Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Marlisa

Estágio profissional, problemas e duvidas... Ajuda

Recommended Posts

Marlisa

Ola, sou nova aqui no forum mas já andei a ver e parece que não sou a única com duvidas num estagio.

Eu estou com um problema grave, tenho uma licenciatura em marketing e comecei a estagiar num jornal no inicio deste mês. A minha tarefa seria angariar publicidade para publicar no jornal. Ate aqui tudo bem, o problema é que agora, e já depois dos documentos todos tratados e assinados do centro de emprego, não me querem pagar a parte que corresponde a empresa. Querem apenas dar-me 25% da publicidade que eu arranjar e não um ordenado mínimo como foi estipulado, e nem subsidio de alimentação me dão.

Eu não sei o que fazer, estou a pensar em ir fazer queixa da empresa ao centro de emprego mas depois também fico sem emprego novamente....

Preciso de uma opinião e alguma orientação....

martinho

Queixa, o contrato assinado estipula que a empresa pague uma determinada verba.

Marlisa

Pois mas ao fazer queixa é meio caminho andado para ficar sem trabalho, fica logo um mau ambiente, porque de certeza que ao fazer queixa no centro de emprego vou arranjar problemas graves a empresa.

pauloaguia

Também não é nada bom para a empresa que os seus funcionários achem que estão a ser enganados por ela...

O "mau ambiente" só depende da forma como conduzires o processo. Aparecer uma queixa, caída sem aviso prévio, realmente pode contribuir para isso. Agora, se te começares por te informar no centro de emprego até que ponto a atitude da empresa é ou não legítima, quais as bases para justificar uma eventual legalidade e apresentares esses argumentos perante a empresa e lhes deres uma oportunidade para se justificar ou corrigir a mão, parece-me perfeitamente legítimo. Se eles persistirem em alguma situação menos lícita então avança para a queixa...

Depende sobretudo de ti conduzir o processo sem dar origem a mal entendidos e a confusões. Mas isso não quer dizer que para as evitar devas ficar a um canto sem fazer nada para garantir os teus direitos.

Marlisa

Eu já falei com o responsável da empresa e a realidade é que até já tinha uma espécie de acordo para eu assinar em como me comprometia em receber da parte dele apenas 25% das comissões e em não receber subsidio de alimentação. Eu não assinei nada porque fiquei em pensar.

Eu estou aqui há apenas um mês e já vi que as coisas não funcionam muito bem, dividas aos bancos, salários em atraso, etc... Só não entendo é como o centro de emprego decide que isto é uma boa empresa para se fazer um estagio... Eles não deviam ver estas coisas? 

pauloaguia

Não compete ao centro de emprego fiscalizar as empresas. E nem sequer têm acesso a alguma da informação que mencionas. Eventualmente até poderiam saber dos salários em atraso pela Segurança Social (não sei se esse cruzamento de informações em particular é permitido) mas as dívidas aos bancos garantidamente não têm como saber... além de que, só por si, não querem necessariamente dizer que a empresa não seja um bom sítio para um estágio...

Se tens dúvidas, expõem a situação no centro de emprego e pede o seu conselho (isso sim, a prestação de informação já faz parte das competências deles).

martinho

Do que sei dos centros de emprego, eles servem para empregar os que lá estão e pouco mais...

São de uma ineficiência macabra, mandam pessoas para entrevistas sem sequer verificarem se as habilitações das pessoas coincidem minimamente com os requisitos e isto é só a pontinha do iceberg.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa