Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Mais-Valias - Casa - Cabeça de Casal

jfsmoreira

Recommended Posts

Vivia numa casa construída por mim e pela minha falecida esposa.

Em Agosto de 2018 comprei um terreno (artigo urbano + artigo rústico) onde existe uma casa em ruínas (tenho o certificado) para construir a minha nova HPP.

Em Setembro de 2018 vendi a minha anterior HPP ( 50% era minha e 50% era respetiva à herança)

Agora dizem que eu tenho de declarar isso tudo separado, ou seja:

50% da venda em meu nome

1/3 de 50%  (herança) em meu nome

1/3 de 50% (herança) no nome de cada uma das minhas 2 filhas.

Depois dizem que para calculo do valor de aquisição, na minha parte dos 50% posso colocar as despesas comprovadas por faturas (construção da casa)

E que nas partes que correspondem à herança, o valor tem de ser baseado no Valor patrimonial (cerca de 4 vezes mais baixo do que o valor real)

Ou seja, logo por aqui dá-me umas mais-valias “do caraças”

Mas o pior, é que eles dizem que eu não posso optar pelo reinvestimento dessas mais valias e que só o posso fazer da minha parte

E das duas , uma: OU uso a compra do terreno/casa OU uso as obras de recuperação e remodelação dessa casa, MAS NUNCA as 2.

Isto é assim? Então eu comprando uma casa para recuperar não posso colocar os valores da compra e os da obra como Reinvestimento?

E eu vou ter de pagar as mais valias da parte das minhas filhas com o meu dinheiro (o valor que elas receberam está bloqueado até terem 18 anos) sem ter recebido esse valor?

Não posso declarar o valor delas como reinvestimento?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites