faz empréstimos sem fiador. Isso foi noutros tempos. E a minha divida da segurança social foi porque eu recusei subsidio de curso. E pediram-me para pagam um subsidio que eu nunca recebi. Eu não ia aceitar subsidio com o valor de subsidio de desemprego que tinha quando havia pessoas no curso no RSi. Não sou hipócrita,

Quem não atingiu a minha ironia foi o sr. Mas pelos visto eu usar os meus comentários irónicos rebaixando-me propositadamente não foram suficientes para o sr. se sentir superior tinha mais uma vez me chamar "???" pode explicar? já que deturpo tudo o que diz? Posso atirar talvez desequilibrada emocionalmente e complexo de inferioridade? Não? è melhor talvez esclarecer não quero voltar a deturpar o que escreve.

Eu não tenho falta de auto estima. Eu não sou inferior a ninguém. Eu não sou superior a ninguém. Eu só não usarei nada para rebaixar ninguém e defenderei quem acho que deve ser defendido. Nunca tenho o habito de puxar os galões, nem me dizer melhor que os outros. Nunca rebaixei ninguém, nem uma pessoa analfabeta. Para mim eu comparada com qualquer pessoa de idade sou uma ignorante, pois eu não sei nem metade do que ela sabe. Todas as pessoas merecem ser tratadas como pessoas.  E a minha deturpação dos seus comentários deveu-se a estar cansada de ver pessoas serem mal tratadas só porque tem orientação sexual diferente. São pessoas. E eu pedi a um a pessoa com estudos para ler os cometários. E o sr não levou comentários nem votos negativos porque eu pedi para não o fazerem. Não sou vingativa, o sr tem direito á sua opinião baseada nos seu conhecimentos técnicos eu tenho a minha opinião por experiencia e testemunho. E tento ser sim o mais objetiva possível. 

Eu não aceito opiniões? Ok. Fique na sua que eu fico na minha.

Não precisa de cursos de gestão? Que profissional que você me saiu. Até os gestores precisam mas você não. Ok.

Quanto aos fiadores:
    Até dia 12/04/2021 fazia-se empréstimos sem fiador. Após este fatídico dia, talvez não, não sei. Amanhã ligo para o banco a perguntar novamente.

Se não tem falta de auto-estima parece e como é óbvio a conversa só chegou a este ponto porque você assim o quis e fez por isso. Leia novamente as respostas, faça-o várias vezes e talvez veja a luz. Quanto à deturpação no outro tópico foi de facto deturpação/mal entendimento, o que quer que tenha sido foi uma resposta completamente sem nexo. Se está cansada de ver pessoas serem mal tratadas diriga-se às pessoas que maltratam os homossexuais e não descarrege a sua frustração em algo/alguém que nada tem a ver. Vá para as manifestações anti-raciais e LGBTQ, faça parte dos grupos solidários do facebook contra as minorias, irrite-se com os skinheads e com os homofóbicos. Faça isso no local apropriado e quando existe motivo para tal, o que não foi claramente o caso.

Você pediu a quem para não me dar votos negativos? Mas o que é isto agora a ditadura da solidariedade dos votos negativos no fórum finanças? 

Por fim, todas as pessoas aqui do fórum têm conhecimento mais técnico em alguma coisa, incluindo a Paula, mas têm também experiência e testemunho de muitas outras. Você não é a única com experiencia de vida, com azares e com problemas.

Todos os membros daqui do fórum têm também direito à sua opinião, seja ela mais ou menos técnica. Ninguém é obrigado a concordar com a opinião dos outros e ainda bem.

há 29 minutos, JRJordao disse:

Refere-se a isto?  

Não me parece ter havido intenção de ofensa ou humilhação, como (suponho) tenha parecido à Paula. Foi apenas um pouco de humor, talvez um pouco "negro". A vida é mais fácil quando somos capazes de rir, mesmo de nós próprios, na face das adversidades.

Enquanto nos "chateamos" uns com os outros, o jovem desempregado da nos nem voltou a aparecer para agradecer ou reagir às opiniões. Provavelmente já nem quer saber de nós para nada. :)

Aparentemente o humor, ironia, etc só serve se for para nos rebaixarmos a nós próprios propositadamente.

Eu também não considero que tenha sido ofensivo, e para retirar de lá essa parecença e não ser mal interpretado coloquei o simley mas claramente não funcionou.
    Em todo o caso, mesmo que tivesse sido desagradável propositadamente (por vezes acontece) não me parece que seja motivo para fazer um pé de vento por causa de alguém que nem se deu ao trabalho de registar no fórum e provavelmente não leu, nem vai ler a resposta. 

Editado por Wakka
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites