Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• luis 123

Recommended Posts

Nunca preenchi este anexo e por isso tenho algumas dúvidas. Tenho certificados de aforro e pelo que li pode ser vantajoso preencher este anexo. Sou funcionário público e vou utilizar a declaração já preenchida e gostaria de perceber se posso juntar este anexo a esta declaração ou se este anexo deve ser enviado nalguma data específica.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, luis 123 disse:

Nunca preenchi este anexo e por isso tenho algumas dúvidas. Tenho certificados de aforro e pelo que li pode ser vantajoso preencher este anexo. Sou funcionário público e vou utilizar a declaração já preenchida e gostaria de perceber se posso juntar este anexo a esta declaração ou se este anexo deve ser enviado nalguma data específica.

Declaração pré-preenchida ou IRS Automático? São coisas distintas.

Pode adicionar o Anexo E na declaração pré-preenchida, não o pode fazer no IRS automático.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Wakka disse:

Declaração pré-preenchida ou IRS Automático? São coisas distintas.

Pode adicionar o Anexo E na declaração pré-preenchida, não o pode fazer no IRS automático.

Sou funcionário público, solteiro e sem descendentes e costumo enviar a declaração que me enviam já com os valores inscritos e só costumo completar a declaração. Neste caso poderei adicionar o tal anexo E, referente aos juros de certificados de aforro que possuo? E tenho de colocar o montante global dos juros recebidos em 2018? Já agora, receberei 28%, desses juros?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só receberá se tiver rendimentos muito baixos, sendo que nesse caso compensa optar pelo englobamento desses rendimentos. Em termos práticos, só compensa que os seus rendimentos forem inferiores a 10700€, que é quando a taxa do escalão é inferior aos 28% da taxa liberatória.

Se não for esse o seu caso, não vale a pena adicionar o anexo E.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, ruicarlov disse:

Só receberá se tiver rendimentos muito baixos, sendo que nesse caso compensa optar pelo englobamento desses rendimentos. Em termos práticos, só compensa que os seus rendimentos forem inferiores a 10700€, que é quando a taxa do escalão é inferior aos 28% da taxa liberatória.

Se não for esse o seu caso, não vale a pena adicionar o anexo E.

Não é assim tão linear. A taxa do escalão não é aplicada à totalidade do rendimento. Há uma parcela a abater, há deduções à coleta.

O melhor é simular os dois cenários.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 56 minutos, JRJordao disse:

Não é assim tão linear. A taxa do escalão não é aplicada à totalidade do rendimento. Há uma parcela a abater, há deduções à coleta.

O melhor é simular os dois cenários.

Boa tarde.

Obrigado pela resposta. Normalmente não ligo muito a estas coisas, porque sendo solteiro e sem filhos, não tenho muitas despesas para apresentar.

Normalmente não pago, mas também não recebo grande coisa...

Contudo li num artigo que poderia usufruir desses tais 28%, que desconto nos certificados de aforro. Já fui ao IGCP e extrai uma declaração do montante dos juros e dos tais 28%.

E esclareço também que recebo mais que os tais 10.700 euros/ano.

Onde posso fazer essa simulação?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 11/04/2019 às 14:39, luis 123 disse:

Onde posso fazer essa simulação?

No portal das finanças, onde entrega a declaração (link)

Simule sem e com o anexo E (devidamente preenchido), para ver em que cenário terá um reembolso maior.

Editado por JRJordao
    Retirar anexos (quota excedida)
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, JRJordao disse:

No portal das finanças, onde entrega a declaração (link)

image.png.e41bc3c06428aea94b7242be50067a70.png  

Simule sem e com o anexo E (devidamente preenchido), para ver em que cenário terá um reembolso maior.

Bom dia.

Como já disse antes, costumo fazer a pré-preenchida e limito-me a preencher os campos que faltam e pouco mais.

Esta simulação que indica pode ser feita antes da validação ou seja devo simular os dois cenários e antes de validar devo optar pelo mais vantajoso.

Quanto ao Anexo E  devo preencher o quadro 4A e somente este, visto ter somente juros de certificados de aforro?

No seu preenchimento devo colocar o montante total dos juros?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, luis 123 disse:

Bom dia.

Como já disse antes, costumo fazer a pré-preenchida e limito-me a preencher os campos que faltam e pouco mais.

Esta simulação que indica pode ser feita antes da validação ou seja devo simular os dois cenários e antes de validar devo optar pelo mais vantajoso.

Quanto ao Anexo E  devo preencher o quadro 4A e somente este, visto ter somente juros de certificados de aforro?

No seu preenchimento devo colocar o montante total dos juros?

Quando executa uma simulação, o processo de validação é efetuado automáticamente. Apenas o "Entregar" submete os dados para as Finanças, as restantes operações (botões azuis) podem ser repetidas tantas vezes quanto quiser, antes e depois de entregar.

Deve por isso simular sem o anexo E e anotar (ou imprimir) o resultado. Depois adicionar o anexo E, preenche-lo e voltar a simular. Poderá então comparar os resultados das duas simulações e perceber qual o cenário mais vantajoso.

Os valores referentes a certificados de aforro preenchem-se numa linha do quadro 4B, onde vai indicar o NIF do IGCP (503756237), os juros brutos (rendimentos) e o imposto retido (retenções na fonte). O quadro 4A e perguntas associadas ficam em branco.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, JRJordao disse:

Quando executa uma simulação, o processo de validação é efetuado automáticamente. Apenas o "Entregar" submete os dados para as Finanças, as restantes operações (botões azuis) podem ser repetidas tantas vezes quanto quiser, antes e depois de entregar.

Deve por isso simular sem o anexo E e anotar (ou imprimir) o resultado. Depois adicionar o anexo E, preenche-lo e voltar a simular. Poderá então comparar os resultados das duas simulações e perceber qual o cenário mais vantajoso.

Os valores referentes a certificados de aforro preenchem-se numa linha do quadro 4B, onde vai indicar o NIF do IGCP (503756237), os juros brutos (rendimentos) e o imposto retido (retenções na fonte). O quadro 4A e perguntas associadas ficam em branco.

Obrigado pela ajuda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Carlota

Bom dia. A minha situação é a seguinte: eu não enviei NENHUMA declaração nos últimos 4 anos, pois estou dispensada da entrega da declaração de IRS; será que se eu enviar este ano as declarações de IRS de 2016 e 2017 (para declarar o englobamento dos juros IGCP), perante as Finanças, isso corresponderá a uma coima por entrega fora do prazo?! Obrigada. Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A ‎12‎-‎04‎-‎2019 às 11:51, JRJordao disse:

De nada. Já agora, depois informa sobre qual o cenário mais vantajoso. ?

Bom dia.

Já enviei a declaração e fiz as simulações. Perdia 4 euros com o Anexo E.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

há 51 minutos, Visitante Carlota disse:

Bom dia. A minha situação é a seguinte: eu não enviei NENHUMA declaração nos últimos 4 anos, pois estou dispensada da entrega da declaração de IRS; será que se eu enviar este ano as declarações de IRS de 2016 e 2017 (para declarar o englobamento dos juros IGCP), perante as Finanças, isso corresponderá a uma coima por entrega fora do prazo?! Obrigada. Cumprimentos.

Bom dia.

Não lhe sei responder porque foi a primeira vez que fiz simulação com o Anexo E. E verifiquei que não valia a pena. 

Pode ser que o JR lhe saiba explicar.

Mesmo tendo de pagar multa, poderá valer a pena se o que for receber seja superior.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 16/04/2019 às 11:02, luis 123 disse:

Não lhe sei responder porque foi a primeira vez que fiz simulação com o Anexo E. E verifiquei que não valia a pena. 

Pode ser que o JR lhe saiba explicar.

Mesmo tendo de pagar multa, poderá valer a pena se o que for receber seja superior.

Não tenho qualquer experiência com entregas nessa situação. Pessoalmente parece-me que serão tratadas como entregas em atraso, mas há que confirmar isso (bem como o valor das coimas) com as Finanças. Tal como dizes, mesmo assim poderá compensar, tendo em conta o que se irá receber devido ao englobamento de juros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    Visitante Anexo E > Quadros 4A  e 4B
    On 4/12/2019 at 9:54 AM, JRJordao said:

Parece que não funciona assim.

Deixando em branco o quadro 4A, preenchido o 4B, a validação dá erro:

Anexo E > Quadro 4
    • A opção pelo englobamento implica que sejam declarados rendimentos no quadro 4A. (020E)
    • Tendo preenchido apenas o Q4B não pode fazer opção pelo englobamento. (049E)

Como se sai deste erro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Visitante Anexo E > Quadros 4A e 4B disse:

Parece que não funciona assim.

Deixando em branco o quadro 4A, preenchido o 4B, a validação dá erro:

Anexo E > Quadro 4
    • A opção pelo englobamento implica que sejam declarados rendimentos no quadro 4A. (020E)
    • Tendo preenchido apenas o Q4B não pode fazer opção pelo englobamento. (049E)

Como se sai deste erro?

Respondeu à pergunta "1. Opta pelo englobamento dos rendimentos inscritos no quadro 4A?" com Sim?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante MOliveira

Olá JRJordao,

acabo de fazer simulação com anexo E a preencher o campo 4B e passo a receber menos de reembolso de IRS do que se não acrescentar esse anexo? É normal acontecer? Não era suposto receber  mais para poder recuperar uma parte dos 28% que já foram retidos (Certificados de Tesouro)?

Coloquei o Código E20 como Código dos Rendimentos - está correcto?

Obrigada!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Visitante MOliveira disse:

Olá JRJordao,

acabo de fazer simulação com anexo E a preencher o campo 4B e passo a receber menos de reembolso de IRS do que se não acrescentar esse anexo? É normal acontecer? Não era suposto receber  mais para poder recuperar uma parte dos 28% que já foram retidos (Certificados de Tesouro)?

Coloquei o Código E20 como Código dos Rendimentos - está correcto?

Obrigada!

Olá

É normal, caso os seus rendimentos tenham um certo volume. Este englobamento só é vantajoso para quem tem rendimentos relativamente baixos.

O código E20 está correto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Este ano estou a pensar em preencher o anexo E com os juros que recebi de umas poupanças a prazo e de uns certificados do tesouro...

Uma vez que faço o IRS em conjunto com a minha mulher e os juros que recebemos das contas a prazo estão em nome dos dois, a minha dúvida no preenchimento do campo 4B é se menciono só o meu NIF na tabela onde diz "titular" e insiro o valor total dos juros só em meu nome, ou se tenho de dividir os juros por 2 e mencionar metade do valor para cada Titular/NIF

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Pamas , recomendo que peças aos bancos as declarações de juros recebidos e imposto retido para ambos os titulares, e preenchas o anexo E com os valores que nelas constam. Isto porque os bancos nem sempre declaram à AT os valores divididos entre os titulares como seria de esperar.

Por exemplo, no meu caso tenho o BNI a declarar tudo no primeiro titular e o Best a dividir de forma "criativa" em cerca de 2 terços no primeiro titular e o restante no segundo.

Nas contas do valor a pagar/receber esta divisão não faz diferença. Mas para evitar chatices, opto sempre por respeitar os valores declarados pelos bancos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pelos conselhos JRJordao e ruicarlov...Realmente também tenho a declaração do BNI só com o meu Nif. Em relação ao Invest tinha feito um apanhado do ano com os valores recebidos e os valores retidos mas já tratei de pedir ao Invest essa declaração uma vez que não me a enviaram...irei proceder conforme as declarações...obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já fiz a simulação do meu IRS com o Anexo E e sem o Anexo E...e para minha surpresa com o englobamento de capitais vou receber mais 600€...

Agora a minha dúvida é se fazendo o englobamento de capitais, se futuramente serei prejudicado em alguma situação aquando da apresentação do meu IRS,  como por exemplo abono de familia etc uma vez que o rendimento global é um pouco superior em relação ao rendimento global sem o englobamento de capitais...

P.S.    Após consulta do calculo do abono de familia no site da segurança social, deparei que eles somam o rendimento global com os rendimentos iliquidos de capitais, daí em deduzir que à priori será igual fazer o englobamento ou não...

Gostaria de saber a vossa opinião ou conselho

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites