Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• bond ou alves ribeiro

Visitante gbmcarvalho

Recommended Posts

Visitante gbmcarvalho

Boa noite,

sou novo no fórum, tenho lido tudo o que aqui escreveram e por isso obrigado.

Estou a iniciar o meu portefólio de etf e gostaria só de vos questionar sobre esta questão:

1) tendo escolhido, 15% para o IE00BKM4GZ66 - iSHARES EM Markets ; 65 % para o ISHARES MSCI WORLD (acc) IE00B4L5Y983 SWDA, fiquei com a seguinte dúvida quanto a este último. Do que li, todos os elementos do fórum que optaram para este EFT, se inclinaram para o world IDWA. Qual a diferença deste para o SWDA ? há vantagens e desvantagens em escolher um ou outro em Portugal?

2) Relativamente às bonds, tal como a generalidade do fórum - do que li - pareço ter dificuldades na escolha de um tracker de Bonds ideal , pela falta de opções mundiais com hedge cambial. Relativamente às obrigações europeias não parece haver um consenso no que será ideal investir, para equilibrar o portefólio. Daí a minha questão ser - não valeria a pena apostar num fundo de obrigações da Alves Ribeiro ? Para além da demonstração de que é bem gerido, têm fundos só de obrigações a nível mundial. Sei bem que se paga a comissão de gestão, mas o resgate, sendo equiparado a PPR, é de 8% ao contrario dos 28& de bonds pela DEGIRO, o que equilibraria, ou até compensaria no final, tomar esta opção. Que acham?

3) Se não tomar a opção das bonds, penso que irei amortizar o meu crédito bancário - o meu spread é baixo - mas sempre baixaria a prestação mensal a um nivel que as bonds não me poderiam dar nesta altura e reduzia o meu risco pessoal.

4) também quero estar sentado em dinheiro para o bearmarket que me parece estar à esquina para reforçar forte a carteira dos etf a preços baixos e em queda.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 2 horas, Visitante gbmcarvalho disse:

Boa noite,

sou novo no fórum, tenho lido tudo o que aqui escreveram e por isso obrigado.

Estou a iniciar o meu portefólio de etf e gostaria só de vos questionar sobre esta questão:

1) tendo escolhido, 15% para o IE00BKM4GZ66 - iSHARES EM Markets ; 65 % para o ISHARES MSCI WORLD (acc) IE00B4L5Y983 SWDA, fiquei com a seguinte dúvida quanto a este último. Do que li, todos os elementos do fórum que optaram para este EFT, se inclinaram para o world IDWA. Qual a diferença deste para o SWDA ? há vantagens e desvantagens em escolher um ou outro em Portugal?

O IDWA e o SWDA são o mesmo ETF, mas transaccionados em bolsas diferentes.

O IDWA está cotado em Amesterdão e o SWDA em Milão.

Bem, poder ver onde é transaccionado esse ETF aqui: https://www.justetf.com/de-en/etf-profile.html?groupField=index&from=search&isin=IE00B4L5Y983&query=IE00B4L5Y983&tab=listing

2) Relativamente às bonds, tal como a generalidade do fórum - do que li - pareço ter dificuldades na escolha de um tracker de Bonds ideal , pela falta de opções mundiais com hedge cambial. Relativamente às obrigações europeias não parece haver um consenso no que será ideal investir, para equilibrar o portefólio. Daí a minha questão ser - não valeria a pena apostar num fundo de obrigações da Alves Ribeiro ? Para além da demonstração de que é bem gerido, têm fundos só de obrigações a nível mundial. Sei bem que se paga a comissão de gestão, mas o resgate, sendo equiparado a PPR, é de 8% ao contrario dos 28& de bonds pela DEGIRO, o que equilibraria, ou até compensaria no final, tomar esta opção. Que acham?

Pessoalmente, creio que são produtos bem diferentes. O track record nos últimos anos parece ser bom (excepto 2013!), mas importa mais o track record para o futuro, que ninguém consegue prever.

Fica a nota, que o Invest AR teve uma desvalorização de cerca de 25% no crash de 2007-2009. Como fundo de obrigações, é uma performance péssima.

Mas cada um deve assumir o risco que toma.

3) Se não tomar a opção das bonds, penso que irei amortizar o meu crédito bancário - o meu spread é baixo - mas sempre baixaria a prestação mensal a um nivel que as bonds não me poderiam dar nesta altura e reduzia o meu risco pessoal.

Uma carteira só com acções parece-me muito arriscado... 

4) também quero estar sentado em dinheiro para o bearmarket que me parece estar à esquina para reforçar forte a carteira dos etf a preços baixos e em queda.

Obrigado

Se calhar o próxima bear market está mesmo ao virar da esquina.

Tal como estava em 2014. (EUR 34.33)

E em 2015.  (EUR 37.98)

E em 2016.  (EUR 42.48)

E em 2017. (EUR 45.49)

...

(preços aproximados do iShares Core MSCI World no final de cada ano)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante gbmcarvalho

Obrigado pela resposta.

1) Pelo que percebi então estar no IDWA ou SWDA é exactamente o mesmo, não diferindo que um seja avaliado em USD.

2) Algumas obrigações de dívida soberanas que recomendes por forma a equilibrar o portefólio ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    A 30/10/2018 às 14:38, Visitante gbmcarvalho disse:

Obrigado pela resposta.

1) Pelo que percebi então estar no IDWA ou SWDA é exactamente o mesmo, não diferindo que um seja avaliado em USD.

Basicamente.

Procura o ETF que é negociado em EUR e prontos. Na Degiro, aliás, a versão negociada em Amesterdão não tem encargos de compra e venda.

Citação

2) Algumas obrigações de dívida soberanas que recomendes por forma a equilibrar o portefólio ?

Usa este site: https://www.justetf.com/de-en/find-etf.html

Tens por exemplo estes 2:

https://www.justetf.com/de-en/etf-profile.html?assetClass=class-bonds&groupField=index&region=Europe&bondType=Government&bm=5-7&bondRating=InvestmentGrade&distributionPolicy=distributionPolicy-accumulating&replicationType=replicationType-full&replicationType=replicationType-sampling&from=search&isin=LU1287023003

https://www.justetf.com/de-en/etf-profile.html?assetClass=class-bonds&groupField=index&region=Europe&bondType=Government&bm=5-7&bondRating=InvestmentGrade&distributionPolicy=distributionPolicy-accumulating&replicationType=replicationType-full&replicationType=replicationType-sampling&from=search&isin=LU0290357176

Ou então, se tiveres pouco capital para investir, começa primeiro com um fundo de investimento misto (acções/obrigações). O BEST tem umas coisas engraçadas com uns fundos da Blackrock (o user VirtuaGod já falou em maior pormenor sobre ambos).

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites