Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS, recibos verdes para embaixadas e retenção na fonte

Joao Jeronimo

Recommended Posts

Boa tarde,

Estou a fazer um trabalho a recibo verde para uma embaixada de um país estrangeiro. Fiz um orçamento, defini um preço, e no final passo um recibo verde.

Já abri atividade nas finanças. Previ um rendimento <10000 euros anuais, mas selecionei que pretendo estar no regme normal do IVA mesmo assim (simplesmente não quero acabar o ano com surpresas desagradaveis).

Tenho algumas dúvidas que gostaria que alguem me ajudasse a esclarecer:

1º Os funcionários das embaixadas estão isentos de IRS. Eu também vou estar isento de IRS neste trabalho?

2º Caso não estej isento, vão ter que me fazer retenção na fonte? Eu pensei que não, mas nas finanças deram-me uma "cábula" sobre trabalho independente que diz «Caso esteja enquadrado no Regime Normal de IVA, tem que fetuar retenção na fonte (...)», e fiquei na dúvida.

3º Suponhamos que, para já, estou isento de que me façam a retenção. Terei nesse caso que passar a fazer a retenção caso atinja um determinado valor. Ora, eu abri atividade no dia 31 de Maio. Portanto, a partir de que valor terei que fazer a retenção em 2019? 8000 euros ou 10000 euros?

4ª Suponhamos que um dia faço um serviço a lguem que não tem contabilidade organizada. Nesse caso, não há qualquer retenção na fonte, correto?

5ª Sobre o livro de "registo de serviços prestados". Convém ter? Ainda é obrigatório? Há alguma maneira fácil de não o ter e estar dentro da lei?

6ª Segurança Social. Se percebi bem, até ao final do presente trimestre não tenho que pagar nada, correto?

Obrigado.

João Jerónimo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites