Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Problema no investimento passivo ?

Recommended Posts

Bom Dia 

E com alguma preocupacao que venho tentar discutir com voces o problema do investimento passivo e do sistema financeiro em si.

Tenho lido desde a alguns anos sobre Politica Monetaria e Historia Economica e é com alguma preocupacao que estou aqui a tentar ajudar e aprender com todos aqui neste fórum.

Acredito que muitos dos que aqui estao, tem capital investido em Accoes, Obrigacoes, Imobiliario, comodities numa estrategia de buy&hold como e perfeitamente normal num cenario economico natural, mas vivemos numa altura em que o sistema financeiro esta bastante anormal, ao qual tentarei elucidar (segundo aquilo que sei) em curtos pontos.

1. Os Bancos centrais do mundo manipulam titulos de divida(Quantitative Easing), tornando as taxas de juros da divida soberana baixissimas em todo o Mundo nunca antes visto na Historia deste Planeta, tornando taxas de divida soberana como as do estado Portugues (10 anos) a volta dos 1.8%, isto num pais em que a divida publica em relacao ao PIB esta em 125% e a divida privada esta em 257% do PIB. ( de 2011 a 2018 a divida subiu 75 mil milhoes)

2.Taxas de juro dos Bancos Centrais a 0% na Europa e Negativos na Suica e Japao, algo que nao e normal, mascarando totalmente as leis naturais da Economia, Imaginem terem que pagar para depositar dinheiro.

3. Mercado de accoes(USA) em altas historicas o DOW a bater 26400 pontos , criando uma euforia no mercado de accoes.

4. Risco Geopolitico, medio oriente instavel, Regresso da Guerra Fria, sancoes economicas, Tarifas, grande aumento dos gastos militares nos paises mais potentes, Populismo.

A proxima recessao, que vira em pouco tempo, sera a maior queda que alguem ja alguma vez vai viver, possivelmente na historia humana, estamos a chegar a meta final do ciclo longo de divda, os bancos centrais baixaram os juros a 0% e "bombearam" dinheiro para o sistema, gastando todas as municoes possiveis, possivelmente usarao como ultimo recurso na proxima queda o "Helicopter Money" dando dinheiro a todas as pessoas atraves do rendimento basico incondicional, mas nunca funcionara porque criara uma inflacao brutal, e a confianca da moeda ficara em causa.

Quero com isto dizer que investidores que tenham dinheiro em investimento passivo tomem atencao que recentemente é a moda, segundo um estudo o investimento passivo ultrapassara o investimento ativo em 2024, e segundo a historia e a psique humana, quando houver um panico geralmente as pessoas vendem" tudo", o que causara percas grandes em quem tem accoes, origacoes, Imobiliario, commodities, etc.

Eu proprio tenho tambem uma carteira diversificada em ETFs, mas de momento estou proteger o capital metendo cerca de 40% em Cash e a espera de investir em Ouro(nao ETFs, o mercado esta manipulado, mas sim ouro fisico), e recomendo a que comprem Ouro ou Prata fisica, pelo menos 10% como garantia, porque a proxima crise sera uma crise de confianca, e nessas crises ha muita dor e sofrimento, mas tambem grandes oportunidades e grandes transferencias de riqueza.

Espero ter ajudado e por favor mantenham esta discussao viva porque e muito relevante para que todos possamos ter um conhecimento melhor e possamos aprender.

P.S- Peco desculpa pela falta de acentos o meu teclado esta em Alemao.

Editado por DanielSPQR
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 29/09/2018 às 08:00, DanielSPQR disse:

Bom Dia 

E com alguma preocupacao que venho tentar discutir com voces o problema do investimento passivo e do sistema financeiro em si.

Tenho lido desde a alguns anos sobre Politica Monetaria e Historia Economica e é com alguma preocupacao que estou aqui a tentar ajudar e aprender com todos aqui neste fórum.

Acredito que muitos dos que aqui estao, tem capital investido em ETFs, Accoes, Fundos, Obrigacoes, etc, como e perfeitamente normal num cenario economico natural, mas vivemos numa altura em que o sistema financeiro esta bastante anormal, ao qual tentarei elucidar (segundo aquilo que sei) em curtos pontos.

1. Os Bancos centrais do mundo manipulam titulos de divida(Quantitative Easing), tornando as taxas de juros da divida soberana baixissimas em todo o Mundo nunca antes visto na Historia deste Planeta, tornando taxas de divida soberana como as do estado Portugues (10 anos) a volta dos 1.8%, isto num pais em que a divida publica em relacao ao PIB esta em 125% e a divida privada esta em 257% do PIB. ( de 2011 a 2018 a divida subiu 75 mil milhoes)

2.Taxas de juro dos Bancos Centrais a 0% na Europa e Negativos na Suica e Japao, algo que nao e normal, mascarando totalmente as leis naturais da Economia, Imaginem terem que pagar para depositar dinheiro.

3. Mercado de accoes(USA) em altas historicas o DOW a bater 26400 pontos , criando uma euforia no mercado de accoes.

4. Risco Geopolitico, medio oriente instavel, Regresso da Guerra Fria, sancoes economicas, Tarifas, grande aumento dos gastos militares nos paises mais potentes.

A proxima recessao, que vira em pouco tempo, sera a maior queda que alguem ja alguma vez vai viver, possivelmente na historia humana, estamos a chegar a meta final do ciclo longo de divda, os bancos centrais baixaram os juros a 0% e "bombearam" dinheiro para o sistema, gastando todas as municoes possiveis, possivelmente usarao como ultimo recurso na proxima queda o "Helicopter Money" possivelmente dando dinheiro a todas as pessoas atraves do rendimento basico incondicional, mas nunca funcionara porque criara uma inflacao brutal, e a confianca da moeda ficara em causa.

Quero com isto dizer que investidores que tenham dinheiro em investimento passivo tomem atencao que recentemente é a moda, segundo um estudo o investimento passivo ultrapassara o investimento ativo em 2024, e segundo a historia e a psique humana, quando houver um panico geralmente as pessoas vendem" tudo", o que causara percas grandes em quem tem accoes, origacoes, Imobiliario, commodities, etc.

Eu proprio tenho tambem uma carteira diversificada em ETFs, mas de momento estou proteger o capital metendo cerca de 40% em Cash e investindo em Ouro(nao ETFs, o mercado esta manipulado, mas sim ouro fisico), e recomendo a que comprem Ouro ou Prata fisica, pelo menos 10% como garantia, porque a proxima crise esta-se a espera que o FED salve os investidores, mas a proxima crise sera uma crise de confianca, e nessas crises ha muita dor e sofrimento, mas tambem grandes oportunidades e grandes transferencias de riqueza.

Espero ter ajudado e por favor mantenham esta discussao viva porque e muito relevante para que todos possamos ter um conhecimento melhor e possamos aprender.

P.S- Peco desculpa pela falta de acentos o meu teclado esta em Alemao.

Quanto tempo é que vai esperar com o cash não investido? Vai voltar a entrar quando os mercados tiverem caído quanto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 01/10/2018 às 18:22, DanielSPQR disse:

Cash tambem e um investimento, tenho neste momento em CHF e USD, a medida que a turbulencia nas dividas soberanas e nos mercados vao chegando as moedas de refugio tendem a valorizar, historicamente sempre foi assim.

Sim, mas gostaria de saber qual é o plano de reentrada nos mercados que você vai por em prática.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, 5coroas disse:

Sim, mas gostaria de saber qual é o plano de reentrada nos mercados que você vai por em prática.

Quando estiver em saldos aumento a exposição 

Editado por DanielSPQR
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, DanielSPQR disse:

Isso ninguém sabe depois vê se a conjuntura

Não gosto do seu plano "depois logo se vê", pois ficará muito à mercê de impulsos irracionais tendentes a reagir à conjuntura ou à suposta conjuntura. Durante os crashs fazem-se muitas asneiras precisamente porque não se tem um plano estabelecido previamente e nos deixamos guiar quer pelo medo quer pela ganância como umas baratas tontas. Todavia, boa sorte.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, 5coroas disse:

Não gosto do seu plano "depois logo se vê", pois ficará muito à mercê de impulsos irracionais tendentes a reagir à conjuntura ou à suposta conjuntura. Durante os crashs fazem-se muitas asneiras precisamente porque não se tem um plano estabelecido previamente e nos deixamos guiar quer pelo medo quer pela ganância como umas baratas tontas. Todavia, boa sorte.

Exatamente por isso é que reduzi a exposição e tenho cash

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, DanielSPQR disse:

Exatamente por isso é que reduzi a exposição e tenho cash

Sabe com certeza que muitos investidores que já reduziram a exposição e têm cash desde 2011, estão neste momento a "perder" vários anos de fabulosas rentabilidades continuando à espera do proximo crash, que tanto pode muito bem surgir este ano, como no próximo, como no seguinte...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, 5coroas disse:

Sabe com certeza que muitos investidores que já reduziram a exposição e têm cash desde 2011, estão neste momento a "perder" vários anos de fabulosas rentabilidades continuando à espera do proximo crash, que tanto pode muito bem surgir este ano, como no próximo, como no seguinte...

Também houve investidores expostos ao imobiliário em 2008 que estavam à espera de mais rentabilidade. Um investimento “seguro” 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, DanielSPQR disse:

Também houve investidores expostos ao imobiliário em 2008 que estavam à espera de mais rentabilidade. Um investimento “seguro” 

Imobiliário seguro? Nunca tal coisa me passaria pela cabeça.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, 5coroas disse:

Imobiliário seguro? Nunca tal coisa me passaria pela cabeça.

Atenção, não estou a dar conselho e a ensinar quem quer que seja, estou só a advertir e abrir uma discussão, cada um e responsável por si.

ha muitos etfs no mercado a darem short 3x ao sp500  long2x o tesouro americano,etc. Quando esses instrumentos começam a aparecer e sempre mau sinal, entre outros fatores.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, DanielSPQR disse:

ha muitos etfs no mercado a darem short 3x ao sp500  long2x o tesouro americano,etc. Quando esses instrumentos começam a aparecer e sempre mau sinal, entre outros fatores.

Porque é que não subscreve esses etfs? é que se eu estivesse assim tão convencido do iminente crash seria o que faria. Mas não está assim tão convencido a ponto de arriscar nesse sentido, pois não?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, 5coroas disse:

Porque é que não subscreve esses etfs? é que se eu estivesse assim tão convencido do iminente crash seria o que faria. Mas não está assim tão convencido a ponto de arriscar nesse sentido, pois não?

Você consegue me garantir a 100% se amanhã está vivo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, DanielSPQR disse:

Você consegue me garantir a 100% se amanhã está vivo?

Com certeza que não, mas face à leitura que você fez à atual conjuntura (inumeras luzinhas vermelhas a piscarem) seria de supor que tivesse maior confiança nas suas ilações à cerca do que estará para acontecer.

Não estou com isto a dizer que a sua estratégia é garantidamente errada, (eu próprio tenho algum cash desinvestido); contudo, na minha opinião, se o investimento é mesmo para LP e se o dinheiro investido não fizer para curto prazo assim tanta falta, o melhor será mantermos-nos dentro e continuar a meter sempre mais capital mesmo quando os crashes ou as correções surjam pela frente. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, 5coroas disse:

Com certeza que não, mas face à leitura que você fez à atual conjuntura (inumeras luzinhas vermelhas a piscarem) seria de supor que tivesse maior confiança nas suas ilações à cerca do que estará para acontecer.

Não estou com isto a dizer que a sua estratégia é garantidamente errada, (eu próprio tenho algum cash desinvestido); contudo, na minha opinião, se o investimento é mesmo para LP e se o dinheiro investido não fizer para curto prazo assim tanta falta, o melhor será mantermos-nos dentro e continuar a meter sempre mais capital mesmo quando os crashes ou as correções surjam pela frente. 

Entao continue com o capital investido e espere que os bancos centrais voltem a salvar a malta, a proxima crise sera crise de confianca.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Um aparte, só não percebi uma coisa. O que é que ETF's têm a ver com gestão passiva?

Se eu transaccionar ETF's todos os dias, tenho uma carteira passiva? E se eu fizer buy&hold com um FI, tenho uma carteira activa?

...

Para todos os efeitos, já existe uma carteira passiva (!) de investimento que prevê os vários estados da economia, é o permanent portfolio do Harry Browne (25% cash, 25% ouro, 25% acções, 25% obrigações soberanas de longo-prazo). Creio que o seu track record não é mau de todo, atendendo que a sua base já existe desde meados / fim dos anos 80.

Naturalmente, na vida só existe uma certeza.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, DanielSPQR disse:

Entao continue com o capital investido e espere que os bancos centrais voltem a salvar a malta, a proxima crise sera crise de confianca.

Então, se não voltam a salvar a malta, está a dizer que  não tem esperança de um dia os mercados recuperarem do próximo crash? Está-me a dizer que eu mantendo-me investido vou perder para sempre pois nunca mais voltaremos aos valores atuais?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, 5coroas disse:

Então, se não voltam a salvar a malta, está a dizer que  não tem esperança de um dia os mercados recuperarem do próximo crash? Está-me a dizer que eu mantendo-me investido vou perder para sempre pois nunca mais voltaremos aos valores atuais?

Estou a dizer que há um risco enorme de a moeda em que tem o seu portfólio investido perderá o seu valor, como por exemplo em Zimbábue ou na hiperinflação da república de Weimar, o mercado de valores subiu mas a sua moeda colapsou.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, DanielSPQR disse:

Estou a dizer que há um risco enorme de a moeda em que tem o seu portfólio investido perderá o seu valor, como por exemplo em Zimbábue ou na hiperinflação da república de Weimar, o mercado de valores subiu mas a sua moeda colapsou.

O que é que estes episódios (que fazem parte do modo de funcionamento dos mercados) têm de excepcional que possa trazer sérias preocupações para um investidor que pretende estar investido durante 20 ou 30 anos?

O mercado bolsista irá quase de certeza sofrer um crash em algum momento futuro, nós os investidores do LP sabemos e aceitamos isso (aliás para os que estão a começar, um crash nos próximos tempos seria uma oportunidade excelente), porque temos esperança (baseados nos dados históricos) que mais cedo ou mais tarde haja uma recuperação. Agora se me diz, com toda a certeza, que do próximo crash não vamos recuperar nem em 20 ou 30 anos, eu respondo-lhe que tenho mais "fé" na continuidade dos bons resultados obtidos no passado do que na sua opinião ou na de qualquer outro opinador-adivinhador.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, 5coroas disse:

O que é que estes episódios (que fazem parte do modo de funcionamento dos mercados) têm de excepcional que possa trazer sérias preocupações para um investidor que pretende estar investido durante 20 ou 30 anos?

O mercado bolsista irá quase de certeza sofrer um crash em algum momento futuro, nós os investidores do LP sabemos e aceitamos isso (aliás para os que estão a começar, um crash nos próximos tempos seria uma oportunidade excelente), porque temos esperança (baseados nos dados históricos) que mais cedo ou mais tarde haja uma recuperação. Agora se me diz, com toda a certeza, que do próximo crash não vamos recuperar nem em 20 ou 30 anos, eu respondo-lhe que tenho mais "fé" na continuidade dos bons resultados obtidos no passado do que na sua opinião ou na de qualquer outro opinador-adivinhador.

O mundo nao vai desaparecer com certeza, quem tiver ainda 30 anos para investir podera recuperar, como nao podera.

Esta a por palavras e a assumir coisas que nao estou a referir, o recente bull market tambem la estive dentro dele, eu simplesmente estou a ver fatores recentes bastante preocupantes ao qual me faz realocar o portfolio.

De momento estou Long Dolar e a espera que o Ouro caia mais, no momento em que o ouro estiver inferior a 1000 a onca vou carregar, caso nao esteja, espero por outras oportunidades, ate la estou em observacao e com o cash a espera de oportunidades.

So isso.

Editado por DanielSPQR
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, Mouro Emprestado disse:

Um aparte, só não percebi uma coisa. O que é que ETF's têm a ver com gestão passiva?

Se eu transaccionar ETF's todos os dias, tenho uma carteira passiva? E se eu fizer buy&hold com um FI, tenho uma carteira activa?

...

Para todos os efeitos, já existe uma carteira passiva (!) de investimento que prevê os vários estados da economia, é o permanent portfolio do Harry Browne (25% cash, 25% ouro, 25% acções, 25% obrigações soberanas de longo-prazo). Creio que o seu track record não é mau de todo, atendendo que a sua base já existe desde meados / fim dos anos 80.

Naturalmente, na vida só existe uma certeza.

Quis referir ao buy&hold strategy.?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eis um grafico que mostra claramente a situacao da Divida nos USA, algum dia isto tera que sera tudo desalanvacado, estamos perante os finais de um longo ciclo de divida.

WhatsApp Image 2018-10-07 at 08.55.40.jpeg

O balanco do FED, QE1, QE2, QE3, sera que vao conseguir reduzir  o balanco no final de um ciclo economico, sera que vai haver quem compre a divida com taxas de poupancas extremamente baixas?

united-states-central-bank-balance-sheet.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites