Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• IVA em vendas para o estrangeiro

CarlaSts

Recommended Posts

Boa tarde a todos. 

Tenho atividade aberta como empresária em nome individual e recentemente passei a estar integrada no regime de IVA, pois pretendo fazer e vender trabalhos artísticos a nível nacional mas também para o estrangeiro (quer dentro da união europeia, quer fora), sendo esta a minha atividade principal. A maior parte das vendas serão feitas através do Etsy. Porém, tenho tido imensa dificuldade em encontrar informação acerca de cobrança de IVA em vendas para fora do país. Já me informei nas finanças, onde me foi dito que teria de cobrar o IVA do nosso país em todas as vendas para qualquer destino. Contudo, ao procurar em sites de finanças na internet, encontro informação contraditória: por exemplo que em vendas dentro da comunidade europeia não se deve cobrar IVA (noutros sites li que sim...); que em vendas para fora na união europeia também não devemos cobrar IVA. Enfim, continuo perdida, principalmente porque nas finanças percebi que a senhora não estava 100% dentro do assunto, transmitindo-me alguma dúvida no que me foi dito ? No meu caso, a maior parte dos clientes serão particulares, não empresas. 

Se alguém tiver alguma informação mais concreta acerca do assunto, agradecia imenso a vossa ajuda. E já agora, se alguém tiver alguma experiência de vendas pelo Etsy, sabem como se deve fazer a declaração dos rendimentos daí provenientes, uma vez que é o Etsy que trata da faturação ao cliente? Confesso que a área financeira ainda é muito complexa para mim, pelo que espero ter conseguido transmitir a minha dúvida. Desde já muito obrigada e um bem haja a todos :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 8 months later...
    Visitante Isabel Ferreira

Olá Carla.

Estou precisamente com o melhor problema. Conseguiste chegar a alguma conclusão, Já fui às finanças e a dois cntabilistas e não obtive resposta consensuais. Não sei mesmo o que fazer. A empresa que passa o Invoice que é emitido pelo Etsy mensalmente é da Etsy Ireland UC, e nós lá já pagamos IVA. Mas sinceramente, não consigo perceber o que hei-de fazer. Se já tens solução por favor partilha. Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá Isabel. Depois de consultar várias pessoas, finalmente obtive uma resposta mais assertiva de uma contabilista que me ajudou bastante. A informação que me foi transmitida é que eu teria de passar recibo (costumo passar recibo verde) com o valor que efectivamente caiu na minha conta (já descontadas as comissões do Etsy) e o recibo deveria estar com o nome do cliente (não sendo obrigatório incluir NIF do cliente já que o mesmo nem nos é facultado pelo Etsy - costumo colocar o NIF de consumidor final 999999990). Estes recibos servem apenas para comprovar junto das finanças, a proveniência dos rendimentos. Quanto ao IVA, pelo que me foi dito, se a venda for para um país dentro da união europeia, o recibo deve incluir o IVA à taxa nacional (23%); se for para fora da UE está isento de IVA segundo o artigo 14 (o cliente já paga uma taxa no próprio país). Estas informações referem-se apenas a clientes particulares e não empresas, mas a maior parte dos clientes no etsy são particulares. Tenho feito desta forma há já alguns meses e envio tudo para a minha contabilista. Tem corrido sempre bem. Ah, foi-me também recomendado anexar ao recibo o talão dos CTT para comprovar o envio (por precaução). Espero ter ajudado. Boa sorte! ;)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...
    Visitante Sofia Almeida

Olá Carla,

Encontrar as tuas respostas foi uma lufada de ar fresco, porque das finanças só tenho recebido informação contraditória (ou nenhuma informação). Deduzo que, por estares a usar uma contabilista, escolheste o regime the contabilidade organizada em vez do regime simplificado: foi escolha tua ou foste obrigada? Pergunto isto porque muitos dos materiais que uso são comprados em sites como o Ebay, que, por não serem Portugueses, não passam factura com o meu número de contribuinte, logo, não servem para abater nas despesas, e estas são as maiores despesas que eu tenho, visto ser a compra de material. Assim, penso ser mais benéfico para mim o regime simplificado.

Se foste obrigada a ter contabilista, eles recomendaram alguém ou tiveste que encontrar? É porque eu já falei com dois ou três e, infelizmente, nenhum sabe ou tem experiência com e-commerce, principalmente que também meta exportações... (Já agora, escolheste o CAE para vendas online e outro para exportação?)

Muito obrigada desde já pelas tuas respostas e ajuda! ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...
    On 1/15/2020 at 12:19 PM, CarlaSts said:

Olá Isabel. Depois de consultar várias pessoas, finalmente obtive uma resposta mais assertiva de uma contabilista que me ajudou bastante. A informação que me foi transmitida é que eu teria de passar recibo (costumo passar recibo verde) com o valor que efectivamente caiu na minha conta (já descontadas as comissões do Etsy) e o recibo deveria estar com o nome do cliente (não sendo obrigatório incluir NIF do cliente já que o mesmo nem nos é facultado pelo Etsy - costumo colocar o NIF de consumidor final 999999990). Estes recibos servem apenas para comprovar junto das finanças, a proveniência dos rendimentos. Quanto ao IVA, pelo que me foi dito, se a venda for para um país dentro da união europeia, o recibo deve incluir o IVA à taxa nacional (23%); se for para fora da UE está isento de IVA segundo o artigo 14 (o cliente já paga uma taxa no próprio país). Estas informações referem-se apenas a clientes particulares e não empresas, mas a maior parte dos clientes no etsy são particulares. Tenho feito desta forma há já alguns meses e envio tudo para a minha contabilista. Tem corrido sempre bem. Ah, foi-me também recomendado anexar ao recibo o talão dos CTT para comprovar o envio (por precaução). Espero ter ajudado. Boa sorte! ;)

On 1/15/2020 at 12:19 PM, CarlaSts said:

Também abri a actividade das finanças para vender no Etsy. Mas tenho uma dúvida, nos valores que apresenta quando emite recibos, inclui só o valor do artigo ou põe o valor total com os portes? é que eu envio em registado internacional e em muitos casos esses valores do envio até  são superiores ao do artigo. O meu contabilista aconselhou me a declarar o total (artigo mais portes)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    A 18/06/2021 às 14:07, Visitante Marta disse:

Também abri a actividade das finanças para vender no Etsy. Mas tenho uma dúvida, nos valores que apresenta quando emite recibos, inclui só o valor do artigo ou põe o valor total com os portes? é que eu envio em registado internacional e em muitos casos esses valores do envio até  são superiores ao do artigo. O meu contabilista aconselhou me a declarar o total (artigo mais portes)

Terá de ser o valor de tudo, e nos ctt depois quando enviar pede para meter o numero de contribuinte, as finanças no final do ano fazem as contas automaticamente. Isto porque quando for ao e-finanças tem de dizer que essa factura, a dos ctt, é de trabalho. Tanto as dos envios como a dos materiais que usar. Espero que tenha dado para perceber. ^^'  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Olá, Gostaria de saber como isto se aplica em relação a artigos e produtos digitais. Estava a pensar abrir uma loja Etsy para produtos digitais mas não encontro informação sobre esses tipos de lojas e como fazer tudo legalmente. Agradeço desde já a resposta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites