Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Go Parity

Luis Henriques

Recommended Posts

há 11 horas, Visitante Ricardo Madeira disse:

Boa noite, é possível fazer carregamentos esporádicos ou tem que ser obrigatoriamente carregamentos mensais? Só encontrei informação sobre os débitos directos mensais 🤔

Boas Ricardo

Eu pessoalmente só faço o carregamento qd tenciono investir em algum projecto. Não havendo nenhuma periodicidade associada.

Mais informação sobre o processo de carregamento aqui: 

GoParity - Como carregar a carteira

Editado por joao267
    Fix link
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Ricardo Madeira
    há 1 hora, joao267 disse:

Boas Ricardo

Eu pessoalmente só faço o carregamento qd tenciono investir em algum projecto. Não havendo nenhuma periodicidade associada.

Mais informação sobre o processo de carregamento aqui: 

GoParity - Como carregar a carteira

Boa tarde, essa faq passou-me despercebida 😅 Muito obrigado!! 👍

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A GoParity está a fazer um giveaway fácil de participar no Instagram deles de €10. Basta seguir a página e identificar 3 pessoas.

Deixo o meu código aqui CHICO11813. Se o usarem recebem €5 ao inscreverem, com o giveaway são €15 free

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    • 4 weeks later...

Eu estou a dar os primeiros passos em literacia financeira. Sempre fui "orientada" para ter o dinheiro das poupanças no banco (quando se consegue poupar porque o custo de vida em Portugal está inflacionado!)

E "tropecei" na GoParity. Para além de me identificar pessoalmente com a esmagadora maioria dos projectos apresentados, confesso que não me sinto confiante em dar outro tipo de passos mais arriscados (enquanto não ter mais conhecimentos nesta área).

Os juros não são os mais "apelativos" mas toda a informação disponibilizada sobre um investimento (incluindo informação sobre os activo e passivo da empresa que está por detrás de cada Projecto a investir), para mim tem muito peso no sentido de transparência  operacional da Plataforma. Além disso opera em Portugal e temos que incentivar a nossa economia.

Quem quiser experimentar e também me ajudar nestes meus primeiros passinhos de bebé como investidora use o código

https://app.goparity.com/pt-pt/signup/referral/PESSO12898

Confesso que nesta fase, tenho ideia aversa ao investimento em imobiliário. Dada a crise na construção que ocorreu no passado recente, a pandemia, as moratórias, a taxa Euribor negativa, podemos ter oportunidades de aquisições a preços baixos mas sabe-se lá quando é que começa a compensar!

Quem tiver mais experiência e outra visão, gostaria de perceber a perspectiva!

Grata e desde já desejo bons investimentos a todos

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Olá,

Sou investidor desde 2019, até agora investi em 6 projetos, todos de energia fotovoltaica, até agora são os unicos que considerei serem de risco baixo.

Os restantes não acho que o juro compense o risco. Só coloco dinheiro na carteira quando invisto (usando cartão de crédito com cashback), todos os meses retiro os montantes que são pagos, para minimizar qualquer risco com a plataforma.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Apenas dar conta de que neste momento o montante mínimo de empréstimo está nos 5€ e quem se registar por convite recebe 5€ grátis para juntar ao seu primeiro investimento. Ou seja ao investirem 5€ investem, na prática, 10€ no empréstimo.

Relativamente ao mercado secundário (que permite vender o empréstimo caso não se pretenda seguir com ele até ao fim) parece-me que tem boa liquidez.

Até agora não tenho nada a apontar à plataforma estou até a passar todo o investimento que tenho na raize para esta plataforma.

Segue o meu link de convite para que no registo recebam os tais 5€ grátis no primeiro investimento (min. 5€):

https://app.goparity.com/pt-pt/signup/referral/SRJOE6483

Editado por srjoel
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Tenho um investimento na GoParity que passou de um tempo de maturidade de 2 anos para 7. Esteve cerca de um ano sem pagar juros e depois de ser reestruturado em Janeiro de 2021 voltou a pagar, mas agora durante mais 5 anos. Não gostei (principalmente pelas justificações do promotor para não conseguir pagar), mas não acho muito grave porque a GoParity tem mercado secundário. Mais ou menos.

Tentei colocar o empréstimo à venda em Março e foi-me impossivel. Depois de comunicar com o suporte foi-me indicado que projectos em falta de pagamento ou reestruturados apenas podem ser colocados no mercado secundário 6 meses depois, e que isto está nas perguntas frequentes:

Citação

“Deve ter em atenção que empréstimos em incumprimento ou reestruturados ficam automaticamente impossibilitados de entrar no Marketplace durante um período de 6 meses após a regularização do mesmo e/ou da implementação da reestruturação.” Esta informação poderá encontrar no espaço dedicado a perguntas frequentes no nosso website e responde à sua questão.

OK, é justo, não tinha visto isso.

Estamos agora em Setembro e o projecto já foi reestruturado faz 7/8 meses e não falhou nenhum pagamento, no entanto continuo sem conseguir colocar a minha parte à venda. Contacto o suporte e recebo esta resposta:

Citação

Aguardamos informação complementar do promotor para confirmar que os projetos podem passar para o Marketplace.

O recebimento de informações deverá ocorrer nas próximas semanas.

Então mas afinal o que está nas perguntas frequentes já não é válido? Então porque me referenciaram para lá da última vez que perguntei como se fosse um mau aluno que não estudou bem a lição? Esta liberdade com as regras num meio que envolve investimentos é muito má para a construção de confiança de uma empresa destas com os seus investidores.

O que mais me chateia nisto tudo é que o conceito é do meu agrado, investimentos com pendor ambiental e ainda por cima a empresas portuguesas (na sua grande maioria), mas não se pode simplesmente viver do idealismo e têm de ser profissionais com o dinheiro dos outros.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 5 weeks later...

Olá a todos. 

Ao contrário de muitos users deste fórum, sou uma novata e vou aprendendo com as experiências e partilhas de todos. Agradeço a todos(as). 

Mas antes de descobrir as inúmeras P2P que existem e foram sugeridas/referidas neste fórum, a GoParity foi a minha estreia e até agora, não tenho nada a apontar relativamente ao funcionamento e esclarecimento da plataforma, quer do apoio por email/telefone. 

O meu portfólio é muito modesto, mas a minha ideia será ampliar, como podem ver no printscreen. 

Mas reitero o exposto no meu post anterior, e agora com experiência de ter dinheiro aplicado noutras plataformas P2P e ler o "overdue" dos mesmos... 

https://app.goparity.com/pt-pt/signup/referral/PESSO12898

Grata também a quem escolheu o meu convite para investir nesta plataforma. Desejo os mesmos votos de sucesso que desejo para mim 😉

Screenshot_2021-10-09-17-21-58-895~2.jpeg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    patacascarvalho

Apesar de ter também investido considero que a recompensa não é assim tão boa quanto seria de esperar para o potencial de risco de alguns projectos.

Penso que há mais pessoas, como eu, que encaram este tipo de investimento, mais como uma participação social que um investimento propriamente dito.

Aproveito para partilhar os projectos em que entrei (pode ser que desperte curiosidade a alguém):

- Medir a Sustentabilidade II - 5% TANB,  1 ano

- Oceano Fresco Inovação - 5% TANB, 1 ano

- Oceano Fresco IV - 5,5% TANB, 4 anos

- Escolha ética - 5,85% TANB, 5 anos

- Solar Comuniti.pt - 6% TANB, 6 anos (liquidado antecipadamente)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

De que forma tens a certeza que investiste no projeto errado? Simples. Dois dias depois de permitirem a cedencia do projeto no mercado secundário este é o cenário:

image.thumb.png.44e7c10eac0bd8dda79f38b6971f601d.png

E não cabia tudo na página.

A minha sorte é que os outros utilizadores tinham bolos muito maiores então o meu foi vendido. Isto mostra também que o mercado secundário é uma porcaria. Não se pode vender apenas uma fração daquilo que se detem, tem de ser a totalidade e não permite a venda com desconto, por isso toda a gente está a competir com o mesmo desconto que é 0%. Acaba por tornar o tamanho do investimento no fator diferenciador aquando da cedência do SM. Para terem noção, o meu investimento era de 200 euros e vemos por ali investimentos de vários milhares de euros.

Editado por jon.piu
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já investi em vários projetos, mas todos são de produção de energia fotovovoltaica. São investimento com baixo risco, não dependem de um plano de negócio, apenas do sol (claro que dependem da solvabilidade da instituição, mas por aí penso que não haverá muito risco).

Os restantes projeto já acho que o juro é baixo para o risco.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...

Comecei a investir nesta plataforma há cerca de 1 ano e tenho investido principalmente valores pequenos em muitos projectos.
    Neste momento também acho que a taxa não compensa de todo o risco, portanto a investir, que seja por outros motivos.
    Neste momento tenho 2 empréstimos em atraso:

-> Adega Vinhos Damasceno - desde 15 Jan
    -> Canal Cultura - desde 11 Fev

Até ao momento não existe qualquer justificação por parte dos promotores.

O mercado secundário tem uma taxa de 1,23% (1% + IVA).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    20 hours ago, Guest Nups said:

Comecei a investir nesta plataforma há cerca de 1 ano e tenho investido principalmente valores pequenos em muitos projectos.
    Neste momento também acho que a taxa não compensa de todo o risco, portanto a investir, que seja por outros motivos.
    Neste momento tenho 2 empréstimos em atraso:

-> Adega Vinhos Damasceno - desde 15 Jan
    -> Canal Cultura - desde 11 Fev

Até ao momento não existe qualquer justificação por parte dos promotores.

O mercado secundário tem uma taxa de 1,23% (1% + IVA).

A Adega Vinhos Damasceno regularizou hoje.
    Agora, e tal como o Canal Cultura, atrasaram-se logo no 3º ou 4º mês do empréstimo, de 4 anos e meio na Adega e 2anos no Canal... se não nos disserem alguma coisa, o que é que vamos ficar a pensar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 6 months later...
    • 1 year later...
    A 23/06/2021 às 11:49, Paulo Braga disse:

Coloquei a mesma questão na outra plataforma portuguesa e agora faço o mesmo aqui.

A GoParity é hipótese de investimento em 2021? Como andam os pagamentos nesta plataforma?

Tenho um incomprimento logo no 2 pagamento que é o cantinho das aromáticas é mais que o que recebi de juros nos outros investimos até agora e quero transferir o dinheiro dos juros e dos outros empréstimos e não consigo, no site diz que tenho que fazer um investimento pelo telefone não atendem os telefones só atende a gravação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    A 10/09/2021 às 13:51, jon.piu disse:

Tenho um investimento na GoParity que passou de um tempo de maturidade de 2 anos para 7. Esteve cerca de um ano sem pagar juros e depois de ser reestruturado em Janeiro de 2021 voltou a pagar, mas agora durante mais 5 anos. Não gostei (principalmente pelas justificações do promotor para não conseguir pagar), mas não acho muito grave porque a GoParity tem mercado secundário. Mais ou menos.

Tentei colocar o empréstimo à venda em Março e foi-me impossivel. Depois de comunicar com o suporte foi-me indicado que projectos em falta de pagamento ou reestruturados apenas podem ser colocados no mercado secundário 6 meses depois, e que isto está nas perguntas frequentes:

OK, é justo, não tinha visto isso.

Estamos agora em Setembro e o projecto já foi reestruturado faz 7/8 meses e não falhou nenhum pagamento, no entanto continuo sem conseguir colocar a minha parte à venda. Contacto o suporte e recebo esta resposta:

Então mas afinal o que está nas perguntas frequentes já não é válido? Então porque me referenciaram para lá da última vez que perguntei como se fosse um mau aluno que não estudou bem a lição? Esta liberdade com as regras num meio que envolve investimentos é muito má para a construção de confiança de uma empresa destas com os seus investidores.

O que mais me chateia nisto tudo é que o conceito é do meu agrado, investimentos com pendor ambiental e ainda por cima a empresas portuguesas (na sua grande maioria), mas não se pode simplesmente viver do idealismo e têm de ser profissionais com o dinheiro dos outros.

Plenamente de acorda, são um bando de incompetentes e pouco ou nada do que está publicado é cumprido, principalmente quanto a prazos. Não sei como ainda têm licença para continuar a atividade. Todos os utilizadores lesados deveriam fazer queixa na entidade reguladora da plataforma, a CMVM.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 08/02/2024 às 18:42, Visitante Alex disse:

Tenho um incomprimento logo no 2 pagamento que é o cantinho das aromáticas é mais que o que recebi de juros nos outros investimos até agora e quero transferir o dinheiro dos juros e dos outros empréstimos e não consigo, no site diz que tenho que fazer um investimento pelo telefone não atendem os telefones só atende a gravação.

Vou dar a minha opinião de forma clara, TAXA DE INCUMPRIMENTO 11%/ taxa de remuneração 5,5%.

Calculem o vosso lucro.

Se são mecenas e querem investir em projetos verdes a fundo perdido, vão em frente. Se o objetivo é ganhar dinheiro não é na goparity.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites