Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    schenu

Partilha notarial de herança imobiliária entre dois ricos e um pobre

Recommended Posts

schenu

Bom dia, após muito ler sobre partilhas de herança, nomeadamente uma moradia e um terreno, se vai haver licitação em notário, como poderei eu que não tenho dinheiro, ficar com um dos imóveis por um preço justo, ou com a minha justa parte do dinheiro, se as propriedades vão a leilão?

A minha questão é, o valor base do leilão é baseado nos valores de mercado dos imóveis?
    Pois os outros herdeiros recusaram-se colocar os imóveis à venda para que justamente pudessemos dividir o valor deles.
    Eu não tenho casa própria onde morar e estou desempregada sem subsidios nenhuns, sendo que 1/3 indiviso destas propriedades também são minhas, eu não poderia colocar algum tipo de acção para que tivesse direito a habitar numa destas casas, ainda que pagando renda (por exemplo)?

agradeço.

Guest PJA

Nunca estive presente num desses leilões mas, pelo que me descrevem, não se trata de ser rico ou pobre - basicamente cada um diz aquilo que cada bem da herança vale para si. E "joga-se" com isso.

Além disso, continua-se a ter direito ao seu quinhão hereditário. Por exemplo, se se chegar ao valor de 10.000€ para o terreno e 290.000€ para a moradia, continua a ser verdade que cada um dos 3 herdeiros terá direito a 100.000€ da herança (admitindo que os 3 quinhões são iguais entre si). Se um dos "ricos" ficar com a moradia e o outro com o terreno, continua a ter de dar tornas de 100.000€ ao "pobre" e de 90.000€ ao outro "rico" para compensar.

há 4 horas, schenu disse:

eu não poderia colocar algum tipo de acção para que tivesse direito a habitar numa destas casas, ainda que pagando renda (por exemplo)?

Não precisa de uma ação para isso - já lhes fez essa proposta? Se todos estiverem de acordo, estas questões normalmente resolvem-se a bem...

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa