Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Sign in to follow this  
    ritadeaires

    ?? Passo a passo - crédito habitação ??

    Recommended Posts

    ritadeaires

    Olá

    Estou na fase de me decidir pelo banco onde vou pedir o empréstimo. Quero fazê-lo ainda esta semana.

    A escritura está combinada para daqui a um mês (meados de Julho).

    A mudança prevista para Setembro.

    Alguém me orienta, passo-a-passo, sobre o que é necessário fazer antes e depois da escritura e com que timings?

    Mais precisamente, fazer o quê, quem o faz, onde o fazer, quando. Refiro-me a coisas do género (conversão de registos, isenção so IMI, pagamento IMT, registos provisórios, mudança de contadores, cancelamento de luz, gaz, etc. na casa que abandono e irei arrendar...).

    No fundo, preciso uma agenda para todas estas coisas que implicam compra e mudança de casa, sobretudo ao nível da documentação, que nem sei bem o que é, nem onde tratar...

    Obrigada!

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    pauloaguia

    * Vá já ao seu futuro centro de saúde / unidade de saúde familiar saber o que precisa fazer para pedir um médico de família. O mais provável é que leve alguns meses (anos?) a conseguir, por isso quanto mais cedo meter os papeis melhor.

    * Antes da escritura pagar o IMT - a prova de pagamento é precisa para a escritura

    * A conversão de registos, penso que é feita logo a seguir à escritura, no registo predial. Não sei se o banco trata disso ou se é preciso tratar disso pessoalmente, nunca contratei um crédito habitação, não sei dizer com certeza.

    * Mudar a morada nas finanças - pode fazê-lo no site das declarações electrónicas. Atenção que lhe mandam uma carta para a nova morada para confirmação - se mudar para longe, é capaz de ser melhor fazê-lo só depois da mudança. Tem 6 meses desde a compra para o fazer, mas sugiro que o faça assim que possível.

    * Pode fazer o pedido de isenção do IMI também através do site das declarações electrónicas ou dirigindo-se à repatição de Finanças a que pertence o imóvel. Recomendo vivamente a primeira opção. Só o pode fazer depois de alterada a morada (e confirmada a alteração), tendo 60 dias depois disso. Mais uma vez, faça-o assim que possível

    * Com o contrato promessa já pode pedir a ligação da água, luz, etc, por isso até podia fazê-lo hoje. Uma vez que a mudança será só em Setembro, pode não fazer sentido estar a pagar dois meses de contador (supostamente deviam ter acabado com isso, mas a verdade é que há muita taxa fixa mesmo que não se consuma nada). A menos que precise desses serviços antes da mudança, para aí um mês de antecedência deve ser suficiente (informe-se na câmara, edp, etc). Atenção que a instalação do gás requer uma vistoria que vai ter que pagar e é marcada no momento da requisição do serviço. Se quiser ADSL, comece um pouco mais cedo - entre a contratação da linha telefónica e a activação do serviço ainda passam tipicamente algumas semanas...

    * Para cancelar os serviços actuais também é melhor perguntar junto dos fornecedores respectivos. Em alguns casos pode dizer o dia a partir do qual pretende descontinuar o serviço e por isso precisa de combinar com eles. Pergunte se podem mandar-lhe a última factura já para a nova morada...

    * Pouco antes da mudança, envie a sua nova morada a todos os seus contactos, dê-a no seu serviço, banco, segurança social, etc. Em todos os sítios onde o poder fazer online aproveite. Na maior parte dos serviços do estado, felizmente já pode. Reveja todos os cartões de lojas e desconto que tem e mude junto dessas entidades todas - eu andei vários meses a receber correspondência do anterior proprietário (quase um ano depois até recebi a declaração do banco para o IRS - eles ajudaram-no a comprar a casa nova mas nunca tiveram habilidade de actualizar a morada dele :P).

    * Se achar que vale a pena contrate o serviço dos CTT que lhe reencaminha o correio para a nova morada - SIGA

    Para já só me lembro disto. Se me ocorrer mais alguma coisa eu aviso...

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    ritadeaires

    Muito obrigada!

    Informação preciosa para organizar semanas tão atribuladas como as de mudança!

    Estou a compilar este tipo de informação e a criar uma espécie de calendário. Fica a promessa de a colocar no fórum, mal tenha uma coisa decente.

    Cumprimentos a tod@s!

    Este site é muuuuito bom! Verdadeiro serviço público.

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Join the conversation

    You are posting as a guest. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Guest
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    Sign in to follow this  

    ×
    ×
    • Create New...
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa