Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Portefolio e PPR's

BoglePPR

Recommended Posts

Boas malta, a minha situação é a seguinte, tenho 25 anos, estou a poupar por ano um valor perto de 10000 euros.

Este ano quero organizar um portefólio, ando a tentar devorar tudo o que é possível saber sobre index funds, ETF's, bonds, etc.

Mas a minha dúvida é sobre PPR's.

Neste momento esta é a informação que disponho : 

Valor entregue anualmente para depósito em contas PPR (1) Não casado/ Casado Até 35 anos 20% até € 400
      Entre 35 e 50 anos 20% até € 350
      Mais de 50 anos 20% até € 300

Isto quer dizer que o estado dá-me 400 euros por ano se eu investir 2000 euros num PPR ?

Escalão de rendimento colectável(€) Limite (€)
    > € 0 – € 7.091 Sem limite
    > € 7.091 – € 80.640 €1.000 + [(€2.500-€1.000) x ((Valor do último escalão – Rendimento coletável) / (Valor do último escalão – Valor do primeiro escalão))]

A outra questão é o que é o limite global de deduções no IRS, este máximo das deduções de IRS da saúde, educação que temos no portal das finanças?

(http://www.deloitte-guiafiscal.com/irs/deducoes-a-colecta-com-limite-cumulativo/)

A única desvantagem que eu vejo num PPR é eu não poder tocar no dinheiro até aos 60 anos, correcto? 

Basicamente se eu não ultrapassar esse limite global de deduções, o estado está basicamente a garantir-me 20% de 2000 euros por ano.

Outro ponto positivo é se os benefícios fiscais diminuírem ou eu vir que num ano especifico é fácil eu atingir o limite global de deduções, posso sempre não colocar dinheiro nenhum no PPR.

Sou eu que não estou a perceber bem o que está aqui ou isto é bom demais para ser verdade? 

Por fim, é sensato eu colocar 20% dos meus investimentos anuais num PPR? 

Obrigado

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites