Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundo de Investimento - Banco em Espanha

sepol

Recommended Posts

Boa noite,

Sou residente fiscal em Portugal e tenho uma carteira de fundos de investimento num banco espanhol, em Espanha. 

Quando liquidar as minhas posições, imagino que tenha de declarar os rendimentos obtidos no estrangeiro. 

Entretanto, há alguma obrigação fiscal para com o estado Portugues?  

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins

Se os fundos de investimento sao de capitalizaçao, a resposta e´ nao (tributaçao de mais valias).

Se distribuem rendimentos periodicamente, entao a resposta e´ sim (tributaçao de dividendos/juros).

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 12/01/2020 às 19:27, Francisco_ disse:

Se os fundos de investimento sao de capitalizaçao, a resposta e´ nao (tributaçao de mais valias).

Se distribuem rendimentos periodicamente, entao a resposta e´ sim (tributaçao de dividendos/juros).

Obrigadão.

Nunca recebi juros pois são de acc. Mas já agora, se liquidar uma posição e gerar mais valia, tem ideia quanto é que o estado espanhol me vai reter?

Sabe como funciona a dupla tributação, no caso de Espanha?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    4 hours ago, sepol said:

Obrigadão.

Nunca recebi juros pois são de acc. Mas já agora, se liquidar uma posição e gerar mais valia, tem ideia quanto é que o estado espanhol me vai reter?

Sabe como funciona a dupla tributação, no caso de Espanha?

Obrigado

Não conheço minimamente o sistema fiscal espanhol e possiveis acordos.

No entanto, se a sua residência fiscal for em Portugal, em principio quando resgatar as unidades de participação ninguem lhe aplica tributação e depois tem de declarar as mais/menos valias decorrentes no IRS do ano em questão. A automatização ou não do processo dependerá também do domicilio fiscal do fundo de investimento.

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites