Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Cristina72

    certificados de aforro - resgate por herdeiros

    Recommended Posts

    Cristina72

    O meu pai faleceu e tinha algum dinheiro em certificados de aforro. Fiz todos os passos necessários, desde a habilitação de herdeiros, declaração às finanças, pedido de comprovativo de isenção de imposto de selo, etc..

    Entregámos (eu e os outros herdeiros) todos os documentos no CTT no dia 15 de janeiro para pedir o resgate dos certificados de aforro e créditos nos NIBs dos filhos. Confirmaram-me do IGCP, por email, que os documentos foram recepcionados e estavam em ordem no dia 17  de janeiro de 2019. Hoje, dia 27 de janeiro (mais de 60 dias depois) ainda não recebemos o dinheiro. Quando questionados por email dizem que estão com um grande volume de trabalho e que o resgate costuma demorar entre 60 a 90 dias mas que tratarão em breve (em fevereiro disseram que provavelmente as transferência seriam feitas nesse mês mas já estamos a acabar março e nada...)

    Pergunto se é normal esta demora e se eles podem demorar tanto tempo a entregar o dinheiro que nos pertence?  

    Edited by Cristina72

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    mecp

    Também gostava de saber neste momento, quanto tempo está a demorar o resgate dos cert aforro da conta do aforrador falecido para a posse dos herdeiros (filho).pois entrou o pedido no IGCP em 7 de Junho e ainda não foi efetuado , disseram-me pelo menos 6 meses.Será está tão demorado.Não consigo compreender.

    Obrg

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    Cristina72
    há 59 minutos, mecp disse:

    Também gostava de saber neste momento, quanto tempo está a demorar o resgate dos cert aforro da conta do aforrador falecido para a posse dos herdeiros (filho).pois entrou o pedido no IGCP em 7 de Junho e ainda não foi efetuado , disseram-me pelo menos 6 meses.Será está tão demorado.Não consigo compreender.

    Obrg

    Comigo foi assim:

    De facto, desde  janeiro de 2019 que todos os documentos deram entrada no IGCP em ordem  para finalização da pretensão dos herdeiros. No fim de janeiro quando questionei o IGCP (info@igcp.pt) sobre a data em que o dinheiro em certificados de aforro dos herdeiros seria creditado nas respetivas contas foi me dito: "os processos estão com um prazo de execução de 60 dias a 90 dias, a contar da data de receção. Contudo, prevemos o mais brevemente possível, nomeadamente no decorrer deste mês [Fevereiro], remeter o nosso ofício comunicando o respetivo crédito em conta." 

    Durante fevereiro nada aconteceu. Quando em março de 2019 voltei a questionar, disseram-me "No seguimento do seu contacto, informamos que em virtude de ainda se encontrar no prazo previsto, informamos que contamos brevemente dar seguimento ao processo de Habilitação de Herdeiros." 

    Como "brevemente" nada aconteceu, a uma semana do término do prazo máximo referido (90 dias), voltei a alertar que me andavam a enganar com o "brevemente" desde fevereiro e que o prazo dos 90 dias que me foi estabelecido terminava daí a uma semana ao qual obtive a seguinte respostas:
    "No seguimento do seu contacto, reiteramos a informação prestada na comunicação anterior, nomeadamente, que ainda se encontrar no prazo previsto, contando brevemente dar seguimento ao processo de Habilitação de Herdeiros"

    Entretanto terminou o prazo, já tinham passado mais de 90 dias desde a data em que entrou todo o processo com os documentos em ordem no IGCP e tudo continuava igual. Fiquei furiosa e disse que ia escrever uma carta aberta ao Senhor Ministro, com conhecimento à comunicação social, pois penso que as sociedade em geral tem o direito de saber como funcionam os certificados de aforro e com o que podem contar. De facto há a ideia que por as nossas poupanças no estado (contas aforro) é mais seguro que em bancos ou seguradoras mas, no caso da minha herança, todos os bancos pagaram o dinheiro que era meu por herança poucos dias depois de eu entregar toda a documentação legal em ordem e o Estado (contas aforro) foi o que se viu....
     
    Depois desta ameaça (que eu ia concretizar se não se tivesse resolvido) pagaram!!!!!

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    mecp

    Bom Dia,

    Obrgo pela pela informação, vou aguardar  mais um ou 2 meses e depois vou proceder algo parecido com a sua informação.O valor do resgate no meu caso é elevado.

    Mais uma vez Obrº

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Your content will need to be approved by a moderator

    Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


    ×
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa