Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Aumento de Spread

Gorete Pereira

Recommended Posts

Boa tarde, 

Precisava da vossa ajuda, não sei a quem posso recorrer.

Tenho dois créditos distintos no banco Santander Totta:

1- Adquiri um imovél em 2005, com  Efetuado em 2005, com um spread de 2,90%, que foi renegociado, tendo ficado com um spread de 0,29% (medidante novas condições), sendo revisto de 6 em 6 meses. As quais sempre cumpri.

Em 2016, por erro do banco suspenderam o meu seguro multirriscos, tendo sido tratado na altura, mas descontaram o valor da minha conta mais 6 meses e depois deixaram de descontar o valor.  Como inicialmente, descontaram, nunca mais reparei que não estavam a descontar. Em maio deste ano o banco aumentou o spread para 2,90%, tendo em base isso, gostava de saber se isto é legal?

2. Efetuei novo crédito em 2016, com spread de 4,09%, com redução de spread para 1,25%(mediante aquisição de produtos do banco). Cumpri sempre as condições. A minha conta é uma conta-ordenado.Em 2016, fiquei de licença maternidade recebi pela segurança social, tendo ficado a receber menos que o meu salario habitual. Em 2017, voltei ao trabalho, e o meu salário nunca foi inferior a 1000 euros por mês, contudo sendo uma conta ordenado o banco nunca voltou a colocar à descoberto o valor do mesmo (obecendo a regra dos 20% por mês até perfazer o valor do salário).

Em maio de 2018 entrei em incumprimento com esse crédito por algumas horas, porque o valor que tinha na conta não era suficiente (cerca de 100 euros), se o banco tivesse cumprido com a sua parte, poder deixar a minha conta ir a descoberto, isto não aconteceria!

Em maio deste ano o banco aumentou o spread do meu credito, tendo em base essas horas de incumprimento! Tenho pago mais 300 euros em créditos por mês. O gerente ficou de resolver a situação, mas até agora não o fez. O que posso fazer? Quem posso contactar? Posso reclamar?

Obrigada 

Gorete Pereira

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigada,

Já enviei para o banco de Portugal, mas eles dizem que têm uma acção muito limitada! E que se não houver acordo entre as parte, terá que seguir a via judicial.

Por isso a minha questão, como sou leiga neste tipo de assunto, não sei a quem mais posso recorrer para saber se tenho ou não razão em reclamar!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites