Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Partilha notarial de herança imobiliária entre dois ricos e um pobre

schenu

Recommended Posts

Bom dia, após muito ler sobre partilhas de herança, nomeadamente uma moradia e um terreno, se vai haver licitação em notário, como poderei eu que não tenho dinheiro, ficar com um dos imóveis por um preço justo, ou com a minha justa parte do dinheiro, se as propriedades vão a leilão?

A minha questão é, o valor base do leilão é baseado nos valores de mercado dos imóveis?
    Pois os outros herdeiros recusaram-se colocar os imóveis à venda para que justamente pudessemos dividir o valor deles.
    Eu não tenho casa própria onde morar e estou desempregada sem subsidios nenhuns, sendo que 1/3 indiviso destas propriedades também são minhas, eu não poderia colocar algum tipo de acção para que tivesse direito a habitar numa destas casas, ainda que pagando renda (por exemplo)?

agradeço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nunca estive presente num desses leilões mas, pelo que me descrevem, não se trata de ser rico ou pobre - basicamente cada um diz aquilo que cada bem da herança vale para si. E "joga-se" com isso.

Além disso, continua-se a ter direito ao seu quinhão hereditário. Por exemplo, se se chegar ao valor de 10.000€ para o terreno e 290.000€ para a moradia, continua a ser verdade que cada um dos 3 herdeiros terá direito a 100.000€ da herança (admitindo que os 3 quinhões são iguais entre si). Se um dos "ricos" ficar com a moradia e o outro com o terreno, continua a ter de dar tornas de 100.000€ ao "pobre" e de 90.000€ ao outro "rico" para compensar.

há 4 horas, schenu disse:

eu não poderia colocar algum tipo de acção para que tivesse direito a habitar numa destas casas, ainda que pagando renda (por exemplo)?

Não precisa de uma ação para isso - já lhes fez essa proposta? Se todos estiverem de acordo, estas questões normalmente resolvem-se a bem...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites