Ir para o conteúdo
Lsobral

Direito de superfície

Recommended Posts

Lsobral

Boa tarde.

Estou a comprar (espero!) uma casa vendida pela Imocaixa ("secção" da Caixa Geral de Depósitos que vende os imóveis de crédito mal-parado), que desde o início eu tinha conhecimento de que se tratava de um direito de superfície.

A Imocaixa sempre me disse que não havia qualquer problema, que há muitas casas vendidas com direito de superfície a cooperativas de habitação, camaras municipais, etc. Fiquei descansada e avancei com o negócio de compra de casa.

Neste momento já tenho o crédito aprovado e a escritura marcada para o fim deste mês, mas ontem a Imocaixa descobriu que o IRHU, detentor do direito de superfície, não quer passar uma declaração em que autoriza a hipoteca do imóvel. Sem esta declaração, a CGD não me pode fazer o crédito porque se trata de um crédito com hipoteca da casa como garantia. Tanto a CGD como a Imocaixa dizem que é a primeira vez que isto acontece, que nunca nenhuma instituição se tinha negado a passar a declaração para a hipoteca da casa.

Já estou a ficar "stressada" com esta treta, pois a Imocaixa tinha a casa à venda, fiz 500 mil questões sobre as condições do Direito de superfície e que não havia problema nenhum e que estavam fartinhos de vender casas assim... agora a situação encalhou num impasse de muito difícil resolução... ou o IRHU passa a declaração (e já disse que não passava), ou a Imocaixa compra o direito de superfície para serem eles o detentores desse direito e passarem-me a tal declaração. E entre meias-palavras já me disseram que a administração não está muito interessa em comprar esse dir. superfície. Sem falar na questão de tempo... estas coisas agora devem demorar tempo... e eu que pensava que ia ter a chave na mão no primeiro dia de Julho.

A única coisa a meu favor é que a Imocaixa demorou bastante tempo a preparar o contrato promessa compra e venda e eu ainda não paguei a entrada da casa e já acordámos que não vou pagar enquanto este impasse não estiver resolvido. Se por acaso não se concretizar o negócio, eles dizem que se anula o tal contrato e pronto (não há cláusulas de indemnização nem para o comprador nem para o vendendor --- mas devia haver!!!)

Alguém já se deparou com uma situação semelhante?

Alguém conhece alguma solução possível para esta situação?

Desde já obrigado pelas respostas.

Liliana Sobral

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
whitekikas

Sou (por pouco tempo) cliente da CGD também para comprar uma casa com direito de superfície...no inicio sempre tudo 5 estrelas...decorreram logo a seguir 4meses e 9dias úteis de problemas levantados pela CGD...finalmente marcámos escritura. Foi-nos dito segundos antes de executar a escritura que não podíamos fazer porque não havia garantias por causa da hipoteca já que era uma casa com direito de superfície e que para tudo se resolver também tinha de arranjar essa "dita declaração" em que entidade detentora do direito de superfície abdica-se do mesmo, para que a CGD (em caso de crédito mal parado) possa hipotecar casa (algo que não se vê só no dia da escritura...por isso é que paguei para o dossier de análise e restantes comissões e avaliações).

O que a CGD pede é algo impossível...a mim fizeram-me o mesmo para não assumirem as culpas e obrigarem-me a desistir da casa...disseram-me de imediato que me devolviam todo o dinheiro gasto no processo...se pensarmos, afinal de contas sempre se fez escrituras e empréstimos com direito de superfície...

O único problema que a CGD tem é, que nessas casas não é tão fácil e imediato de hipotecar a casa, caso você não a pague, a CGD terá de pedir novamente o direito de superfície em nome da entidade bancária para poder executar a hipoteca ( e isto leva muitos meses)...algo que eles não querem que aconteça...nenhuma entidade detentora de terrenos em que haja direito de superfície vai "abdicar", no seu caso, com o IRHU para que tal aconteça terá de entrar em acordo com o cliente e vender o terreno que faz parte da casa com direito de superfície...mas acredite já não vai comprar a casa pelo valor actual mas pelo dobro!

No meu caso tenho "sorte" porque a casa que pretendo comprar não pertence à Imocaixa mas a uma imobiliária...solução...mudei de banco e neste momento estou a resolver a situação sem percalços nenhuns...no seu caso aconselho-a a desistir e procurar outra casa...a CGD não vai voltar atrás...se realmente quer esse tipo de habitação procure uma imobiliária...exponha a situação e principalmente...MUDE DE BANCO! A CGD é um banco muito bom para a continuidade da vida e poupanças...mas para este meio é o pior...acredite que não vai conseguir atribuir culpas a eles...eles ainda irão dizer que você é a culpada...

Boa sorte Liliana...sei que é muito difícil, por isso deixo-lhe aqui o meu apoio e força

Cátia Pais

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa