Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Cartão Curve - Todos os cartões de crédito e débito num só

FreeAtMind

Recommended Posts

Novo problema com o GBIT do Curve, transferi uma compra de 30€ no supermercado do Unibanco para o Cetelem, momentos depois de a fazer, e o montante que me apareceu logo no Curve na secção do Cetelem foi de 60€. Verifiquei no Homebanking do Cetelem e foram debitados 30€ duas vezes (duas compras no mesmo minuto).

Entretanto no Curve-Cetelem já me aparece o montante correcto, mas no subjacente continuam duas compras (já feitas, não pendentes) de 30€.

Estive ao telefone com o suporte do Cetelem que me disse que não podiam fazer nada, o valor foi debitado pelo comerciante, e que tenho de me dirigir ao Pingo Doce com a factura dos 30€ e o extracto do Cetelem e pedir para devolverem o dinheiro.

Solicitei o chargeback e o apoio ao cliente recusou-se a fazê-lo.

Alguém já teve uma situação semelhante?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

206

• Vacuum

126

• Diogo Duarte

121

• andre611

95

Top Posters In This Topic

Popular Posts

O tópico pouco mais seria que copy-paste de artigos publicados no Blog 200% e Descontos, que descobrem e disponibilizam tudo isso bem como a antevisão de folhetos. Em particular, a divulgação de

Será que antevejo a criação de um tópico dedicado a "pechinchas e promoções de supermercado"?

Atenção à navegação: Ativei o Plano X. Imediatamente o meu cartão atual foi cancelado e emitido um novo (envio para a morada que demora umas 2 semanas).   Tenham isto em atenção qu

Posted Images

há 19 minutos, lfp disse:

Entretanto no Curve-Cetelem já me aparece o montante correcto, mas no subjacente continuam duas compras (já feitas, não pendentes) de 30€.

O cartão subjacente que falas aqui é o Cetelem, certo?
    Porque dizes que já estão feitas e não pendentes?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    57 minutes ago, zarkov said:

Assumo que não tinha pleno conhecimento dos termos do acordo entre mim e o Curve, e percebo que em função do que está escrito acima é proibida a adição de cartões de outras pessoas. Contudo efetivamente adicionei o Cofidis e o Cetelem da minha esposa sem problema nenhum há uns 3 meses atrás.

Quando fiz a adição do novo Cofidis da minha esposa também não tive problemas, apenas obtive a mensagem de que não era possível naquela altura (eram tipo duas da manhã) fazer a verificação. Mas mais estupefacto fiquei quando vejo que na App do Curve tenho a indicação de o cartão está pronto para ser utilizado, e que já posso começar a gastar...

Fazia mais sentido a App validar o nome do titular do cartão assim que se tenta inserir e rejeitar logo no primeiro passo a adição do cartão...não me parece uma validação difícil de fazer e assim fariam cumprir sempre os termos do acordo, evitando os tais problemas em caso de "raise a dispute".

Eu fiz uma coisa muito semelhante: adicionei o meu cartão Universo ao Curve da minha esposa.

E passado uns dias recebi o email de cima, e tive de retirar o cartão Universo.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, jopsilveira disse:

Eu fiz uma coisa muito semelhante: adicionei o meu cartão Universo ao Curve da minha esposa.

E já tinhas alguma vez associado o teu Universo ao teu Curve?
    Já agora, estás a falar do Universo físico ou foi algum virtual?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 minute ago, andre611 said:

E já tinhas alguma vez associado o teu Universo ao teu Curve?
    Já agora, estás a falar do Universo físico ou foi algum virtual?

Sim, tenho o meu Universo associado ao meu Curve.

E estou a falar do Universo físico.

Talvez tenha soado um alarme pelo facto do meu Universo estar associado ao meu Curve, e depois eu ter adicionado o mesmo cartão a outro Curve.

De qualquer forma é ilegal e bastará a Curve melhorar esta verificação, que serão apanhados muitos mais casos.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois... foste mesmo à campeão 🤪

Agora mesmo, jopsilveira disse:

Talvez tenha soado um alarme pelo facto do meu Universo estar associado ao meu Curve, e depois eu ter adicionado o mesmo cartão a outro Curve.

Parece-me muito que foi isto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, andre611 disse:

Pois... foste mesmo à campeão 🤪

Parece-me muito que foi isto.

Sim, é público que cada cartão só pode estar associado a um Curve (a cada momento).

No caso do Universo é fácil contornar, basta criar cartões virtuais. O que do ponto de vista da segurança faz sempre sentido. Só uso os dados de cartões físicos quando não posso usar virtuais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, jopsilveira disse:

Tenho noção de que tens a razão 100% do teu lado, e no meu caso como valorizo o Curve, irei retirar a associação a todos os cartões dos quais não sou titular, para evitar que me cancelem o cartão.

Obrigado pelos esclarecimentos!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    21 hours ago, andre611 said:

O cartão subjacente que falas aqui é o Cetelem, certo?
    Porque dizes que já estão feitas e não pendentes?

Sim. No Curve já aparece como compra efectuada, e no Cetelem também aparece assim no homebanking.

Entretanto recebi um email do apoio ao cliente (já tinha questionado sobre esta situação anteontem) a informar que apenas um era movimento e outro é uma autorização, embora telefonicamente me tenham dito que correspondiam de facto a dois movimentos e que a única maneira de eu anular um era deslocar-me ao supermercado onde fiz a compra e solicitar a devolução (o que entretanto também já fiz).

Aguardo pelo fecho do extrato para confirmar se será cobrado em duplicado, neste momento continuam os dois débitos na conta cartão. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, lfp disse:

Entretanto recebi um email do apoio ao cliente (já tinha questionado sobre esta situação anteontem) a informar que apenas um era movimento e outro é uma autorização, embora telefonicamente me tenham dito que correspondiam de facto a dois movimentos e que a única maneira de eu anular um era deslocar-me ao supermercado onde fiz a compra e solicitar a devolução (o que entretanto também já fiz).

O email que recebeste parece-me que tem informação mais fidedigna.
    No Cetelem, as autorizações conseguem distinguir-se dos movimentos efetivos pelo código do movimento.

Vê esta publicação para perceberes melhor. Acho que assim vais perceber qual é a autorização e qual é o movimento efetivo.

Não sei como o Curve resolveu a situação do lado deles (quando corrigiram de 60€ para 30€), vejo duas formas: ou cancelaram a autorização que tinham feito no Cetelem; ou não vão efetivar a compra e a autorização no Cetelem vai expirar. Isto porque não recebeste nenhuma devolução, que seria uma terceira hipótese.
    O chato disto é mesmo o extrato estar a fechar... neste cartão ainda não sei se as compras apenas autorizadas entram no extrato ou não. Em princípio deve ser como no Universo, porque eles não têm forma de saber quando o comerciante vai mesmo efetivar a compra, ou se vai de todo fazê-lo. E não podem atrasar o extrato, eternamente, à espera.

Por exemplo, o extrato fecha a 16, compras nesse dia muito dificilmente entram nesse extrato. Pelo menos no Universo não entram.
    Quem tiver mais experiência no Cetelem pode ajudar-nos a esclarecer (depois de se perceber pelo código se a autorização já se transformou em movimento efetivo) se entram. Isso pode ajudar-te a perceber se o movimento duplicado vai contar para o extrato que fecha amanhã ou não (se não for revertido, claro).

Isto é confuso, mas é uma consequência deste mecanismo de autorização, que depois passa a compra.
    E se calhar nem me expliquei bem 🤪

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Excelentes posts. Acho que consegui distinguir agora, obrigado, e fico com a informação para depois.

Assumo que por escrito tenham tido mais cuidado que o indivíduo que apanhei no apoio ao cliente, que de facto só sabia recitar o procedimento que lhe deram para ler. 

De facto não sei como funcionam os pendentes no Cetelem na data de fecho de extracto. No Unibanco, por exemplo, já me apercebi que se estiver pendente não vai para o extrato (só no mês seguinte). Será chato se tiver de pagar dois movimentos neste caso, mas desde que depois seja restituído também não me vou chatear por isso.

Dou novidades quando tiver novidades.

Obrigado de novo!

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 15/07/2021 às 12:57, lfp disse:

De facto não sei como funcionam os pendentes no Cetelem na data de fecho de extracto. No Unibanco, por exemplo, já me apercebi que se estiver pendente não vai para o extrato (só no mês seguinte).

Bem, este mês descobri como funciona no Black Plus 🙂
    Também não entram. Tudo o que estiver pendente/em autorização, fica para o extrato seguinte.
    Na realidade não faria sentido doutra forma, senão podiam ter que fazer devoluções/créditos no extrato seguinte.

Fiz uma compra no Continente Online no dia 11/07, o pagamento deu erro no site, mas o valor ficou cativo no Curve, e consequentemente no Black Plus associado. Voltei a tentar (porque queria mesmo a compra), e à segunda lá deu (estes sistemas de pagamento temperamentais são o pânico, felizmente não era grande montante).
    Logo no dia seguinte chegou ao Curve a devolução do erro, a qual passou igualmente para o Black Plus.
    Até aqui tudo ok, no fim de contas ficou só o valor de uma compra. Os três movimentos (compra, 2a compra, devolução) ficaram apenas autorizados, nada efetivado.

Para complicar mais um pouco a situação, o Continente decidiu não me enviar os produtos todos, por isso a compra real faturada foi de valor inferior ao da autorização, o que originou um novo movimento, de valor diferente dos três anteriores (as duas autorizações de compra e uma devolução).

No extrato que fechou agora a 16/07, a compra real faturada (efetivou a 15/07) já aparece, mas nenhuma das outras três operações apareceu, ficou para o próximo extrato.
    Ainda hoje estão pendentes duas autorizações de compra (do valor original, não do faturado) e uma devolução desse mesmo valor.

Além disto, uma compra com o Curve no dia 15/07 e outra com o Black Plus físico no dia 16/07, nenhuma delas entrou para o extrato que fechou a 16/07, não tiveram tempo de ser efetivadas, ainda estão em autorização/pendentes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Continente Online + Curve + CBP é olhar só para o extrato pois às vezes na app aparecem e desaparecem movimentos que só fazem confusão. Até agora, no extrato, bateu tudo certo, na app simplesmente ignoro.

Edit:

Nunca me aconteceu pendentes ficarem para o extrato seguinte. O que costuma acontecer é persistirem movimentos na app que ficaram anulados e no extrato as coisas batem certo.

O Continente online faz cativos de valores, depois devolve, depois cobra parcialmente, depois devolve parcialmente, é uma trapalhada. Por isso, espero pelo extrato e lá (até agora) bateu sempre certo. 

Editado por 00ba
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 04/06/2021 às 19:21, Luka disse:

Reparei que o Unibanco permite fazer transferência através da app mbway. Alguém sabe se têm comissões?

Super estranho. Quantos top-ups ja fizeste no Revolut com o Curve? E fazes outro tipo de compras também? Quantos meses tem a tua conta do Curve?

Eu já fiz 5 top ups no Revolut com o Curve no valor de 1500€ no total. Até agora, não tive problemas. Mas uso o Curve para tudo, tenho dezenas de movimentos lá dos mais variados em diferentes cartões.

Adoro o Curve, e já obtive muito cashback com ele. Vou fazer o upgrade quando terminar o período de 3 meses. Ainda não sei se Black (compensa-me mais) ou metal (seria mais para suportar a empresa, e ficaria me apenas +30€ anuais, que consigo recuperar com 250€ mensais de Universo no PayPal...)

Boas Luka, 

Consegues explicar-me melhor como montaste esse "esquema"? 
    Fazes compras mensais no continente com o cartao universo que associas ao Curve e vais buscar 1%+1%?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas comunidade,

Aderi muito recentemente ao CBP e ao Unibanco, ainda não recebi os cartões físicos, mas já tenho acesso ao homebanking.

Como faço intenções de aderir ao Curve e aproveitar ao máximo os 30 dias, gostava de saber primeiro se já consigo adicionar os cartões referidos em cima, sem ter os físicos na minha posse?

Desde já muito obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 19/07/2021 às 18:57, 00ba disse:

Continente Online + Curve + CBP é olhar só para o extrato pois às vezes na app aparecem e desaparecem movimentos que só fazem confusão. Até agora, no extrato, bateu tudo certo, na app simplesmente ignoro.

Faz sentido! Já me desapareceram todos os movimentos que estavam pendentes e apenas ficou a compra efetiva, que já tinha aparecido no extrato.
    Os outros movimentos, incluindo a devolução, ainda apareceram na app (ou homebanking, é o mesmo) depois do extrato fechar, mas entretanto foram cancelados. Apenas ficou rasto no Curve, onde a transação do erro do site aparece ainda Pending, mas com informação de que foi fully refunded.

A 19/07/2021 às 18:57, 00ba disse:

Nunca me aconteceu pendentes ficarem para o extrato seguinte. O que costuma acontecer é persistirem movimentos na app que ficaram anulados e no extrato as coisas batem certo.

Devem ficar, se comprares no dia de fecho do extrato, regra geral nunca vai efetivar a tempo de entrar no extrato.
    Aconteceu-me em duas compras no último dia deste extrato, e mesmo uma compra no dia anterior também ficou para o extrato seguinte.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, andre611 disse:

Faz sentido! Já me desapareceram todos os movimentos que estavam pendentes e apenas ficou a compra efetiva, que já tinha aparecido no extrato.
    Os outros movimentos, incluindo a devolução, ainda apareceram na app (ou homebanking, é o mesmo) depois do extrato fechar, mas entretanto foram cancelados. Apenas ficou rasto no Curve, onde a transação do erro do site aparece ainda Pending, mas com informação de que foi fully refunded.

Devem ficar, se comprares no dia de fecho do extrato, regra geral nunca vai efetivar a tempo de entrar no extrato.
    Aconteceu-me em duas compras no último dia deste extrato, e mesmo uma compra no dia anterior também ficou para o extrato seguinte.

Pois, faz sentido que tal aconteça.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Jero disse:

Boas comunidade,

Aderi muito recentemente ao CBP e ao Unibanco, ainda não recebi os cartões físicos, mas já tenho acesso ao homebanking.

Como faço intenções de aderir ao Curve e aproveitar ao máximo os 30 dias, gostava de saber primeiro se já consigo adicionar os cartões referidos em cima, sem ter os físicos na minha posse?

Desde já muito obrigado.

Boas @Jero

Só consegues adicionar cartões ao Curve se conheceres os dados completos do cartão.
    Creio que nem o homebanking do Cetelem nem o do Unibanco te mostram esses dados, pelo que tens que esperar pelos cartões físicos.

Se quiseres aderir por mim, deixo aqui o código: DWBB5POD.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Jero disse:

Como faço intenções de aderir ao Curve e aproveitar ao máximo os 30 dias

Já tens moey? Isso é o melhor para aproveitar para ganhar +10€ (2,5€ por semana) sem "gastar" o dinheiro.
    Os topups do moey são regra getal vistos como compra lá fora.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, nandos disse:

se calhar foi perdido

A minha mulher aderiu um dia depois de mim e também não recebeu.

Ha outro user que mandou vir o cartão 3 dias depois de mim e também não recebeu.

Deve ser mal geral propositado para não se ganhar muito com o cashback de 30 dias xD

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 20/07/2021 às 19:19, BIKET disse:

Boas Luka, 

Consegues explicar-me melhor como montaste esse "esquema"? 
    Fazes compras mensais no continente com o cartao universo que associas ao Curve e vais buscar 1%+1%?

Sim. Mas existe uma loja em específico que uso bastante para a atividade profissional, e o curve tem cashback nessa. Portanto, consigo ir buscar imenso cb assim para compensar o gasto que tenho mensalmente com o cartão na vertente paga.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Luka disse:

Sim. Mas existe uma loja em específico que uso bastante para a atividade profissional, e o curve tem cashback nessa. Portanto, consigo ir buscar imenso cb assim para compensar o gasto que tenho mensalmente com o cartão na vertente paga.

Pois, 

eu o curve a pagar acho que não me compensa. o meu setup de momento é: 

gasolina, supermercado e restaurantes: Cetelem black
    compras ad hoc e pagamentos serviços: Black 
    certificados aforro vou começar com o dos CTT enquanto der e depois talvez o da Deco. 
    Bankinter e atitude vou tb tentar sacar o CB enquanto der. 

Vou tentar usar o universo+ curve blue para fazer topup do moey e fazer o 1%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • FreeAtMind changed the title to Cartão Curve - Todos os cartões de crédito e débito num só