Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Deduções à colecta - Efactura vs Demonstração liquidação

Bruno Morgado

Recommended Posts

Bom dia,

Ao tentar fazer o meu IRS, deparei-me com uma ligeira diferença entre o total das deduções à colecta listadas no efactura e as deduções à colecta que aparecem na demonstração de liquidação (200€ +/-). Tentei fazer então o IRS manual, mas os valores de educação, saúde e encargos com imóveis estão correcto, por isso penso que o problema estará nas categorias que não consigo alterar: Despesas gerais familiares e exigência de factura.

Esta situação já aconteceu com mais alguém? O que posso fazer?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Boa tarde,

Alguém consegue ajudar? Enviei um e-mail através do ebalcão, mas a resposta foi insuficiente. Disseram para submeter o IRS e apresentar uma reclamação graciosa. Aqui a questão é que queria ter a certeza de que o montante de deduções à colecta listado no efactura devia ser igual ao que é apresentado na demonstração de liquidação de IRS.

Obrigado,

Bruno

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas essa diferença é para mais ou para menos? Não foi específico nessa parte. Ou seja é beneficiado na simulação, ou no que aparece no e-fatura?

De notar que existem limites cumulativos, no e-fatura pode ter 50.000€ mas não vão ser contabilizados os 50.000€ para dedução nas contas finais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, Wakka said:

Mas essa diferença é para mais ou para menos? Não foi específico nessa parte. Ou seja é beneficiado na simulação, ou no que aparece no e-fatura?

De notar que existem limites cumulativos, no e-fatura pode ter 50.000€ mas não vão ser contabilizados os 50.000€ para dedução nas contas finais.

Boa noite,

A diferença é para menos, ou seja, no efactura tenho deduções à colecta superiores ao que aparece na demonstração de liquidação de IRS.

Quando refiro deduções à colecta, estou já a considerar os limites de cada rubrica (Despesas familiares: 250€, Imóveis: 502€, etc.). O problema é que tentei fazer o IRS manual e os valores apresentados (excepto despesas gerais e o IVA suportado) estão correctos. Depois tentei ainda consignar o IVA, só para perceber se estava a ir buscar o valor correcto e estava, Por isso fico sem preceber porque as deduções não me dão igua de um lado e de outro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    4 hours ago, Guest PJA said:

Sem apresentar valores da simulação do imposto é muito difícil dar-lhe uma resposta concreta. Mas poderá dar-se o caso de o valor das deduções ser igual ao da coleta? É que não pode deduzir mais do que o que tem a pagar...

Boa noite,

Para ser mais fácil perceber e para que lhe consiga dar maior detalhe, envio em anexo as deduções à colecta presentes no e-factura.

Como pode verificar, segundo o efatura as deduções à colecta seriam 824,01€, mas na demonstração de liquidação de IRS apenas aparecem 645,27€. 

De notar que as minhas retenções na fonte são bem superiores a 824,01€.

E-Factura.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites