Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Sign in to follow this  
    Guest Ana

    Adicional ao IMI

    Recommended Posts

    Guest Ana

     

    Boa tarde,

    Alguém tem conhecimento do que se passa com o adicional ao IMI (AIMI) em situações em que existem vários herdeiros?

    Não me foi possível entregar confirmação pelo portal das finanças e de acordo com a "Nota a comunicação social - Simplificação das regras do AIMI em 2018", ponto2.2 "Prazo para alteração de opção alargado"- Os contribuintes podem agora manifestar ou alterar aquelas opções mesmo depois de receberem a liquidação do imposto, no prazo de 120 dias contados a partir do termo do prazo prazo para pagamento voluntário do imposto. O prazo para pagamento é fim de Setembro e fiz reclamação em Agosto e Setembro, e em Outubro. Dizem que a liquidação é legal. Estão a ignorar a realidade que é o montante de cada herdeiro que nunca poderia chegar aos montantes elevadissimos para pagar AIMI. Depois de telefonar descobri que assistente das finanças me da informações diferentes. Quando comuniquei com eles por e-mail, dizem para fazer a comunicação de herdeiros outra vez mesmo que já se tenha feito no ano passado. Procurei seguir a comunicação que está na lei e dentro do prazo mas o sistema do portal das finanças continua a não permitir que se faça a declaração e confirmação de herdeiros. Dizem também que tudo se faz pelo portal das finanças apenas mas nem sempre tenho acesso a internet. É uma limitação muito grande se todas as pessoas que não têm acesso à internet falham na comunicação de herdeiros e automaticamente têm que pagar AIMI sem poderem fazer mais nada. E ainda quando as finanças têm toda a informação de óbidos e herdeiros.

    As reclamações feitas até agora não têm produzido qualquer efeito, e até disseram que não têm fundamento legal. A realidade parece não interessar. O que mais devo tentar?

     

    Ana

     

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Your content will need to be approved by a moderator

    Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    Sign in to follow this  

    ×
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa