Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Index Investing?

Visitante Liz

Recommended Posts

Olá a todos! 

Estou a aventurar-me no mundo das finanças e adquiri recentemente o livro Quit Like a Millionaire. Os autores falam em index investing/index fund (referindo-se a JL Collins - The Simple Path to Wealth - como quem falou nisto)...qual o equivalente disto em Portugal? Difere dos fundos normais por não haver pagamento de comissões, entre outras coisas apelativas...

obrigada!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Index investing mais não é que investimento em fundos de investimento "índice". 

Na Europa, ao contrário dos EUA, este tipo de produtos é muito incipiente. Tens no Best uns fundos da Pictet (com comissões anuais de gestão ainda assim elevados) e uns fundos da Fidelity (estes sim com comissões baixas... mas com a agravante de teres de pagar 2% de comissão ao Best por adquirires estes fundos).

Contudo, tens uma coisa chamada ETF, que mais não são do que "fundos transaccionados em bolsa", que na esmagadora maioria dos casos seguem passivamente o índice. Tens um tópico inteiro focado sobre ETFs (e tens outro sobre fundos) aqui no fórum, basta pesquisar, ler, ler, ler e voltar a ler.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigada! Já andei a ler esse tópico :) 

Só uma dúvida: o investimento índice é aconselhado por ser considerado “mais seguro” pelos autores. Os ETFs que refere gozam do mesmo “estatuto”? Pelo que percebi, têm alguma segurança (dentro do que é possível, vá...claro que não é garantido), mas ainda estou a aprender.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

São relativamente seguros. São é investimentos de paciência, porque apesar de cairem em crises acabam por recuperar ao fim de vários anos.
    Por exemplo, este Vanguard Total Stock Market Index Fund ETF caiu 50% durante a crise de 2008/2009, mas quem colocou lá dinheiro em 2004, já fez o break even em 2010, e hoje tem aproximadamente  o triplo do valor em relação a 2004.
    Para veres a evolução do índice ao longo dos anos totais, seleciona MAX no gráfico.

Agora, se são todos assim, não te consigo dizer, mas o Buffet diz que se alguém lhe perguntasse onde colocar dinheiro sem grandes preocupações, ele aconselharia um índice deste género.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, jon.piu disse:

São relativamente seguros. São é investimentos de paciência, porque apesar de cairem em crises acabam por recuperar ao fim de vários anos.
    Por exemplo, este Vanguard Total Stock Market Index Fund ETF caiu 50% durante a crise de 2008/2009, mas quem colocou lá dinheiro em 2004, já fez o break even em 2010, e hoje tem aproximadamente  o triplo do valor em relação a 2004.
    Para veres a evolução do índice ao longo dos anos totais, seleciona MAX no gráfico.

Agora, se são todos assim, não te consigo dizer, mas o Buffet diz que se alguém lhe perguntasse onde colocar dinheiro sem grandes preocupações, ele aconselharia um índice deste género.

Brutal! :)

Obrigada! Estou a ponderar comprar na DeGiro, mas não sei se terá esse fundo ou outros associados ao S&P 500. Aconselhas esta corretora?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Visitante Jota disse:

Se não for na DeGiro prepara-te para pagar comissões: comissão de negociação e a guarda de titulos.

Incrível como neste país não nos deixam enriquecer sossegados, porque há sempre alguém atrás dos nossos tostões, ora com impostos ora com comissões ? haja paciência! ?

obrigada!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 19 horas, Visitante Liz disse:

Acabei de falar com um amigo, que me deitou completamente abaixo neste história dos investimentos. Disse que em Portugal é impossível ganhar com isto. ?????

O teu amigo não percebe nada do assunto então. Ou então mistura o conceito de "investimento" com "trading".

Em vez de confiares nos outros, "cultiva-te". Neste fórum tens imensos conteúdos sobre isso, sem necessitares de confiares em 3os, sejam eles amigos ou meros desconhecidos da internet.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    A 20/07/2019 às 15:55, Visitante Liz disse:

Acabei de falar com um amigo, que me deitou completamente abaixo neste história dos investimentos. Disse que em Portugal é impossível ganhar com isto. ?????

Em fundos portugueses não ganhas nada, segue a sugestão do Mouro, cultiva-te. Existem bancos que também não cobram senão a comissão da negociação, e podem ajudar-te: best, invest, etc. Já vi para ai uma tabela com isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker

É possível sim, tens diversas opções para ganhar dinheiro. Escolhe um tipo de investimento sem comissões (são elas que matam o teu retorno) e define um horizonte médio/ longo prazo para o teu investimento e mantem-te com ele.

Mas mais do que tudo diversifica, nunca 100% no mesmo activo. E boa sorte :)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Moral da história:

Continua a ouvir os teus amigos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

E só para ajudar um bocadinho à conversa, uma normal carteira 60/40 (acções e obrigações soberanas europeias de prazo intermédio) com apenas 2 ETF's, teve uma rentabilidade anualizada de quase 8% nos últimos 5 anos.

Ou então um Portfolio Permanente, com 4 ETFs (ouro, acções, obrigações sobernas de longo prazo e obrigações de curto prazo), teve uma rentabilidade anualizada de cerca de 6.5% nestes mesmos anos (com um risco mais baixo). 

Editado por Mouro Emprestado
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 18/07/2019 às 11:58, Visitante Liz disse:

Brutal! :)

Obrigada! Estou a ponderar comprar na DeGiro, mas não sei se terá esse fundo ou outros associados ao S&P 500. Aconselhas esta corretora?

Eu tenho conta na DeGiro e funciona bem com comissões baixas.
    Acho que não é muito fácil arranjares fundos da Vanguard na Europa sem te chateares com dupla tributação US-EU mas deves ter outros ETF's a seguir o mesmo indice em bolsas europeias. Vê os indices MSCI World que é mais ou menos equivalente (todo o mercado desenvolvido) e eventualmente MSCI EM (mercados emergentes) se quiseres complementar para cobrires o mercado inteiro. Se quiseres seguir uma estratégia do género bogleheads lazy portfolio devias ver também um fundo/etf de obrigações mas neste não te sei aconselhar

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigada, pessoal!

Tanto não o ouvi, que investi logo no iShares Core MSCI World (acc). Problema: só me apareceu disponível na bolsa italiana! Lixei-me ou posso deixar lá para reforçar a longo prazo? Pergunto porque sei que as bolsas do euronext são as recomendadas ?

Obrigada a todos pela ajuda e sugestões que deram! :))

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    A 27/07/2019 às 18:55, Visitante Liz disse:

Para além do iShares Core MSCI world, fará sentido subscrever também o iShares Core S&P 500?

Tens bastante mais diversificação no MSCI world. Eu diria ser o melhor que podes subscrever. O S&P 500 tem como foco as maiores 500 empresas americanas pelo que está mais exposto às chamadas Large Caps daquele país.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, P2P Money Maker disse:

Tens bastante mais diversificação no MSCI world. Eu diria ser o melhor que podes subscrever. O S&P 500 tem como foco as maiores 500 empresas americanas pelo que está mais exposto às chamadas Large Caps daquele país.

Pois, foi o que pensei. E o MSCI world está também já muito exposto aos EUA :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 24/07/2019 às 14:38, P2P Money Maker disse:

Para ti: 

All Weather Portfolio. Podes usar os seguintes ETF's para manter as comissões em baixo:

(sendo que eu ainda colocaria uns 10% em P2P, mas isso é personal opinion)

• 30% Vanguard Total Stock Market ETF (VTI)
    • 40% iShares 20+ Year Treasury ETF (TLT)
    • 15% iShares 7 – 10 Year Treasury ETF (IEF)
    • 7.5% SPDR Gold Shares ETF (GLD)
    • 7.5% PowerShares DB Commodity Index Tracking Fund (DBC)

Uma vez que não existem na DeGiro, qual a sugestão de broker para adquirir este tipo de ETF's?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites