Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• VENDA IMÓVEL_HERANÇA

car

Recommended Posts

Boa tarde;

Em 2010 eu e o meu marido compramos a casa do meu sogro às finaças porque estava penhorada. Mais tarde em 2013 compramos o terreno pelo mesmo motivo. Esta casa e terreno também passamos para nome das nossas filhas. Entretanto este ano fomos notificados pelos irmãos do meu marido a pedir "satisfações" sobre este assunto. Eles podem anular a venda? De salientar que o meu sogro continua com dividas às financas e segurança social.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, ruicarlov disse:

Em princípio uma venda não prejudica os herdeiros (ao contrário de uma doação), pelo que só poderá levantar problemas se a venda for um valor muito inferior ao que valia.

Uma outra questão que gostava de colocar a venda de um automóvel ou máquinas da empresa tem que os restantes filhos aprovar?

Editado por car
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se os filhos forem sócios da empresa provavelmente sim. Na qualidade de herdeiros não.

Os pais podem fazer o que quiserem com o dinheiro excepto doações, essas sim estão ao abrigo de algum escrutínio. Compra e venda de bens não têm de prestar contas a ninguém. Idem aspas para investimentos que façam.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, ruicarlov disse:

Se os filhos forem sócios da empresa provavelmente sim. Na qualidade de herdeiros não.

Os pais podem fazer o que quiserem com o dinheiro excepto doações, essas sim estão ao abrigo de algum escrutínio. Compra e venda de bens não têm de prestar contas a ninguém. Idem aspas para investimentos que façam.

Mas na venda das casas tem que na escritura estar assinado pelos restantes irmãos, porque pode haver beneficio, por isso é que perguntei na questão dos carros se seguia a mesma norma.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente pesquisando no código civil, parece que todos os contratos de compra a venda a herdeiros exigem a aprovação de todos os herdeiros.

https://dre.pt/legislacao-consolidada/-/lc/106487514/201703171158/73408107/diploma/indice

Logo parece que todos os bens podem ser considerados nisto, tal como carros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 29 minutos, ruicarlov disse:

Realmente pesquisando no código civil, parece que todos os contratos de compra a venda a herdeiros exigem a aprovação de todos os herdeiros.

https://dre.pt/legislacao-consolidada/-/lc/106487514/201703171158/73408107/diploma/indice

Logo parece que todos os bens podem ser considerados nisto, tal como carros.

mas já foi em 2007 e tem prazo de 1 ano para reclamar segundo o que li

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites