Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Posso pedir fatura em nome de outra pessoa? Esposa, pais, filhos ou outros?

rsupsilva

Recommended Posts

Se quiser adquirir um produto e queira que a fatura fique  com NIF de outra pessoa, é possível? Por exemplo, ofereço um telemóvel a um filho e quero que a fatura fique no nome dele, é possível?

No supermercado nunca levantam essa questão, mas  já ma colocaram numa livraria (comprar coleção para uma filha) e não me fizeram a venda nessa condição, tinha de ser ela a ir lá ou usava o meu NIF.

Alguém me sabe informar o que é o correto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

A pergunta é difícil. Se perguntar a 2 pessoas da AT é capaz de ter 3 respostas diferentes.

Tenho ideia que a factura tem que ser emitida ao adquirente, que neste caso é voce. Usar os dados de outra pessoa pode ser usurpação de identidade. No tempo do Paços Coelho, houve uma polémica em que pediram facturas com o seu NIF como forma de protesto.

Por outro lado, quando vou sozinho à farmácia aviar uma receita da minha filha, nem me perguntam o NIF porque já está na ficha ou se não tiver, pergunta-me o NIF dela.

Quem deve estar certo é o professor Marcelo: é proibido mas pode-se fazer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante WhatDaHell
    A 24/02/2019 às 03:52, rsupsilva disse:

Se quiser adquirir um produto e queira que a fatura fique  com NIF de outra pessoa, é possível? Por exemplo, ofereço um telemóvel a um filho e quero que a fatura fique no nome dele, é possível?

No supermercado nunca levantam essa questão, mas  já ma colocaram numa livraria (comprar coleção para uma filha) e não me fizeram a venda nessa condição, tinha de ser ela a ir lá ou usava o meu NIF.

Alguém me sabe informar o que é o correto?

É simples, não voltes a essa livraria. Claro que podes pedir no contribuinte de outra pessoa, ainda para mais sendo filha. Gostava que me dessem essa resposta se fosse comprar algo para o meu filho, levavam logo uma rebocada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 5 years later...