Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Cartão Curve - Todos os cartões de crédito e débito num só

FreeAtMind

Recommended Posts

há 3 horas, jorge96 disse:

BonesXpto o CURVE está associado a uma cartão de crédito ou débito? No meu caso, é crédito e estava a levantar €€ como faço há tanto tempo...

Será que pode ser qualquer coisa do que está aqui: https://www.curve.com/legal/fair-use/

No meu levantamento tb aparecia no ecrã qual a taxa que preferia ser cobrado, se a CURVE se outra qq, escolhi a CURVE, pensei que fosse uma alteração qualquer.

Crédito - ligado ao Universo - e mesmo com GBiT para Cofidis não alterou.

Não li aí nada relacionado com isto. Isto não foi uma taxa foi uma conversão libras->euros com ganhos para o ATM - não para o CURVE.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

206

• Vacuum

126

• Diogo Duarte

121

• andre611

95

Top Posters In This Topic

Popular Posts

O tópico pouco mais seria que copy-paste de artigos publicados no Blog 200% e Descontos, que descobrem e disponibilizam tudo isso bem como a antevisão de folhetos. Em particular, a divulgação de

Será que antevejo a criação de um tópico dedicado a "pechinchas e promoções de supermercado"?

Atenção à navegação: Ativei o Plano X. Imediatamente o meu cartão atual foi cancelado e emitido um novo (envio para a morada que demora umas 2 semanas).   Tenham isto em atenção qu

Posted Images

há 19 minutos, jorge96 disse:

Acho que a o ATM onde costumo levantar dinheiro é do Montepio.

Nunca mais tentei levantar €€ depois dessa situação.

Só aconteceu a nós os 2? A mais ninguém cá do fórum?

Uso ativamente/diariamente o cartão, mas nunca fiz levantamentos com ele. Uso o Moey para esse fim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 20/10/2021 às 15:41, BonesXpto disse:

Crédito - ligado ao Universo - e mesmo com GBiT para Cofidis não alterou.

Não li aí nada relacionado com isto. Isto não foi uma taxa foi uma conversão libras->euros com ganhos para o ATM - não para o CURVE.

Outro pormenor que me lembrei entretanto... ao mesmo tempo tb levantei dinheiro no mesmo ATM com o Revolut sem qualquer taxa ou aviso de conversão de moeda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 11/10/2021 às 12:40, srjoel disse:

Alguém sabe quanto tempo demora a verificação de identidade para aumentar os limites? Já enviei os documentos à quase um mês e ainda nada.

Tenho limites bastante altos, acima de um milhão no anual (valor estupidamente alto para a despesa que faço) e nunca fiz qualquer verificação para além da inicial quando pedi o cartão. Sempre que estava perto do limite eles aumentaram sem eu fazer nada até que acabaram por meter o que julgo ser o limite máximo que eles têm.

A 19/10/2021 às 08:10, BonesXpto disse:

Ok, acho estranho pois já fiz vários levantamentos naquele ATM sem me surgir aquela questão, mas podem ter atualizado alguma coisa.

Acontece-me o mesmo, agora começou a "oferecer" para fazer o câmbio, é preciso estar atento e recusar sempre. A mesma situação com pagamentos em lojas (físicas), usando contactless nunca há câmbio pelo que é uma alternativa a ter de estar com preocupações com isso.

Recusem SEMPRE os câmbios oferecidos pelos ATMs e terminais de pagamento, como já aqui documentado são sempre um roubo.

A 20/10/2021 às 00:24, BonesXpto disse:

Por exemplo, no Revolut, surge no ATM quanto vais pagar de taxa de forma bem explicita e podes aceitar ou recusar. Aqui a pergunta era apenas qual o tipo de cambio pretendido..

Isso dependerá provavelmente do software/configuração de cada máquina e não de ser o cartão a ou b, basta que o detecte como estrangeiro

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, megamaster disse:

Tenho limites bastante altos, acima de um milhão no anual (valor estupidamente alto para a despesa que faço) e nunca fiz qualquer verificação para além da inicial quando pedi o cartão. Sempre que estava perto do limite eles aumentaram sem eu fazer nada até que acabaram por meter o que julgo ser o limite máximo que eles têm.

Acontece-me o mesmo, agora começou a "oferecer" para fazer o câmbio, é preciso estar atento e recusar sempre. A mesma situação com pagamentos em lojas (físicas), usando contactless nunca há câmbio pelo que é uma alternativa a ter de estar com preocupações com isso.

Recusem SEMPRE os câmbios oferecidos pelos ATMs e terminais de pagamento, como já aqui documentado são sempre um roubo.

Isso dependerá provavelmente do software/configuração de cada máquina e não de ser o cartão a ou b, basta que o detecte como estrangeiro

Finalmente concluíram o processo de verificação e aumentaram-me os limites. Tenho usado o cartão essencialmente com contactless, no entanto nas últimas 2 compras que tentei por contactless não funcionaou, tive de inserir o cartão e colocar o pin. numa das vezes apareceu uma msg a dizer que tinha atingido o limite de pagamentos por contactless (já não sei se foi no terminal ou na app). tentei ver na app limites de contactless mas não encontrei. já aconteceu a mais alguém?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, srjoel disse:

Finalmente concluíram o processo de verificação e aumentaram-me os limites. Tenho usado o cartão essencialmente com contactless, no entanto nas últimas 2 compras que tentei por contactless não funcionaou, tive de inserir o cartão e colocar o pin. numa das vezes apareceu uma msg a dizer que tinha atingido o limite de pagamentos por contactless (já não sei se foi no terminal ou na app). tentei ver na app limites de contactless mas não encontrei. já aconteceu a mais alguém?

Isso é uma coisa do Reino Unido. Cá ao fim de um x número de pagamentos contactless pede o pin no terminal. No RU recusa a transação e obriga-te a fazer um pagamento chip&pin para renovar o limite de contactless. Também não podes fazer pagamentos contactless se for um valor acima do limite que dispensa pin. Basicamente eles ainda não "descobriram" transações contactless+pin

Edit: julgo que permite contactless+pin se for através do Google/Apple pay em vez do cartão físico

Editado por megamaster
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, megamaster disse:

Isso é uma coisa do Reino Unido. Cá ao fim de um x número de pagamentos contactless pede o pin no terminal. No RU recusa a transação e obriga-te a fazer um pagamento chip&pin para renovar o limite de contactless. Também não podes fazer pagamentos contactless se for um valor acima do limite que dispensa pin. Basicamente eles ainda não "descobriram" transações contactless+pin

Edit: julgo que permite contactless+pin se for através do Google/Apple pay em vez do cartão físico

A mim aconteceu-me cá em PT, numa loja Leroy Merlin. Não pediu pin depois de contactless, tive de inserir cartão+pin

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, srjoel disse:

A mim aconteceu-me cá em PT, numa loja Leroy Merlin. Não pediu pin depois de contactless, tive de inserir cartão+pin

Sim, neste caso a Curve configura os cartões todos para trabalharem de acordo com as regras do Reino Unido. Não fiz nenhuma pesquisa de fundo em relação ao assunto mas julgo que na maior parte dos países da Europa é semelhante, cá é que é diferente. Perguntei-lhes uma vez sobre o assunto, referindo que cá em Portugal dá para fazer contactless+pin (com cartões portugueses) e eles não faziam ideia

Editado por megamaster
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, srjoel disse:

Tb já me aconteceu. Erro do contactless. Inseri cartão+pin, e depois em nova tentativa contacless noutro dia, funcionou.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Valdemar Machado
    A 20/10/2021 às 15:52, jorge96 disse:

Acho que a o ATM onde costumo levantar dinheiro é do Montepio.

Nunca mais tentei levantar €€ depois dessa situação.

Só aconteceu a nós os 2? A mais ninguém cá do fórum?

A mim também aconteceu. No dia 11 num multibanco no meio de um hospital público. Desconfiei logo e interrompi o levantamento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, megamaster disse:

Sim, neste caso a Curve configura os cartões todos para trabalharem de acordo com as regras do Reino Unido. Não fiz nenhuma pesquisa de fundo em relação ao assunto mas julgo que na maior parte dos países da Europa é semelhante, cá é que é diferente. Perguntei-lhes uma vez sobre o assunto, referindo que cá em Portugal dá para fazer contactless+pin (com cartões portugueses) e eles não faziam ideia

Tenho a certeza que já consegui fazer compras Contactless + PIN com o Curve.
    Ainda a semana passada no El Corte Inglês fiz uma de ~100€ (que suponho que passe do limite por transação do Contactless), e tive que introduzir o PIN.
    Tenho menos certeza acerca dos x número de pagamentos Contactless seguidos com o Curve, mas tenho a impressão que uma vez achei estranho o PIN ser pedido para uma quantia baixa.

De qualquer forma, nunca uma transação Contactless com o Curve me foi recusada.
    Se calhar estou a perceber mal o que estão a dizer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, andre611 disse:

Tenho a certeza que já consegui fazer compras Contactless + PIN com o Curve.

Duvido muito... Serias o primeiro. Isto falando de pagamentos com o cartão, não Apple/Google play.

https://www.telegraph.co.uk/technology/2020/02/06/new-european-rules-contactless-payments-will-affect/

"Every time you make payments totalling €150 (£127) since you last entered your PIN, the contactless transaction will be declined. And a payment will be declined every time you’ve made five contactless payments in a row."

"Most banking apps will send you a notification at this point to let you know what happened and to remind you to insert your card into the card reader and enter your PIN."

É isto que o curve faz

há 9 horas, andre611 disse:

Ainda a semana passada no El Corte Inglês fiz uma de ~100€ (que suponho que passe do limite por transação do Contactless), e tive que introduzir o PIN.

O limite no RU e portanto do Curve é £100

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, megamaster disse:

Duvido muito... Serias o primeiro. Isto falando de pagamentos com o cartão, não Apple/Google play.

https://www.telegraph.co.uk/technology/2020/02/06/new-european-rules-contactless-payments-will-affect/

"Every time you make payments totalling €150 (£127) since you last entered your PIN, the contactless transaction will be declined. And a payment will be declined every time you’ve made five contactless payments in a row."

"Most banking apps will send you a notification at this point to let you know what happened and to remind you to insert your card into the card reader and enter your PIN."

É isto que o curve faz

O limite no RU e portanto do Curve é £100

Olá @megamaster.

Se sou o primeiro ou não, não sei. O que sei é que com o cartão físico Curve, pagando através de contactless (sim, aproximando o cartão físico do TPA), me é pedido PIN para confirmar compras.
    E volto a dizer, nunca tive uma transação Curve por contactless recusada. Uso bastante, por isso já bati nos casos 'x' número de compras contactless seguidas ou acumulado contactless de 150€, mais que uma vez certamente.

Para fundamentar o que afirmo, fui buscar uma fatura do Continente, de 166€, que foi paga com o Curve através de contactless (espero que não haja dúvidas se é um cartão Curve ou não...).

image.png.f21c2cf42cc90e9caf1553508bb6b4c2.png

Esta é acima dos limites todos que mencionaste, por isso segundo a tua teoria nunca poderia ter acontecido.
    Mas aconteceu. E posso garantir que o limite contactless para me pedir o PIN não são 100£, é bem menos. Não consigo precisar exatamente, porque nunca andei com atenção a isso, mas tenho ideia que andará pelos 50€.

Depois de teres duvidado de mim, vou passar a ter mais atenção nas transações contactless, para indicar aqui como funciona no caso do meu cartão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu sei que com o Cetelem já fiz N transacções com contactless+PIN. Com o Curve também tenho ideia que sim, mas não certeza para afirmar. Ainda assim, não serão essas regras definidas pelos sistemas de cada país ou rede, visto que o limite aqui (sem pin) é 50€ (já foi 20), seja para Curve ou outro. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 00ba disse:

Eu sei que com o Cetelem já fiz N transacções com contactless+PIN. Com o Curve também tenho ideia que sim, mas não certeza para afirmar.

há 1 hora, andre611 disse:

Se sou o primeiro ou não, não sei. O que sei é que com o cartão físico Curve, pagando através de contactless (sim, aproximando o cartão físico do TPA), me é pedido PIN para confirmar compras.

A experiência que sempre tive é consistente com o artigo que citei, que é também o mesmo que o curve vos dirá se lhes perguntarem. Ainda ontem tive pagamento contactless recusado, recebi a mensagem no telemóvel que tinha de fazer transação chip&pin por ter excedido as 5 transações, o que fiz.

Para fundamentar o que afirmo, fui buscar uma fatura do Continente, de 166€, que foi paga com o Curve através de contactless (espero que não haja dúvidas se é um cartão Curve ou não...).

Sem dúvida interessante, provavelmente relacionado com a configuração do terminal.

há 1 hora, 00ba disse:

Ainda assim, não serão essas regras definidas pelos sistemas de cada país ou rede, visto que o limite aqui (sem pin) é 50€ (já foi 20), seja para Curve ou outro. 

Supostamente é aplicada a regra mais restritiva entre o terminal e o cartão, sendo que cada um estará configurado de acordo com as regras do seu país. Já tinha lido relatos de terminais que não têm qualquer limite pois assumem que os cartões já têm e aplica-se o do cartão, agora o que o @andre611e descreve é aparentemente o terminal ignorar os limites do cartão, caso no qual a entidade emissora deveria recusar o pagamento (como normalmente acontece quando aparece a tal mensagem). Será que o curve vê a transação como sendo Apple/Google pay e por isso autoriza? É uma hipotese que explicaria a não aplicação de limites e o facto de contactless&pin funcionar.

Edit: @andre611e esse cartão foi emitido quando? O meu é antigo, vai ser renovado agora, é emitido pela entidade no RU. Os atuais julgo são emitidos por uma entidade na Lituânia. Vendo as regras para a Lituânia, dá para fazer contactless&pin, o que explicaria de forma mais definitiva a situação

Editado por megamaster
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 23/10/2021 às 16:20, megamaster disse:

A experiência que sempre tive é consistente com o artigo que citei, que é também o mesmo que o curve vos dirá se lhes perguntarem. Ainda ontem tive pagamento contactless recusado, recebi a mensagem no telemóvel que tinha de fazer transação chip&pin por ter excedido as 5 transações, o que fiz.

Sem dúvida interessante, provavelmente relacionado com a configuração do terminal.

Supostamente é aplicada a regra mais restritiva entre o terminal e o cartão, sendo que cada um estará configurado de acordo com as regras do seu país. Já tinha lido relatos de terminais que não têm qualquer limite pois assumem que os cartões já têm e aplica-se o do cartão, agora o que o @andre611e descreve é aparentemente o terminal ignorar os limites do cartão, caso no qual a entidade emissora deveria recusar o pagamento (como normalmente acontece quando aparece a tal mensagem). Será que o curve vê a transação como sendo Apple/Google pay e por isso autoriza? É uma hipotese que explicaria a não aplicação de limites e o facto de contactless&pin funcionar.

Edit: @andre611e esse cartão foi emitido quando? O meu é antigo, vai ser renovado agora, é emitido pela entidade no RU. Os atuais julgo são emitidos por uma entidade na Lituânia. Vendo as regras para a Lituânia, dá para fazer contactless&pin, o que explicaria de forma mais definitiva a situação

Acho que estás a elaborar demais, a procurar encaixar os diferentes relatos na tua experiência.

Parece-me um caso em que os cartões não têm as mesmas configurações.
    O meu é recente, mas ainda antes do Brexit, de Agosto de 2020. Mas até é provável que o Curve já estivesse a preparar essa situação e possa já ter emitido o meu cartão com outra configuração.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho que estás a elaborar demais, a procurar encaixar os diferentes relatos na tua experiência.

Estou apenas a tentar perceber como a coisa toda funciona pois é assim que podemos maximizar as vantagens de cada cartão. Se a tua experiência é diferente da minha, sendo esta última a que bate certo com a forma como é suposto funcionar, alguma explicação haverá. Quando receber o novo cartão vou testar isso

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, megamaster disse:

Se a tua experiência é diferente da minha, sendo esta última a que bate certo com a forma como é suposto funcionar

Mas porque é que afirmas que a tua experiência é que é a forma como é suposto funcionar?

Sabes de algum sítio, ou termos e condições, onde esteja escrito quais são as regras para os pagamentos contactless?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, andre611 disse:

Mas porque é que afirmas que a tua experiência é que é a forma como é suposto funcionar?

Sabes de algum sítio, ou termos e condições, onde esteja escrito quais são as regras para os pagamentos contactless?

O facto de a própria app do Curve ter preparada a notificação quando se chega aos 5 pagamentos, onde explica mais ou menos a coisa é já de si indicativo de que é assim que se espera que funcione, assim como a festa que foi nos fóruns do curve quando adicionaram o Google/Apple pay devido à remoção desses limites contactless. De resto na curve community discussões sobre o assunto já houve bastantes, com intervenção de empregados do próprio curve.

Aqui está um tópico que não tinha eu ainda lá visto: https://community.curve.com/t/45-contactless-limit/29296

"Hey @MEvans74, welcome to the Community!  Contactless limits are set by Mastercard / the FCA but It’s actually the POS terminal that decides whether to allow the transaction or not. So for example, in the UK the FCA has increased 2 the contactless threshold from £45 to £100, but not many shops will actually allow a £100 transaction.  Curve allows up to the regulatory limits (£100 for the UK) but the retailer may not allow it."

Parece que tenho então alguma razão quando digo que depende tanto do cartão como do terminal e das respetivas configurações...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, megamaster disse:

O facto de a própria app do Curve ter preparada a notificação quando se chega aos 5 pagamentos, onde explica mais ou menos a coisa é já de si indicativo de que é assim que se espera que funcione, assim como a festa que foi nos fóruns do curve quando adicionaram o Google/Apple pay devido à remoção desses limites contactless. De resto na curve community discussões sobre o assunto já houve bastantes, com intervenção de empregados do próprio curve.

Aqui está um tópico que não tinha eu ainda lá visto: https://community.curve.com/t/45-contactless-limit/29296

"Hey @MEvans74, welcome to the Community!  Contactless limits are set by Mastercard / the FCA but It’s actually the POS terminal that decides whether to allow the transaction or not. So for example, in the UK the FCA has increased 2 the contactless threshold from £45 to £100, but not many shops will actually allow a £100 transaction.  Curve allows up to the regulatory limits (£100 for the UK) but the retailer may not allow it."

Parece que tenho então alguma razão quando digo que depende tanto do cartão como do terminal e das respetivas configurações...

Consegues imaginar um cenário em que essa notificação da app está lá por causa de cartões com configurações diferentes (antigos ou não)? Já que países diferentes têm regras diferentes, e os terminais têm também uma palavra a dizer, a app foi desenhada para ser compatível com essas configurações todas.

Isto não responde à pergunta. Talvez fazendo doutra forma. Porque é que a forma como o teu cartão funciona é que é a forma como é suposto funcionarem todos?
    Nesse teu mundo, não é concebível que dois cartões do mesmo emissor funcionem de forma diferente?

Tens toda a razão, depende do cartão, do terminal, da configuração de um e do outro (será que há mais alguma coisa envolvida na transação? A ligação à rede?).
    Agora, uma coisa que não tens razão nenhuma é em duvidar (muito ou pouco) que o meu cartão Curve (e não é só o meu) consegue efetuar pagamentos contactless + PIN.

De qualquer das formas, não tenho muito mais a acrescentar a este tema, e pelo caminho que isto está a levar, ninguém vai ficar mais esclarecido. Se quiseres continuar, envia mensagem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Porque é que a forma como o teu cartão funciona é que é a forma como é suposto funcionarem todos?
    Nesse teu mundo, não é concebível que dois cartões do mesmo emissor funcionem de forma diferente?

Claro que é concebível, não está é documentado que assim seja, que foi o que disse. Tanto é concebível que coloquei a hipótese, que julgo estar correta, que está relacionado com o novo emissor na Lituânia. Considera que frequento os fóruns do curve deste que eles existem e tenho acesso a alguma informação que não é pública, nomeadamente recebo pms da equipa do curve que fornecem informação que pode ser usada para ajudar outros users no fórum.

Agora, uma coisa que não tens razão nenhuma é em duvidar (muito ou pouco) que o meu cartão Curve (e não é só o meu) consegue efetuar pagamentos contactless + PIN.

Pois, como referido nao duvido. É normal que haja dúvida quando apresentas algo que vai contra tudo o que há documentado por parte das partes relevantes e a experiência da maioria dos utilizadores, daí ter feito algumas questões. Sendo que verificaste a situação apenas tentei decifrar o mistério.

Realmente andar numa conversa que não leva a lado nenhum não me parece ter interesse, espero ter dismistificado algumas das percepções erradas com que podes ter ficado das minhas respostas. Parece que te perdeste um bocado...

Editado por megamaster
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, megamaster disse:

Realmente andar numa conversa que não leva a lado nenhum não me parece ter interesse, espero ter dismistificado algumas das percepções erradas com que podes ter ficado das minhas respostas. Parece que te perdeste um bocado...

Está tudo desmistificado. Mas não sou eu que estou perdido.

há 6 horas, megamaster disse:

É normal que haja dúvida quando apresentas algo que vai contra tudo o que há documentado por parte das partes relevantes e a experiência da maioria dos utilizadores, daí ter feito algumas questões. Sendo que verificaste a situação apenas tentei decifrar o mistério.

Normalíssimo. Aliás, foi o que aconteceu quando te respondi da primeira vez. No entanto, há várias formas de fazer questões e esclarecer situações, umas mais construtivas e outras mais arrogantes, e que levam as conversas para este nível.

Creio que muitos de nós já cometeram este tipo de erros, achar que se sabe tudo acerca de um assunto e responder com certezas imutáveis, para depois verificar que afinal há mais para além do que conhecemos e controlamos. Mas o teu discurso depois de te aperceberes que pode haver cartões diferentes, é qualquer coisa. Era o terminal, depois queres perceber a coisa toda, depois a app ativa esse mecanismo para o teu cartão, por isso mesmo é assim que se espera que funcione para todos, até que chegamos ao seguinte:

há 5 horas, megamaster disse:

Considera que frequento os fóruns do curve deste que eles existem e tenho acesso a alguma informação que não é pública, nomeadamente recebo pms da equipa do curve que fornecem informação que pode ser usada para ajudar outros users no fórum.

E isto desmistifica realmente muita coisa. Como és Curve Beta Tester desde 1955 e a equipa do Curve até te fornece informação que não é pública, por pm (sem dúvida interessantíssimo), os comuns mortais não sabem patavina do que dizem.
    Vê lá é se quebras algum NDA com o que escreves publicamente.

Quando disse mensagem, é privada, que isto já roça o off-topic.
    Ninguém tem que levar com isto, a não ser que goste de uma boa telenovela 😂

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 26/10/2021 às 00:15, andre611 disse:

Quando disse mensagem, é privada, que isto já roça o off-topic.
    Ninguém tem que levar com isto, a não ser que goste de uma boa telenovela 😂

Sem dúvida caritato que tu insistas em me perguntar diversas vezes, e sem motivo aparente pois não responde a nada, pelas minhas fontes, apenas para me classificar de arrogante por responder ao pedido. Por cortesia e apesar da constante descaracterização daquilo que tinha efetivamente dito (que julguei ingenuamente ser inocente) procurei sempre responder.

Se o problema era alguma dor por achar que eu tinha de alguma forma sido menos cordial, então sim mandavas pm e resolviamos isso em vez de andar com "telenovelas" para poder sacar umas citações fora de contexto, isso chama-se de falácia do espantalho. É coisa de putos.

Editado por megamaster
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • FreeAtMind changed the title to Cartão Curve - Todos os cartões de crédito e débito num só