Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Transferência PPR

JCoimbra

Recommended Posts

Boas pessoal.

Tenho 29 anos e tenho um PPR há cerca de 1 ano e meio, o PPR em questão é o Leve Duo da Fidelidade.

Estou a pensar em transferir, e estou interessado no Alves Ribeiro e no Optimize Agressivo ou Optimize Ativo. Qual deles escolheriam e porquê?

Eu sei que estes PPR não são de capital garantido. Estou familiarizado com este tipo de investimento.

Cumprimentos

Editado por JCoimbra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins

Boa tarde,

Pessoalmente adorava ter este tipo de investimento numa seguradora com dimensão no mercado, no entanto, salvo algo que tenha escapado, a oferta destas entidades em Portugal é miserável para um investidor consciente. Estas duas ultimas palavras associadas fez-me lembrar que a serie Leve PPR têm sobre a sua gestão uns 6.800 M€ (Uni) e 620 M€ (Duo) contra, por exemplo, os 55 M€ do AR PPR. No caso do Uni, cuja rentabilidade entregue aos subscritores está ligada apenas e só às observações da taxa Euribor a 3m, é um bom negócio para a Fidelidade. Se abrirem o relatório trimestral e olharem para a composição e lerem a sua política de investimento vão de certeza ficar elucidados. Enfim, alguma coisa tem de alimentar os rácios de solvabilidade que têm para historicamente podermos ter a (ilusão?) noção de capital garantido.

Quanto ao AR PPR, algumas considerações:

- Exposição geográfica é Europeia. Considero isto vantajoso, especialmente se a restante carteira está naturalmente mais exposta aos EUA por via dos fundos índice do mercado acionista ou similares com gestão activa.

- Neste momento é composto por ~53% em divida privada/empresas, não é algo que eu veja com bons olhos para um produto desta natureza mas a rendibilidade que querem oferecer a 3-5 anos assim o deve obrigar. No entanto, na parte de obrigações é vulgar uma carteira do subscritor estar em divida soberana, o que mais uma vez joga na diversificação.

- Tem um histórico de 19 anos, o que permite observar o seu comportamento em crises e diversas situações pelas quais já sofremos. Podia perder a  tarde toda, mas assim por alto é logo possível reparar que estamos perante um investimento volátil onde podemos ter até uns 20% de perdas em dada altura, mas que, sempre recuperou quase no dobro da razão num curto espaço de tempo (no ano seguinte). A longo prazo o ISSR deve estar mais próximo da categoria 5. O desempenho anualizado desde o inicio é um pouco acima dos 7%, o que é notável e equiparado a um mercado acionista no longo prazo.

- TER está em linha com o Leve Duo que possui neste momento, ronda os 1,5%.

Os produtos da Optimize não têm histórico suficiente para comparação, mas pelo que vejo em termos de política de investimento ficaria pelo PPR Activo ou, considerando a diferença de TER e o risco/proveito associados e o meu perfil de investimento, pelo Moderado.

Editado por Urso_Pardo
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    A 11/07/2019 às 13:58, JCoimbra disse:

Penso que vou optar pelo AR PPR.

Queria ver se chegava aos 60 anos com 100.000€ :)

Se considerares uma rentabilidade média (conservadora) de 4%, só precisarias hoje de 32.000 para ter isso daqui a 30 anos.

Por outro lado, considerando uma taxa média de inflação de 2%, esses 100.000 equivalem hoje a 56.300.

Há que poupar mais, para fazer crescer mais a carteira no final :) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, Mouro Emprestado disse:

Se considerares uma rentabilidade média (conservadora) de 4%, só precisarias hoje de 32.000 para ter isso daqui a 30 anos.

Por outro lado, considerando uma taxa média de inflação de 2%, esses 100.000 equivalem hoje a 56.300.

Há que poupar mais, para fazer crescer mais a carteira no final :) 

Só 56mil? Epa isso já não dá para o Porsche! Tenho que juntar mais então! ?

Obrigado

Editado por JCoimbra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites